15h55 - quinta, 21/12/2017

O ano que passou e o que está para vir


Carlos Pinto
Falta pouco mais de uma semana para o final do ano. E na hora de fazer o balanço, é caso para escrever que de 2017 ficam muitas memórias e, sobretudo, momentos marcantes para toda a região do Baixo Alentejo: da classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera da UNESCO ao agravamento da seca em todo o território e do anúncio da obra que vai permitir a chegada da água do Alqueva à albufeira do Monte da Rocha; da vitória clara do PS nas eleições Autárquicas 2017 (com destaque para os triunfos em Beja, Castro Verde e Moura) ao descalabro do PCP e às cisões no seio do PSD em Almodôvar, concelho onde o partido mais implantação tinha; do avanço do projecto do zinco em Neves-Corvo ao regresso da luta laboral na Somincor e das greves nas minas de Aljustrel; da estreia do almodovarense Diogo Gonçalves na equipa principal do Benfica à consagração mundial do músico bejense António Zambujo.
Tudo isto fez de 2017 um ano para não esquecer. Pelos bons… e pelos maus motivos. E chegados a este momento, o que desejar para 2018?
Desde logo, no plano da Saúde, que sejam criadas as condições necessárias (humanas e materiais) para proporcionar um reforço dos cuidados prestados à população. Em matéria económica, que o clima de recuperação que vigora no país se mantenha, que haja cada vez mais turistas entre nós e que, no caso concreto do aeroporto de Beja, os projectos anunciados possam efectivamente ser concretizados. E que haja mais apoios para as instituições de solidariedade social do Baixo Alentejo, permitindo assim reforçar o apoio a idosos e famílias carenciadas. Só que tudo isto se cumpra e já o próximo ano será muito bom para o Baixo Alentejo.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 13/12/2018
Fórum de Natal
em Castro Verde
Venda de artesanato e produtos locais, uma feira do livro, música e actividades para os mais novos são os destaques do "Fórum de Natal", iniciativa que a Câmara de Castro Verde promove entre esta quinta-feira e domingo, 13 a 16 de Dezembro.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Misericórdia de Messejana
avança com requalificação do lar
A Santa Casa da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, de Messejana (concelho de Aljustrel), vai avançar com obras de requalificação e ampliação do seu lar de idosos.
07h00 - quinta, 13/12/2018
Serviço payshop
na Junta de Mértola
A Junta de Freguesia de Mértola e a Payshop/ CTT assinaram um protocolo para disponibilizar a todos os habitantes da freguesia um novo serviço que permite efectuar pagamentos de forma mais fácil.
07h00 - quarta, 12/12/2018
Quatro escolas região
na "Missão Continente"
Quatro escolas básicas do primeiro ciclo do distrito de Beja vão participar na terceira edição da iniciativa "Escola Missão Continente", que visa apoiar as escolas na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente.
07h00 - quarta, 12/12/2018
"Padrinhos de Leitura" nas escolas de Aljustrel
As crianças do pré-escolar, infantários e primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Aljustrel começam a receber nesta quarta-feira, 12 de Dezembro, livros para as suas salas de aulas oferecidos por empresas locais.

Data: 07/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial