12h42 - quinta, 05/04/2018

Alentejano... e bastante bom!


Carlos Pinto
Duas padarias do distrito, uma de Castro Verde e outra de Mértola, acabam de receber a medalha de ouro no Concurso Nacional de Pão, Broas e Empadas na categoria de "Pão de Trigo Alentejano" [ver notícia na página 10]. Também recentemente os vinhos da Adega Cooperativa da Vidigueira foram premiados em diversas competições internacionais, à imagem do que tem sucedido com vários produtores de vinho da região. E outros tantos prémios (nacionais e internacionais) têm sido igualmente atribuídos a enchidos e presuntos, queijos, mel e a uma variedade imensa de produtos oriundos do Baixo Alentejo.
Tudo isto é ilustrativo da qualidade do que se faz e produz neste território. Uma qualidade que provêm de saberes simples e ancestrais, da genuinidade dos produtos e da capacidade empreendedora que muitos empresários têm tido, inovando sem corromper a tradição e sendo capazes de entrar em nichos de mercados bastante compensadores do ponto de vista financeiro. E assim se cria, em simultâneo, riqueza no Mundo Rural, pois muitos destes produtores asseguram postos de trabalho directos (e indirectos) em pequenas unidades industriais em aldeias e vilas onde o que mais falta são oportunidades de emprego.
Mas não se pense que tudo está feito. Há ainda um longo caminho a percorrer, no sentido de abrir novos horizontes aos negócios que já existem e criar condições para que mais entrem em funcionamento. É necessário, cada vez mais, apostar na certificação e na diversificação. E ser capaz de acompanhar as tendências do(s) mercado(s). O resto virá naturalmente. Porque todos sabem que o que é alentejano… é bom. Bastante bom!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Deputado do PS elogia medidas do OE 2019 para o interior
O deputado do PS eleito por Beja considera que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 "sinaliza a valorização do Interior" por parte do Governo, seja com benefícios para as empresas ou com o aumento das transferências para as câmaras municipais e juntas de freguesia.
07h00 - terça, 23/10/2018
Detidos em Ferreira
por furto de alumínio
A GNR de Ferreira do Alentejo devete no passado domingo, 21 de Outubro, dois homens, um de 33 anos e outro de 47, por suspeitas da prática do crime de furto de material em alumínio.
07h00 - terça, 23/10/2018
Atletas de Castro
vencem no jiujitsu
A Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde esteve em bom plano na edição de 2018 da Copa Buffalo, que decorreu no último domingo, 21 de Outubro, na cidade de Mafra.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR apreende material
contrafeito na Feira de Castro
A GNR de Almodôvar apreendeu no passado sábado, 20 de Outubro, um total de 794 artigos contrafeitos na Feira de Castro, tendo identificado cinco pessoas com idades entre os 23 e os 59 anos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial