11h20 - quinta, 27/04/2017

Uma feira que nos orgulha


Carlos Pinto
A cidade de Beja vive por estes dias um frenesim bem distinto daquele que é o habitual nas restantes semanas do ano. São dias em que a cidade está no "centro" de (quase) todas as atenções, com os principais agentes políticos a passarem por cá e sempre com novidades a surgirem de hora em hora. Estes são os dias da Ovibeja, a grande feira que junta no seu recinto "todo o Alentejo deste mundo" e que deve ser, cada vez mais, o orgulho de todos nós (apesar de, incompreensivelmente, muitos pensarem de forma contrária).
Porque a Ovibeja há muito que deixou de ser uma mera feira agrícola. É, antes de tudo, a grande montra daquilo que por estas bandas se faz bem, seja no campo ou na cidade, no associativismo ou nas artes, nos negócios ou na tradição. Mas é igualmente palco privilegiado (e com tempo de antena) para revelar ao resto do país – e àqueles que decidem – os anseios, preocupações e ambições de toda uma região. Em suma, a Ovibeja sintetiza em cinco dias aquilo que somos e que queremos ser.
Este ano a Ovibeja tem como tema central a questão da internacionalização dos produtos agro-alimentares produzidos no Alentejo. Na prática, vai dar destaque às exportações, tão necessárias para a economia regional e nacional mas que, neste caso, têm ainda um longo caminho a percorrer. Esperemos, portanto, que na Ovibeja se consiga fugir da tentação do "choradinho" e seja possível identificar pistas concretas sobre o que fazer melhor nesta área. Que da feira nasçam ideias e projectos que tenham cabeça, tronco e membros. Se assim, esse será mais um motivo de orgulho de uma feira que é de todos nós.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 27/05/2017
PS apresenta candidatos
no concelho de Moura
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, vai estar na apresentação dos candidatos do PS aos órgãos autárquicos do concelho de Moura, agendada para este sábado, 27.
00h00 - sábado, 27/05/2017
Aljustrel recebe encontro
de universidades seniores
Cerca de 1200 pessoas de todo o país participam este sábado, 27 de Maio, no XVI Encontro Nacional de Universidades Seniores, que em 2017 se realiza na vila de Aljustrel.
00h00 - sábado, 27/05/2017
Mercado da Terra
na vila de Aljustrel
Os produtos locais do concelho vão estar em destaque no "Mercado cá da terra", iniciativa que se realiza este sábado, 27, no Jardim 25 de Abril, na vila de Aljustrel.
00h00 - sábado, 27/05/2017
"Terras Sem Sombra"
em Ferreira do Alentejo
Ferreira do Alentejo recebe este fim-de-semana, 27 e 28 de Maio, mais uma "etapa" do festival de música sacra "Terras Sem Sombra 2017", promovido pela Diocese de Beja.
15h00 - sexta, 26/05/2017
Feira dos Sabores
em Santana da Serra
A aldeia de Santana da Serra, no concelho de Ourique, recebe a partir desta sexta-feira, 26, a 13ª edição da Feira dos Saberes e Sabores, que vai decorrer no Pavilhão Multiusos.

Data: 26/05/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial