11h53 - quinta, 05/10/2017

Um Vendaval cor-de-rosa


Carlos Pinto
As alterações climáticas parecem ter chegado à política distrital. Talvez assim se explique o verdadeiro "vendaval cor-de-rosa" que no passado domingo, 1 de Outubro, varreu o Baixo Alentejo, com o Partido Socialista a alcançar uma vitória histórica diante de uma CDU que viveu a sua pior noite eleitoral em 43 anos de democracia.
O triunfo dos socialistas parece-nos ter assentado em três pilares fundamentais: as qualidades pessoais e políticas de cada um dos candidatos, a consistência das propostas defendidas e/ ou dos programas apresentados, e a capacidade que cada candidatura teve em fazer chegar a sua mensagem junto do respectivo eleitorado.
No final foi o povo que decidiu, naquela que é a maior riqueza da democracia: a possibilidade de cada um de nós, através do voto, expressar a sua vontade individual em relação ao destino colectivo da sua terra, do seu concelho ou do seu país.
Por tudo isto, parece também pouco admissível o discurso apresentado pelo PCP na hora da derrota, considerando que aqueles que outrora lhes deram maioria não souberam agora utilizar o seu direito de voto. Mais acertado seria encetar uma séria reflexão interna para compreender o que correu mal. Até porque parece mais que óbvio que o PCP enfrenta no presente um duro desafio: saber preparar o futuro sem continuar agarrado a um passado sem sentido.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Odemira mantém redução de impostos
A Câmara de Odemira vai manter em 2018 o desagravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), da participação no IRS e da Derrama, aplicando valores idênticos aos do presente ano.
07h00 - terça, 12/12/2017
Politécnico de Beja
dedica dia à aviação
O auditório do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) recebe nesta terça-feira, 12, o evento "Open Day/ I Can Fly", dedicado ao sector da aviação e que vai contar com a presença de diversas entodades ligadas à área.
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Mértola prepara
orçamento de 2018
O executivo da Câmara de Mértola reuniu na passada semana com os presidentes das sete freguesias do concelho, n sentido de preparar o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2018.
07h00 - terça, 12/12/2017
Atletas de Ourique na
selecção feminina sub-15
As jovens Luísa Caraça e Sofia Caraça, ambas jogadoras do Ourique DC, estão entre as 30 convocadas para o primeiro estágio de observação da nova Selecção Nacional feminina de sub-15.
07h00 - terça, 12/12/2017
Alunos da Uni. Sénior
de Aljustrel em palco
O Grupo Teatro da Universidade Sénior de Aljustrel (USA) apresenta nesta terça-feira, 12 de Dezembro, a peça de teatro "Improvisos", destinado ao público em geral.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial