11h03 - quinta, 11/05/2017

Uma seca que deve preocupar


Carlos Pinto
Há três anos que chove abaixo do que é normal. Uma situação que muitos não lamentam, mas que deve preocupar a todos. E o caso não é para menos: sem chuva o volume de armazenamento de água nas barragens cai para níveis preocupantes e nos campos a terra quase que "morre à sede", com todos os prejuízos que isso acarreta para as actividades agrícola e pecuária.
Este grave problema sente-se de forma ainda mais aguda no Baixo Alentejo, em particular em territórios como o Campo Branco, longe de Alqueva e sem grandes fontes de água além dos (fracos) caudais de ribeiras e das "benesses" de São Pedro. É por isso que o anúncio recente, por parte do ministro da Agricultura, de estar a ser criada uma equipa inter-ministerial para acompanhar a evolução da situação de seca em Portugal e equacionar as medidas que se revelarem necessárias constitui uma boa notícia.
Mas o que seria, efectivamente, uma excelente novidade seria o alargamento do projecto do Alqueva a esta zona sul do distrito. Agricultores, dirigentes associativos e agentes políticos já o defenderam publicamente. E parece por demais óbvio que este terá de ser o caminho a seguir. Seja para proporcionar a estes territórios a garantia de água em quantidade para as suas necessidades, seja para proporcionar uma situação de igualdade entre alentejanos e, simultaneamente, possibilitar novas oportunidades à lavoura local.

Parabéns ao campeão!
O FC Castrense acaba de se sagrar campeão distrital… mais uma vez! Um título suado, que só chegou na última jornada e depois de ultrapassados alguns escolhos. Mas inteiramente merecido por parte da única equipa que sempre assumiu esta conquista como a sua grande prioridade. Os parabéns aos campeões!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 28/06/2017
ACOS apoia agricultores afectados
pelo incêndio de Pedrógão Grande
A ACOS–Agricultores do Sul iniciou esta terça-feira, 27, junto dos seus associados, uma campanha solidária com os agricultores da região Centro, cujas explorações foram devastadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis.
07h00 - quarta, 28/06/2017
Cadáver encontrado
junto ao cais de Mértola
O cadáver de um homem com cerca de 40 anos foi encontrado esta terça-feira, 27 de Junho, por populares na margem do rio Guadiana, junto ao cais da vila de Mértola.
07h00 - quarta, 28/06/2017
Paulo Conde candidato
da CDU em Ferreira
O funcionário público Paulo Conde, de 47 anos, vai ser o candidato da CDU à presidência da Câmara de Ferreira do Alentejo nas eleições Autárquicas agendadas para 1 de Outubro.
07h00 - terça, 27/06/2017
Três títulos de ciclismo
para a equipa da Casa
do Benfica de Almodôvar
A equipa de ciclismo Master da Casa do Benfica em Almodôvar garantiu no passado fim-de-semana, 24 e 25 de Junho, três títulos de campeão nacional e viu ainda dois atletas sagrarem-se vice-campeões nacionais.
07h00 - terça, 27/06/2017
Recuperação ambiental
na Mina de S. Domingos
Já estão a decorrer os trabalhos da primeira fase do projecto de recuperação ambiental da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, investimento avaliado em de 3,8 milhões de euros que deverá estar concluído em Agosto do próximo ano.

Data: 23/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial