12h26 - quinta, 25/01/2018

O mau estado da Estrada Nacional 2


Carlos Pinto
Quem costuma viajar pela Estrada Nacional (EN) 2 entre Aljustrel e Castro Verde há muito que se habituou a ter de fazer uma série de manobras para minorar os efeitos de um percurso minado de buracos e outros perigos. Cada deslocação acaba por ser uma verdadeira "gincana", cheia de obstáculos e outras surpresas numa via quase sem bermas, com bastantes lombas e um intenso tráfego de camiões e tractores.
Se se tratasse de uma outra via talvez não estranhássemos que estivesse nessas condições. Mas estamos a falar de uma estrada nacional, a maior do país, que vai de Chaves a Faro e cuja manutenção é (ou deve ser) responsabilidade de uma empresa pública (a Infra-estruturas de Portugal) que utiliza o dinheiro dos impostos pagos por todos os portugueses – entre os quais os cidadãos e empresas destes dois concelhos.
É pois inadmissível que passado todo este tempo pouco ou nada tenha sido feito para requalificar a EN2, que dia após dia vai ficando mais degradada e colocando cada em risco a segurança dos condutores. E é bom não esquecer que ainda há um ano houve uma cratera com metros de profundidade a abrir-se à passagem de uma viatura…
Esperemos, portanto, que a empreitada de "grande requalificação" anunciada pela Infra-estruturas de Portugal nesta edição do "CA" [ver notícia na página 6] venha a ser uma realidade dentro dos prazos previstos ou, preferencialmente, mais cedo. Caso contrário, quem de direito terá de assumir responsabilidades pelo desastre que, a qualquer momento, ali poderá suceder.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
"Fixação de pessoas é o maior desafio de Almodôvar"
O presidente da Câmara de Almodôvar, falou ao "CA" sobre os desafios que se colocam ao concelho, assim como sobre as inúmeras obras que a autarquia tem em desenvolvimento ou pretende concretizar.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila Galé investe
no concelho de Beja
Tal como o "CA" revelou em Dezembro de 2017, o Grupo Vila Galé prepara-se para refortçar o seu investimento no concelho de Beja, onde já tem o Clube de Campo, perto de Albernoa.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena de artes
em Castro Verde
Da música acústica ao rock mais "eléctrico", do cante alentejano às palavras de Abril, dos livros aos produtos da terra, do teatro para bebés aos espectáculos de revista, são muitos os pontos de interesse de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", quinzena cultural que a Câmara de Castro Verde promove entre esta sexta-feira, 20 de Abril, e o dia da Mãe, a 6 de Maio.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena cultural reduziu orçamento
Depois de nos últimos quatros anos ter tido uma duração mais prolongada no tempo, a "Primavera no Campo Branco" regressa em 2018 ao formato de quinzena.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila de Almodôvar
"volta" à Idade Média
Almodôvar "viaja" neste fim-de-semana até 1285, ano em que Dom Dinis concedeu a Carta de Foral à localidade, com o centro histórico da vila a receber bailes e folias, bobos e jograis, damas e cavaleiros, numa organização da Câmara Municipal local.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial