11h53 - quinta, 05/10/2017

Um Vendaval cor-de-rosa


Carlos Pinto
As alterações climáticas parecem ter chegado à política distrital. Talvez assim se explique o verdadeiro "vendaval cor-de-rosa" que no passado domingo, 1 de Outubro, varreu o Baixo Alentejo, com o Partido Socialista a alcançar uma vitória histórica diante de uma CDU que viveu a sua pior noite eleitoral em 43 anos de democracia.
O triunfo dos socialistas parece-nos ter assentado em três pilares fundamentais: as qualidades pessoais e políticas de cada um dos candidatos, a consistência das propostas defendidas e/ ou dos programas apresentados, e a capacidade que cada candidatura teve em fazer chegar a sua mensagem junto do respectivo eleitorado.
No final foi o povo que decidiu, naquela que é a maior riqueza da democracia: a possibilidade de cada um de nós, através do voto, expressar a sua vontade individual em relação ao destino colectivo da sua terra, do seu concelho ou do seu país.
Por tudo isto, parece também pouco admissível o discurso apresentado pelo PCP na hora da derrota, considerando que aqueles que outrora lhes deram maioria não souberam agora utilizar o seu direito de voto. Mais acertado seria encetar uma séria reflexão interna para compreender o que correu mal. Até porque parece mais que óbvio que o PCP enfrenta no presente um duro desafio: saber preparar o futuro sem continuar agarrado a um passado sem sentido.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 17/08/2018
Bombeiros de Castro
com nova viatura
A corporação dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde contam desde o início deste mês de Agosto com um novo Veículo Dedicado ao Transporte de Doente (VDTD).
07h00 - sexta, 17/08/2018
Câmara de Aljustrel
exige construção de variante
A Câmara de Aljustrel exigiu junto do Governo "a construção da circular à vila de Aljustrel", que há décadas "é identificada pela autarquia como uma prioridade".
07h00 - sexta, 17/08/2018
Polacos estagiam
em Santa Clara-a-Velha
A Selecção Nacional da Polónia de canoagem está a estagiar na barragem de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, tendo em vista a sua participação no Campeonato Mundo de velocidade, que decorre na próxima semana em Montemor-o-Velho.
07h00 - quinta, 16/08/2018
Atendimento social nas
freguesias de Castro Verde
Contribuir para a melhoria das condições de vida dos munícipes, através de um serviço de atendimento diferenciado, é o objectivo do novo Serviço de Atendimento Social nas Freguesias que a Câmara de Castro Verde implementa a partir do próximo mês de Setembro.
07h00 - quinta, 16/08/2018
Cinco detidos por
tráfico no Sudoeste
A GNR deteve cinco pessoas, com idades entre os 16 e os 20 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes durante a última edição do Festival Meo Sudoeste, que decorreu na Zambujeira do Mar entre 7 e 11 de Agosto.

Data: 10/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial