15h55 - quinta, 21/12/2017

O ano que passou e o que está para vir


Carlos Pinto
Falta pouco mais de uma semana para o final do ano. E na hora de fazer o balanço, é caso para escrever que de 2017 ficam muitas memórias e, sobretudo, momentos marcantes para toda a região do Baixo Alentejo: da classificação de Castro Verde como Reserva da Biosfera da UNESCO ao agravamento da seca em todo o território e do anúncio da obra que vai permitir a chegada da água do Alqueva à albufeira do Monte da Rocha; da vitória clara do PS nas eleições Autárquicas 2017 (com destaque para os triunfos em Beja, Castro Verde e Moura) ao descalabro do PCP e às cisões no seio do PSD em Almodôvar, concelho onde o partido mais implantação tinha; do avanço do projecto do zinco em Neves-Corvo ao regresso da luta laboral na Somincor e das greves nas minas de Aljustrel; da estreia do almodovarense Diogo Gonçalves na equipa principal do Benfica à consagração mundial do músico bejense António Zambujo.
Tudo isto fez de 2017 um ano para não esquecer. Pelos bons… e pelos maus motivos. E chegados a este momento, o que desejar para 2018?
Desde logo, no plano da Saúde, que sejam criadas as condições necessárias (humanas e materiais) para proporcionar um reforço dos cuidados prestados à população. Em matéria económica, que o clima de recuperação que vigora no país se mantenha, que haja cada vez mais turistas entre nós e que, no caso concreto do aeroporto de Beja, os projectos anunciados possam efectivamente ser concretizados. E que haja mais apoios para as instituições de solidariedade social do Baixo Alentejo, permitindo assim reforçar o apoio a idosos e famílias carenciadas. Só que tudo isto se cumpra e já o próximo ano será muito bom para o Baixo Alentejo.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 24/04/2018
Festejar a Liberdade
no distrito de Beja
O tempo é de festejar a Liberdade e a Democracia! Na noite desta terça para quarta-feira, de 24 para 25 de Abril, assinala-se o 44º aniversário da Revolução dos Cravos e a data será devidamente assinalada nos quatro cantos do Baixo Alentejo.
07h00 - terça, 24/04/2018
Câmara de Beja
cede espaço no Padrão
A Câmara de Beja vai ceder o novo espaço multiusos da aldeia do Padrão à Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, sendo que o contrato de comodato será assinado entre ambas as partes nesta terça-feira, 24.
07h00 - terça, 24/04/2018
PCP exige melhores
cuidados de saúde
O PCP de Beja exige "um financiamento adequado" para a Saúde e uma nova política para que todos os constrangimentos identificados neste sector na região "possam ser corrigidos, em prol de uma melhor Saúde parta todos".
07h00 - segunda, 23/04/2018
Biblioteca de Aljustrel
celebra Dia do Livro
A Biblioteca Municipal de Aljustrel assinala nesta segunda-feira, 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com diversas iniciativas para promover o gosto pelos livros e pela leitura.
07h00 - segunda, 23/04/2018
Plano intermunicipal
"em nome" da Igualdade
Promover a igualdade de género e combater as discriminações em função do sexo ou orientação sexual são algumas das metas assumidas no novo Plano Intermunicipal para a Igualdade, que vai ser dinamizado até final de 2019 nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial