11h35 - quarta, 12/04/2017

A importância de Neves-Corvo


Carlos Pinto
Os secretários de Estado da Energia e do Ambiente estiveram esta semana em Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, onde ficaram a conhecer as intenções de investimento da sueco-canadiana Lundin Mining para a duplicação da produção de zinco na mina baixo-alentejana. Um projecto de 250 milhões de euros que, tal como lhe contamos na abertura desta edição do "CA", poderá estar a funcionar dentro de dois anos e criar cerca de 200 novos postos de trabalho, a juntar às perto de 2.000 pessoas que já trabalham na mina.
Ora é precisamente este último número que queremos destacar. Porque haver no interior do país, cada vez mais despovoado e carente de oportunidades, uma empresa com capacidade para empregar 2.000 trabalhadores é obra! Ainda mais sendo uma empresa que exporta toda a sua produção e cria riqueza local, que desenvolve a sua actividade com consciência ambiental, que está na linha da frente em matéria de boas práticas de segurança e tecnologia, e que tem uma política de responsabilidade social assinalável e a todos os níveis louvável.
É esta a importância de Neves-Corvo para os concelhos da sua área de influência, mas também para a região e para o país. Uma realidade que, incompreensivelmente, nunca mereceu grande atenção para lá do Campo Branco. Talvez por isso se perda tanto tempo em discussão estéreis sobre bons ou maus investimentos a fazer e nunca, em 30 anos, se tenha pensado a sério numa estratégia – fosse no plano da formação de activos ou na prestação de serviços, entre outras áreas – que tirasse partido da existência da maior mina de cobre da Europa (e da mina de Aljustrel) para alavancar o crescimento da região.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - sexta, 22/09/2017
"Distritalão"
de regresso no
fim-de-semana
Será a época 2017-2018 um "passeio" para o Mineiro Aljustrelense? Ou será este (finalmente) o ano do Milfontes? Ou haverá alguma surpresa vinda da Vidigueira, de Almodôvar ou de outra paragem? Estas são as grandes questões que se colocam na véspera de mais um campeonato distrital da 1ª divisão, que começa neste domingo, 24 de Setembro, para uma "maratona" de 26 jornadas onde não faltarão motivos de interesse.
07h00 - sexta, 22/09/2017
CDS-PP quer crescer
no distrito de Beja
Crescer é o verbo que o CDS-PP quer conjugar no próximo dia 1 de Outubro no distrito de Beja, reforçando a sua votação nas eleições Autárquicas numa região onde a direita tem grandes dificuldades e o partido muito pouca representação.
07h00 - sexta, 22/09/2017
Polvo à mesa na
Zambujeira do Mar
Prefere o tradicional polvo à lagareiro? Aprecia mais uma saladinha de polvo com uma imperial? Ou gostaria de experimentar o mais requintado carpaccio de polvo? A qualquer uma das questões a resposta é a mesma: basta ir neste fim-de-semana, 22 a 24 de Setembro, à Zambujeira do Mar.
07h00 - sexta, 22/09/2017
Odemira recebe
festival de teatro
O palco do cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe a partir desta sexta-feira, 22, mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira, que permitirá às companhias do concelho apresentarem as suas novas produções.
07h00 - sexta, 22/09/2017
PS de Castro Verde apresenta
comissão de apoio e programa
São cerca de 70 as pessoas de todo o concelho que integram a comissão de apoio da candidatura do PS aos órgãos municipais e de freguesia de Castro Verde.

Data: 15/09/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial