11h53 - quinta, 05/10/2017

Um Vendaval cor-de-rosa


Carlos Pinto
As alterações climáticas parecem ter chegado à política distrital. Talvez assim se explique o verdadeiro "vendaval cor-de-rosa" que no passado domingo, 1 de Outubro, varreu o Baixo Alentejo, com o Partido Socialista a alcançar uma vitória histórica diante de uma CDU que viveu a sua pior noite eleitoral em 43 anos de democracia.
O triunfo dos socialistas parece-nos ter assentado em três pilares fundamentais: as qualidades pessoais e políticas de cada um dos candidatos, a consistência das propostas defendidas e/ ou dos programas apresentados, e a capacidade que cada candidatura teve em fazer chegar a sua mensagem junto do respectivo eleitorado.
No final foi o povo que decidiu, naquela que é a maior riqueza da democracia: a possibilidade de cada um de nós, através do voto, expressar a sua vontade individual em relação ao destino colectivo da sua terra, do seu concelho ou do seu país.
Por tudo isto, parece também pouco admissível o discurso apresentado pelo PCP na hora da derrota, considerando que aqueles que outrora lhes deram maioria não souberam agora utilizar o seu direito de voto. Mais acertado seria encetar uma séria reflexão interna para compreender o que correu mal. Até porque parece mais que óbvio que o PCP enfrenta no presente um duro desafio: saber preparar o futuro sem continuar agarrado a um passado sem sentido.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 23/10/2017
Tomada de posse em
Ferreira do Alentejo
O socialista Luís Pita Ameixa regressa nesta segunda-feira, 23, à presidência da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, depois do PS ter vencido as eleições Autárquicas no concelho a 1 de Outubro.
00h00 - segunda, 23/10/2017
Campanha para apoiar
vítimas de incêndios
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tem a decorrer uma campanha de angariação de donativos destinados às vítimas dos incêndios que afectaram os distritos de Viseu e Coimbra na passada semana.
00h00 - segunda, 23/10/2017
IPBeja tem estudantes
de 13 nacionalidades
São 13 os países estrangeiros representados na comunidade estudantil que neste novo ano lectivo de 2017-2018 vai frequentar o Politécnico de Beja (IPBeja), adianta ao "CA" fonte oficial do instituto.
00h00 - segunda, 23/10/2017
Barbearia "descontraída"
na vila de Castro Verde
A nova Barbearia Barras está de portas abertas há três meses na rua Fialho de Almeida, no centro de Castro Verde, e pretende ser um "espaço de descontracção" para quem lá passa.
19h07 - domingo, 22/10/2017
FC Castrense vence
no terreno do Oriental
O FC Castrense foi o grande destaque da sétima jornada da Série E do Campeonato de Portugal/ Prio, realizada neste domingo, 22, ao ir a Lisboa impor a primeira derrota na prova ao histórico Oriental.

Data: 13/10/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial