12h51 - quinta, 22/03/2018

Novos desafios na agricultura


Carlos Pinto
Nesta edição do "CA" damos destaque ao trabalho inigualável e inestimável da Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde, em prol da lavoura e da pecuária da região, que beneficia centenas de produtores e empresários agrícolas. Um caminho iniciado há quase três décadas que tem sido decisivo para garantir a estabilidade da actividade agrícola numa zona de "terras delgadas" e onde o regadio não passa de uma miragem.
Ainda assim, a AACB nunca virou costas à luta e tem-se empenhado na dinamização do sector. Só com esta determinação foi possível criar o indispensável Plano Zonal. Uma ambição que a fez também melhorar a resposta ao efectivo pecuário, garantindo condições para o crescimento da actividade. E contribuir decisivamente para se alcançar a classificação de Reserva da Biosfera atribuída pela Unesco, um estatuto que poderá ser determinante para a salvaguarda da biodiversidade local... e para alavancar a economia da região em torno do turismo de natureza.
Ora tudo isto foi alcançado com o empenho e a abnegação dos agricultores e da Associação que tão bem os representa. Mas o tempo agora é de novos desafios. Ou melhor, de dar continuidade a todo o trabalho realizado. E perante esta difícil tarefa, esperamos todos que os problemas não surjam do lado de quem os pode (e deve) resolver: o Estado ou a União Europeia. É por isso que, perante a provável reforma da PAC, é fundamental que Portugal não abdique de questões como as medidas agro-ambientais. Só assim se defenderá o interior e valorizará o Mundo Rural que nele sobrevive e que, afinal de contas, é a sua maior riqueza.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Odemira debate alojamento local
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
CCDR Alentejo debate futuro da região
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR do Alentejo) organiza nesta sexta-feira, 18, em Évora, o debate "Roteiro 2019: Desafiar o Futuro", que contará com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Feira do Campo 2019
realiza-se em Junho
A edição de 2019 da Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel, vai decorrer entre os dias 7 e 9 de Junho no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", anunciou a Câmara Municipal local, que organiza o evento.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Educação para a Saúde
promovida em Beja
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, recebe nesta sexta-feira, 18, pelas 18h00, a cerimónia de compromisso dos 28 mediadores de saúde juvenil que integram o projecto "Educação para a Saúde Pelos Pares dos Jovens do Baixo Alentejo" (EPPA).
07h00 - quinta, 17/01/2019
JF São Luís dinamiza
projecto ambiental
Na freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, "escalabardo" é o nome dado pelos seus habitantes ao saca-rabos, mas também a designação oficial de um projecto ambiental, social e comunitário que a Junta de Freguesia local tem vindo a dinamizar.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial