11h44 - quinta, 28/09/2017

Lisboa e os "arrabaldes"


Carlos Pinto
Num recente programa de rádio numa rádio nacional avaliava-se a primeira semana de campanha eleitoral autárquica no país, nomeadamente no que toca à presença dos diversos líderes/responsáveis partidários no terreno. E entre muitas considerações, houve entre os presentes (todos jornalistas) quem considerasse que esta estava a ser uma campanha onde se falava de muitas questões nacionais e onde havia poucos assuntos locais tratados. Mas nunca em momento algum se questionou as razões que levavam a que assim fosse…
Ora a resposta é mais que óbvia: a grande responsabilidade deste "apagão" na imprensa nacional (salvo raras excepções) dos temas locais tratados durante esta campanha eleitoral é dos próprios jornalistas. Não dos que trabalham por aqui todos os dias, mas daqueles que seguem atrás das caravanas nacionais. E quem conhece o terreno e o assunto, percebe bem do que falamos: Marcelo vai a Beja e as televisões só lhe perguntam pelo estado da "geringonça"; António Costa está em Almodôvar e as questões são todas sobre o rating da República; Passos e Assunção visitam Ourique e só se quer saber se haverá ou não coligação nas Legislativas de 2019. Perguntas sobre os problemas e potencialidades da região… zero!
É esta a relação de (alguma) Lisboa com os seus "arrabaldes". E é este comportamento da imprensa nacional que muitas vezes acelera o afastamento entre o litoral e o interior, entre os grandes centros urbanos e os territórios do interior. Vale neste capítulo a imprensa local, que a muito custo tenta aproximar os cidadãos dos verdadeiros problemas que afectam as suas vilas e aldeias. Mesmo que alguns assim não o entendam… ou não queiram!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Deputado do PS elogia medidas do OE 2019 para o interior
O deputado do PS eleito por Beja considera que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 "sinaliza a valorização do Interior" por parte do Governo, seja com benefícios para as empresas ou com o aumento das transferências para as câmaras municipais e juntas de freguesia.
07h00 - terça, 23/10/2018
Detidos em Ferreira
por furto de alumínio
A GNR de Ferreira do Alentejo devete no passado domingo, 21 de Outubro, dois homens, um de 33 anos e outro de 47, por suspeitas da prática do crime de furto de material em alumínio.
07h00 - terça, 23/10/2018
Atletas de Castro
vencem no jiujitsu
A Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde esteve em bom plano na edição de 2018 da Copa Buffalo, que decorreu no último domingo, 21 de Outubro, na cidade de Mafra.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR apreende material
contrafeito na Feira de Castro
A GNR de Almodôvar apreendeu no passado sábado, 20 de Outubro, um total de 794 artigos contrafeitos na Feira de Castro, tendo identificado cinco pessoas com idades entre os 23 e os 59 anos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial