17h20 - quinta, 14/09/2017

Futebol em dia de eleições?


Carlos Pinto
Em Portugal mandava a tradição (apenas e só) que o dia de eleições – Legislativas, Autárquicas, Europeias ou Presidenciais – estivesse reservado exclusivamente para esse efeito. Assim foi até 2015, ano em que o dia das Legislativas foi igualmente dia de futebol. E em 2017 vai repetir-se o cenário a 1 de Outubro: em dia de Autárquicas teremos, entre outros jogos, um clássico entre Sporting e FC Porto e uma deslocação do Benfica à Madeira.
A agenda da oitava jornada da Liga Portuguesa foi revelada no final da passada semana e logo algumas vozes se levantaram contra o facto de haver futebol em dia de eleições. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) emitiu um comunicado onde afirmou ser "desaconselhável a realização de eventos desta natureza que, em abstracto, potenciam a abstenção de um número que pode ser significativo de eleitores". Foram publicados artigos de opinião e editoriais a considerar, entre outras coisas, que "os portugueses não mereciam que o futebol tivesse entrado a pés juntos sobre a democracia" [David Diniz no "Público"]. Mas também houve quem afirmasse precisamente o contrário e argumentasse que futebol e eleições não são incompatíveis.
Tudo isto nos conduz à questão: teremos, afinal, em Portugal uma democracia suficientemente amadurecida, que permite que o simples facto de haver um jogo de futebol no dia em que se vota não coloque em causa o actual regime político? Parece-nos bem que sim. Porque votar é um acto de consciência e cidadania compatível com outras actividades. Basta atentar no que acontece em países como Inglaterra, Holanda ou EUA, onde se vota em dias de trabalho. É por isso que ter eleições e futebol no mesmo dia não pode ser um drama, mas sim uma oportunidade para mostrar que queremos a Democracia.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 23/10/2017
Tomada de posse em
Ferreira do Alentejo
O socialista Luís Pita Ameixa regressa nesta segunda-feira, 23, à presidência da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, depois do PS ter vencido as eleições Autárquicas no concelho a 1 de Outubro.
00h00 - segunda, 23/10/2017
Campanha para apoiar
vítimas de incêndios
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) tem a decorrer uma campanha de angariação de donativos destinados às vítimas dos incêndios que afectaram os distritos de Viseu e Coimbra na passada semana.
00h00 - segunda, 23/10/2017
IPBeja tem estudantes
de 13 nacionalidades
São 13 os países estrangeiros representados na comunidade estudantil que neste novo ano lectivo de 2017-2018 vai frequentar o Politécnico de Beja (IPBeja), adianta ao "CA" fonte oficial do instituto.
00h00 - segunda, 23/10/2017
Barbearia "descontraída"
na vila de Castro Verde
A nova Barbearia Barras está de portas abertas há três meses na rua Fialho de Almeida, no centro de Castro Verde, e pretende ser um "espaço de descontracção" para quem lá passa.
19h07 - domingo, 22/10/2017
FC Castrense vence
no terreno do Oriental
O FC Castrense foi o grande destaque da sétima jornada da Série E do Campeonato de Portugal/ Prio, realizada neste domingo, 22, ao ir a Lisboa impor a primeira derrota na prova ao histórico Oriental.

Data: 13/10/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial