15h37 - quinta, 22/06/2017

Oportunidades de uma reserva


Carlos Pinto
O concelho de Castro Verde acaba de ser classificado pela Unesco, através do programa "Man & Biosphere", como Reserva da Biosfera. Uma distinção justificada pelo facto de estarmos perante "um eco-sistema humanizado de alto valor natural", como apresentado na candidatura apresentada pela autarquia, pela Associação de Agricultores do Campo e pela Liga para a Protecção da Natureza. E um prémio para todos aqueles – com agricultores e ambientalistas à cabeça – que souberam ao longo das últimas duas décadas, exemplarmente, pugnar pela manutenção de uma realidade ondem Homem e Natureza coabitam em plena harmonia.
Mas depois dos festejos, o momento deve ser de encarar o futuro com olhos de ver. De traçar novas metas e desígnios de forma pragmática. E perceber quais os caminhos a percorrer no sentido de esta classificação atribuída pela Unesco se reflectir de forma efectiva na vida dos castrenses e contribuir para a economia local com outra assertividade.
E parece óbvio que um desses caminhos pode (e deve) ser o do turismo. Não um turismo de massas, mas um turismo vocacionado para o ambiente e para as actividades ligadas à natureza e ao desporto. Um turismo capaz de atrair visitantes de todo o mundo durante os 12 meses do ano. Um turismo capaz de seduzir os turistas que têm maior poder de compra e que privilegiam a qualidade em detrimento da quantidade. Esta é, indubitavelmente, uma das oportunidades trazidas pela nova Reserva da Biosfera. Assim se saiba aproveitá-la.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
20:37, Terça-feira, 27 de Agosto de 2017
mario carvalho
nem mais !

a sustentabilidade é isso mesmo ... o modelo da Biosfera !

09h00 - segunda, 11/12/2017
Bruno Lima campeão
nacional de jiujitsu
O jovem Bruno Lima, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, sagrou-se neste sábado, 9 de Dezembro, campeão nacional da modalidade na categoria Infanto-Juvenil/ Faixa Verde.
07h00 - segunda, 11/12/2017
Exposição em Aljustrel
lembra revista "Presença"
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 11, a exposição "O que foi a presença: uma leitura a 90 anos de distância", criada pelo Centro de Estudos Regianos e dedicada à revista "Presença".
00h00 - segunda, 11/12/2017
Câmara de Castro Verde prepara orçamento de 2018
O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para o próximo ano de 2018 da Câmara Municipal de Castro Verde, o primeiro elaborado pelo novo executivo liderado pelo socialista António José Brito, vai ser apresentado, discutido e votado em sede de Câmara e Assembleia Municipal até ao Natal.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Centro de Paralisia de
Beja lança calendário
O Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) apresenta nesta segunda-feira, 11 de Dezembro, o seu calendário solidário "Abraça o meu Sonho", que visa a angariação de fundos para a instituição.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Ferreira do Alentejo
diminui taxa de IMI
A Câmara de Ferreira do Alentejo aprovou a diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos no concelho, que em 2018 passará para a taxa de 0,375%.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial