12h33 - quinta, 23/11/2017

Uma planície ou um deserto?


Carlos Pinto
Voltamos ao tema da seca. Não por falta de matéria ou pura teimosia, mas sim porque este deve ser um assunto encarado por todos com seriedade quando se trata de vislumbrar o nosso futuro colectivo. As alterações climáticas deixaram de ser pura teoria científica e são hoje um facto incontornável. Uma realidade com que temos de saber lidar, o que implica, inclusive, termos a capacidade de alterar os nossos gestos na relação com a natureza.
Ainda esta semana o professor e investigador Filipe Duarte Santos alertou, numa conferência em Évora, para o avanço do deserto nos países do norte de África, o que leva a que Portugal comece a ter o clima de Marrocos, Argélia ou a Tunísia. "O deserto está a ser empurrado para norte. É essencial no sector da água ter esta mudança climática em conta", acrescentou na ocasião o especialista em alterações climáticas.
Ou seja, a seca que enfrentamos hoje não é fruto do acaso. Ele deve-se a anos e anos de aquecimento global (o que sempre menosprezámos, fosse por incúria, desconhecimento ou outra razão que nos valha). Mas agora temos mesmo de nos debater com as suas nefastas consequências, a começar pela falta de água nas nossas barragens. O caso do Monte da Rocha é, aliás, paradigmático deste novo quadro, que muitos julgavam impensável há meia dúzia de meses: hoje a albufeira está com apenas 8,1% da sua capacidade e não há perspectivas de chuva no horizonte.
É por tudo isto que o anúncio (há muito desejado) de que o Alqueva irá chegar ao Monte da Rocha é uma grande notícia. Podia ter vindo mais cedo, é um facto, mas parece-nos bem que ainda chega a tempo. E a par desta obra é preciso que todos tenhamos consciência que também os nossos comportamentos têm de mudar. Poupar água é hoje fundamental. Para evitar que as nossas planícies se tornem em desertos áridos…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 23/09/2018
Aljustrel adere à Semana
Europeia do Desporto
A Câmara de Aljustrel voltou a aderir à Semana Europeia do Desporto, que começa neste domingo, 23, e se prolonga até ao próximo dia 30 de Setembro no sentido de promover a prática regular de desporto.
07h00 - domingo, 23/09/2018
RI1 promove passeio
de BTT em Beja
O Regimento de Infantaria (RI) 1, de Beja, promove neste domingo, 23 de Setembro, o I Passeio de BTT do RI1, prova integrada no programa das comemorações do 370º aniversario da unidade.
07h00 - domingo, 23/09/2018
"Pontapé de saída"
na Taça de Honra
Arranca neste domingo, 23 de Setembro, pelas 17h00, a Taça de Honra da 1ª divisão distrital, nova prova do calendário da Associação de Futebol de Beja para fazer face à diminuição de equipas no principal escalão do futebol regional.
07h00 - domingo, 23/09/2018
Taça do Mundo de
Orientação termina
Termina neste domingo, 23, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que decorre desde sexta-feira, 21, em Odemira com a participação de cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países.
07h01 - sábado, 22/09/2018
"Dia sem Carros"
na vila de Aljustrel
Consciencializar para as questões da mobilidade e qualidade de vida urbana é o grande objectivo do Dia Europeu sem Carros, que volta a ser assinalado na vila de Aljustrel neste sábado, 22 de Setembro.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial