11h57 - quinta, 08/06/2017

O exemplo de Ronaldo


Carlos Pinto
Há um velho ditado popular que nos lembra sempre que "santos da casa não fazem milagres". Que é como quem diz que o que é nosso nunca é valorizado. Bons, bons são mesmo aqueles que vêm de fora e que nada nos dizem em termos de proximidade ou de afecto. Mal os conhecemos mas rapidamente nos rendemos a eles, "enfeitiçados" sabe-se lá pelo quê e para quê. E isto sucede em todos as áreas, estejamos no litoral ou no interior.
Vem este preâmbulo a propósito das recentes façanhas de Cristiano Ronaldo: venceu a terceira Liga dos Campeões em quatro anos (decidindo a final), foi de novo o melhor marcador da competição, ultrapassou os 600 golos como profissional e está a caminho de mais uma Bola de Ouro… Mas mesmo assim são muitos os que em Portugal o desdenham. Seja pela namorada escultural, pelo discurso com gafes gramaticais, pelos carros de luxo que conduz ou pelos milhões que recebe. Ninguém elogia, por oposição, a dedicação, o empenho, o sacrifício e, sobretudo, a ambição que sempre tem demonstrado ao longo da carreira.
É por isso que Cristiano Ronaldo deve ser um exemplo em Portugal e para os portugueses. E não apenas para aqueles que gostam de futebol. A perseverança, a vontade de quebrar barreiras, o desejo de estabelecer novos limites que sempre manifestou devem inspirar-nos a todos, sejamos empregados de mesa ou empresários agrícolas. Se assim for, muito melhor irá ser o país. Pena é que haja sempre quem prefira ficar à mesa do café, a apontar o dedo e à espera que as coisas aconteçam…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
19h22 - domingo, 20/08/2017
FC Castrense entra a perder
no regresso aos nacionais
A equipa do FC Castrense entrou a perder no regresso ao Campeonato de Portugal/Prio, prova que arrancou na tarde deste domingo, 20 de Agosto.
00h00 - domingo, 20/08/2017
FC Castrense abre época
na casa do Moncarapachense
O FC Castrense regressa este domingo, 20, ao Campeonato de Portugal/Prio, jogando a partir das 17h00 na casa dos algarvios do Moncarapachense na jornada inaugural da Série E da prova.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Amanto retirado
da escola da Salvada
A Câmara de Beja tem a decorrer obras de reabilitação na Escola Básica de Salvada, que incluem a remoção da actual estrutura de fibrocimento com amianto e a colocação de uma nova cobertura.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Novos centros escolares
em São Teotónio e São Luís
A Câmara de Odemira já tem em marcha os projectos dos novos centros escolares de São Teotónio e de São Luís, obras que estão avaliados num montante total superior a 2,7 milhões de euros.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Novos equipamentos para
trabalhadores da CM Serpa
A Câmara de Serpa entregou esta semana novos equipamentos de protecção individual (EPI) aos trabalhadores da sua Divisão de Obras Municipais e Ambiente (DOMA).

Data: 04/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial