15h55 - quinta, 21/12/2017

O ano que passou e o que está para vir


Carlos Pinto
Falta pouco mais de uma semana para o final do ano. E na hora de fazer o balanço, é caso para escrever que de 2017 ficam muitas memórias e, sobretudo, momentos marcantes para toda a região do Baixo Alentejo: da classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera da UNESCO ao agravamento da seca em todo o território e do anúncio da obra que vai permitir a chegada da água do Alqueva à albufeira do Monte da Rocha; da vitória clara do PS nas eleições Autárquicas 2017 (com destaque para os triunfos em Beja, Castro Verde e Moura) ao descalabro do PCP e às cisões no seio do PSD em Almodôvar, concelho onde o partido mais implantação tinha; do avanço do projecto do zinco em Neves-Corvo ao regresso da luta laboral na Somincor e das greves nas minas de Aljustrel; da estreia do almodovarense Diogo Gonçalves na equipa principal do Benfica à consagração mundial do músico bejense António Zambujo.
Tudo isto fez de 2017 um ano para não esquecer. Pelos bons… e pelos maus motivos. E chegados a este momento, o que desejar para 2018?
Desde logo, no plano da Saúde, que sejam criadas as condições necessárias (humanas e materiais) para proporcionar um reforço dos cuidados prestados à população. Em matéria económica, que o clima de recuperação que vigora no país se mantenha, que haja cada vez mais turistas entre nós e que, no caso concreto do aeroporto de Beja, os projectos anunciados possam efectivamente ser concretizados. E que haja mais apoios para as instituições de solidariedade social do Baixo Alentejo, permitindo assim reforçar o apoio a idosos e famílias carenciadas. Só que tudo isto se cumpra e já o próximo ano será muito bom para o Baixo Alentejo.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 20/01/2018
Palestra da Associação
Equestre de Aljustrel
A Associação Equestre de Aljustrel promove na tarde deste sábado, 20 de Janeiro, pelas 16h00, a palestra "O cavalo como meio terapêutico: montado e engatado".
00h00 - sábado, 20/01/2018
Núcleo museológico
dos Aivados em festa
O Núcleo Museológico dos Aivados/ Aldeia Comunitária, no concelho de Castro Verde, assinala na tarde deste sábado, 20 de Janeiro, o seu terceiro aniversário com uma conferência.
00h00 - sábado, 20/01/2018
Feira do Pau Roxo
em Castro Verde
Como manda a tradição, a vila de Castro Verde recebe neste sábado, dia 20 de Janeiro, mais uma edição da Feira de São Sebastião, popularmente conhecida como "Feira do Pau Roxo".
00h00 - sábado, 20/01/2018
Petiscos e baldão
no concelho de Odemira
A Casa da Nave, na pequena aldeia de Nave Redonda, na freguesia de Sabóia (Odemira), recebe neste sábado, 20, a última sessão do roteiro de música tradicional e gastronomia "Sonoridades & Sabores".
07h00 - sexta, 19/01/2018
Costa na reunião
do Conselho Regional
A sede da CCDR do Alentejo, em Évora, recebe nesta sexta-feira, 19 de Janeiro, pelas 10h30, uma reunião do Conselho Regional do Alentejo, presidido pelo autarca de Aljustrel, Nelson Brito.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial