18h18 - quinta, 31/05/2018

Exigente... e urgente!


Carlos Pinto
"O desafio de [hoje é] estabelecermos uma estratégia integrada de valorização do Interior, com medidas concretas e recursos efectivos. Sabemos que não será possível fazer em anos o que não foi feito em décadas. Precisamos de recuperar dos passivos acumulados por anos de indiferença. Precisamos de caminhar para, com firmeza, dar passos no caminho certo, sempre focados nas pessoas e no território".
Foi com estas palavras que o deputado do PS eleito por Beja se dirigiu aos presentes no último congresso socialista, falando, sobretudo, para o primeiro-ministro António Costa. O discurso de Pedro do Carmo foi assertivo, oportuno e tocou naquela que é, porventura, a maior "ferida" do Baixo Alentejo: a inexistência, anos a fio, de uma estratégia concreta e consolidada que visasse o desenvolvimento da região.
Ora não foi à custa dos actores locais que esta não se definiu e/ ou concretizou. Ao longo dos anos muitos foram os que deram voz aos anseios das populações, avaliando oportunidades e debilidades, medindo acções e consequências, e avançando com propostas. É certo que neste longo período muito se fez… Mas existe ainda muito por fazer, num caminho que se vislumbra tão exigente quanto urgente.
Este deve ser, portanto, o momento daquele "clique" tão necessário. O momento em que se definem prioridades e metas, ao mesmo tempo que se executam a medidas concretas tendo em vista a sua prossecução. O tempo não é de diagnósticos ou avaliações, mas sim de acção. O futuro não pode continuar a ser adiado. E o futuro do Baixo Alentejo tem tudo para ser risonho... mesmo que alguns assim não o queiram!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Obras "dentro de pouco tempo"
na estrada de Santa Bárbara
O presidente da Câmara de Castro Verde confia que as obras de requalificação da Estrada Municipal 508, entre Castro Verde e Santa Bárbara de padrões, e do Caminho Municipal 1139, de Santa Bárbara de padrões para a mina de Neves-Corvo, poderão avançar "dentro de pouco tempo".
07h00 - segunda, 20/05/2019
Mineiro Aljustrelense
recebeu faixas de campeão
e fez festa com goleada
Foi um domingo de festa em Aljustrel, com o Mineiro a receber as faixas e a taça de campeão distrital e a brindar o Piense com uma goleada à "moda antiga" na 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Descentralização de competências:
"Estamos a dar um passo enorme"
Em entrevista ao "CA" o secretário de Estado das Autarquias Locais avalia a forma como os municípios estão a responder ao processo de descentralização de competências do Estado nas câmaras municipais, juntas de freguesia e comunidades intermunicipais.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Fontes Bárbaras
tem nova adega
Mais espaço e maior capacidade para trabalhar na qualidade: são estas as principais mais-valias da nova adega da Herdade das Fontes Bárbaras, na freguesia de Entradas (Castro Verde).

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial