11h20 - quinta, 27/04/2017

Uma feira que nos orgulha


Carlos Pinto
A cidade de Beja vive por estes dias um frenesim bem distinto daquele que é o habitual nas restantes semanas do ano. São dias em que a cidade está no "centro" de (quase) todas as atenções, com os principais agentes políticos a passarem por cá e sempre com novidades a surgirem de hora em hora. Estes são os dias da Ovibeja, a grande feira que junta no seu recinto "todo o Alentejo deste mundo" e que deve ser, cada vez mais, o orgulho de todos nós (apesar de, incompreensivelmente, muitos pensarem de forma contrária).
Porque a Ovibeja há muito que deixou de ser uma mera feira agrícola. É, antes de tudo, a grande montra daquilo que por estas bandas se faz bem, seja no campo ou na cidade, no associativismo ou nas artes, nos negócios ou na tradição. Mas é igualmente palco privilegiado (e com tempo de antena) para revelar ao resto do país – e àqueles que decidem – os anseios, preocupações e ambições de toda uma região. Em suma, a Ovibeja sintetiza em cinco dias aquilo que somos e que queremos ser.
Este ano a Ovibeja tem como tema central a questão da internacionalização dos produtos agro-alimentares produzidos no Alentejo. Na prática, vai dar destaque às exportações, tão necessárias para a economia regional e nacional mas que, neste caso, têm ainda um longo caminho a percorrer. Esperemos, portanto, que na Ovibeja se consiga fugir da tentação do "choradinho" e seja possível identificar pistas concretas sobre o que fazer melhor nesta área. Que da feira nasçam ideias e projectos que tenham cabeça, tronco e membros. Se assim, esse será mais um motivo de orgulho de uma feira que é de todos nós.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 28/07/2017
INEM com ambulâncias em
todos os concelhos de Beja
Os bombeiros dos concelhos de Alvito, Barrancos e Cuba vão passar a ter uma ambulância do INEM, o que vai fazer com que todos os concelhos do distrito passem a ter um Posto de Emergência Médica (PEM).
00h00 - sexta, 28/07/2017
Entradas festeja
"Noites em Santiago"
A vila de Entradas (Castro Verde) está em festa neste fim-de-semana, 28 a 30, com mais uma edição das tradicionais "Noites em Santiago", que contam com bailes e celebrações religiosas.
00h00 - sexta, 28/07/2017
Mértola: Sensibilização
ambiental na praia fluvial
A praia fluvial da Mina de São Domingos recebe a partir desta sexta-feira, 28 de Julho, uma série de actividades de sensibilização ambiental direccionadas para os mais novos.
07h00 - quinta, 27/07/2017
Câmara de Odemira avança
com valorização do rio Mira
A Câmara de Odemira pretende criar as condições para que o concelho tire partido do rio Mira nas suas diversas valências, desde a barragem de Santa Clara-a-Velha até à foz, em Vila Nova de Milfontes.
07h00 - quinta, 27/07/2017
Peças de ouro roubadas
recuperadas na Vidigueira
A GNR da Vidigueira recuperou esta quarta-feira, 26, diversas peças de ouro que haviam sido furtadas, identificando e constituindo arguidos dois homens, de 39 e 35 anos, que estão sujeiros a Termo da Identidade e Residência.

Data: 21/07/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial