12h15 - quinta, 12/10/2017

Turismo (ainda) com muito a fazer


Carlos Pinto
Há um facto inegável: o turismo no Alentejo está alta! E não é apenas a estatística ou os dados económicos que o atestam: basta circular pelas vilas e aldeias da região, do interior ao litoral, para perceber que há cada vez mais visitantes pelas nossas ruas, nos restaurantes, nos monumentos históricos ou nas belas praias da costa alentejana. O sector é hoje um pilar essencial para a economia local. Mas quer istro dizer que está tudo feito? Que nada mais há para melhorar? Pelo contrário…
Entre os grandes desafios que o sector (ainda) tem pela frente é a sazonalidade, ou melhor, a criação de condições que permitam à região ter mais turistas ao longo dos 365 dias do ano e não apenas entre a Primavera e o Verão – que este ano, por sinal, vai bem longo… Um desafio que tem (e está) de ser assumido pelos diversos agentes/ operadores ligados à actividade, mas também pela Entidade Regional de Turismo. E nesse âmbito parece-nos bastante acertada a decisão da Turismo do Alentejo de implementar uma estratégia como o programa "Alentejo/Ribatejo 365", a lançar já no próximo mês de Novembro.
Tal como lhe contamos nesta edição do "CA", trata-se de um projecto que visa "ajudar a fixar mais e melhores" turistas mediante a "internacionalização" dos diversos eventos turísticos que por cá acontecem. Como? Muito simples: através de vários meios de promoção, com tradução, numa primeira fase, em língua inglesa. Ora isto é algo que parece óbvio, mas que talvez por o ser ainda não acontece com a abrangência que deve ter. Mas certamente que este pequeno gesto pode vir a fazer uma grande diferença na hora de captar novos visitantes estrangeiros (e dinamizar toda a economia local) para a mais bela região do mundo: a nossa!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/10/2018
Castro Verde recebe
a maior feira do Sul!
Até pode estar a chover a potes, mas não é isso que vai abalar a tradição da Feira de Castro! É por isso que neste fim-de-semana, 19 a 21 de Outubro, as ruas da vila vão encher-se com um mar de gente que vai desaguar lá em baixo, no largo inundado de tendas, onde os pregões dos ciganos se misturam com a música acelerada dos carrosséis e o cheiro adocicado das farturas.
07h00 - sexta, 19/10/2018
Câmara de Beja vence
prémio de voluntariado
A Câmara Municipal de Beja venceu o prémio "Boas Práticas de Voluntariado", atribuído pela Delegação Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
07h00 - sexta, 19/10/2018
Mértola apresenta filme
"Guadiana Selvagem"
A Câmara de Mértola promove nesta sexta-feira, 19, no cine-teatro Marques Duque, a apresentação ao público do documentário "Guadiana Selvagem", realizado por Daniel Pinheiro no Parque Natura do Vale do Guadiana.
07h00 - sexta, 19/10/2018
Governo apoia projecto do zinco da Somincor
O Governo já aprovou a minuta do contrato fiscal de investimento a celebrar entre o Estado e a Somincor, proprietária das minas de Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, no âmbito do projecto da empresa para a expansão da produção de zinco, avaliado em 256 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/10/2018
Turma de Beja
sem sete professores
Os 26 alunos de uma turma do sétimo ano da Escola Básica de Santa Maria, em Beja, estão sem professor em sete das 15 disciplinas que constituem a sua matriz curricular desde o início do presente ano lectivo, devido à inexistência de docentes colocados.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial