11h57 - quinta, 08/06/2017

O exemplo de Ronaldo


Carlos Pinto
Há um velho ditado popular que nos lembra sempre que "santos da casa não fazem milagres". Que é como quem diz que o que é nosso nunca é valorizado. Bons, bons são mesmo aqueles que vêm de fora e que nada nos dizem em termos de proximidade ou de afecto. Mal os conhecemos mas rapidamente nos rendemos a eles, "enfeitiçados" sabe-se lá pelo quê e para quê. E isto sucede em todos as áreas, estejamos no litoral ou no interior.
Vem este preâmbulo a propósito das recentes façanhas de Cristiano Ronaldo: venceu a terceira Liga dos Campeões em quatro anos (decidindo a final), foi de novo o melhor marcador da competição, ultrapassou os 600 golos como profissional e está a caminho de mais uma Bola de Ouro… Mas mesmo assim são muitos os que em Portugal o desdenham. Seja pela namorada escultural, pelo discurso com gafes gramaticais, pelos carros de luxo que conduz ou pelos milhões que recebe. Ninguém elogia, por oposição, a dedicação, o empenho, o sacrifício e, sobretudo, a ambição que sempre tem demonstrado ao longo da carreira.
É por isso que Cristiano Ronaldo deve ser um exemplo em Portugal e para os portugueses. E não apenas para aqueles que gostam de futebol. A perseverança, a vontade de quebrar barreiras, o desejo de estabelecer novos limites que sempre manifestou devem inspirar-nos a todos, sejamos empregados de mesa ou empresários agrícolas. Se assim for, muito melhor irá ser o país. Pena é que haja sempre quem prefira ficar à mesa do café, a apontar o dedo e à espera que as coisas aconteçam…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 20/06/2018
Jovens "cientistas"
de Odemira premiadas
Imagine-se uma pequena larva capaz de comer e digerir esferovite.
07h00 - quarta, 20/06/2018
Goleador Tino vai
regressar ao Mineiro
Na próxima temporada de 2018-2019 o Mineiro Aljustrelense vai lutar pelo título distrital da 1ª divisão (e consequente subida ao nacional), garante o recém-eleito presidente do clube tricolor.
07h00 - quarta, 20/06/2018
ANAFRE reuniu com
autarcas do litoral
O provável encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos em Colos, no concelho de Odemira, vai ser discutido na próxima reunião do conselho directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que se realiza na sexta-feira, 22.
07h00 - terça, 19/06/2018
AgdA investe no abastecimento
ao concelho de Odemira
A empresa Águas Públicas do Alentejo (Agd) vai investir cerca de 2,6 milhões de euros na melhoria do abastecimento de água às localidades de Fornadas Velhas (Odemira), Foros do Locário e Ermidas-Sado (Santiago do Cacém) a partir da ETA do Roxo.
07h00 - terça, 19/06/2018
Misericórdia de Ourique
requalificou creche
A Santa Casa da Misericórdia de Ourique (SCMO) inaugura nesta terça-feira, 19, pelas 11h30, o edifício da creche e pré-escolar Carlos Manuel Castro e Nunes, que foi alvo de profundas obras de requalificação.

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial