12h51 - quinta, 22/03/2018

Novos desafios na agricultura


Carlos Pinto
Nesta edição do "CA" damos destaque ao trabalho inigualável e inestimável da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, em prol da lavoura e da pecuária da região, que beneficia centenas de produtores e empresários agrícolas. Um caminho iniciado há quase três décadas que tem sido decisivo para garantir a estabilidade da actividade agrícola numa zona de "terras delgadas" e onde o regadio não passa de uma miragem.
Ainda assim, a AACB nunca virou costas à luta e tem-se empenhado na dinamização do sector. Só com esta determinação foi possível criar o indispensável Plano Zonal. Uma ambição que a fez também melhorar a resposta ao efectivo pecuário, garantindo condições para o crescimento da actividade. E contribuir decisivamente para se alcançar a classificação de Reserva da Biosfera atribuída pela Unesco, um estatuto que poderá ser determinante para a salvaguarda da biodiversidade local... e para alavancar a economia da região em torno do turismo de natureza.
Ora tudo isto foi alcançado com o empenho e a abnegação dos agricultores e da Associação que tão bem os representa. Mas o tempo agora é de novos desafios. Ou melhor, de dar continuidade a todo o trabalho realizado. E perante esta difícil tarefa, esperamos todos que os problemas não surjam do lado de quem os pode (e deve) resolver: o Estado ou a União Europeia. É por isso que, perante a provável reforma da PAC, é fundamental que Portugal não abdique de questões como as medidas agro-ambientais. Só assim se defenderá o interior e valorizará o Mundo Rural que nele sobrevive e que, afinal de contas, é a sua maior riqueza.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Deputado do PS elogia medidas do OE 2019 para o interior
O deputado do PS eleito por Beja considera que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 "sinaliza a valorização do Interior" por parte do Governo, seja com benefícios para as empresas ou com o aumento das transferências para as câmaras municipais e juntas de freguesia.
07h00 - terça, 23/10/2018
Detidos em Ferreira
por furto de alumínio
A GNR de Ferreira do Alentejo devete no passado domingo, 21 de Outubro, dois homens, um de 33 anos e outro de 47, por suspeitas da prática do crime de furto de material em alumínio.
07h00 - terça, 23/10/2018
Atletas de Castro
vencem no jiujitsu
A Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde esteve em bom plano na edição de 2018 da Copa Buffalo, que decorreu no último domingo, 21 de Outubro, na cidade de Mafra.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR apreende material
contrafeito na Feira de Castro
A GNR de Almodôvar apreendeu no passado sábado, 20 de Outubro, um total de 794 artigos contrafeitos na Feira de Castro, tendo identificado cinco pessoas com idades entre os 23 e os 59 anos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial