10h57 - quinta, 02/03/2017

Boa notícia para os idosos


Carlos Pinto
O Governo, através do Ministério do Trabalho e Segurança Social, prepara-se para lançar um concurso nacional no valor de 17 milhões de euros, com o objectivo de aumentar o número de vagas financiadas pelo Estado nos serviços prestados por instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou misericórdias. O procedimento deve avançar lá para Abril e destina-se a todas as instituições que tenham vagas não financiadas pelas Segurança Social, sendo provável que tenha maior impacto nos lares de Terceira Idade.
"Vamos fazer uma mudança que é passar de decisões mais ou menos discricionárias para um concurso. […] E todas as instituições que achem que estão sub-financiadas – têm, por exemplo, 50 vagas, mas só têm apoios para 30 –, podem concorrer", explica o ministro Vieira da Silva citado pelo jornal "Público" da passada terça-feira, 28 de Fevereiro.
Feitas as contas, este concurso poderá representar a comparticipação pública, através da Segurança Social, de mais quase 4.000 vagas em estruturas residenciais para idosos de todo o país, incluindo no Baixo Alentejo. E sabendo das dificuldades que muitas IPSS enfrentam e da enorme lista de espera que muitas têm de gerir, esta é, sem dúvida, uma excelente notícia. Porque um concurso público, feito com transparência, poderá ser a solução para ultrapassar os habituais "escolhos" dos rácios e das estatísticas, que apenas complicam o que é simples: solucionar o problema da falta de vagas nos nossos lares para dar resposta à necessidades dos idosos, que merecem dignidade, respeito e cuidados de qualidade no "Outono" das suas vidas.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - segunda, 11/12/2017
Bruno Lima campeão
nacional de jiujitsu
O jovem Bruno Lima, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, sagrou-se neste sábado, 9 de Dezembro, campeão nacional da modalidade na categoria Infanto-Juvenil/ Faixa Verde.
07h00 - segunda, 11/12/2017
Exposição em Aljustrel
lembra revista "Presença"
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 11, a exposição "O que foi a presença: uma leitura a 90 anos de distância", criada pelo Centro de Estudos Regianos e dedicada à revista "Presença".
00h00 - segunda, 11/12/2017
Câmara de Castro Verde prepara orçamento de 2018
O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para o próximo ano de 2018 da Câmara Municipal de Castro Verde, o primeiro elaborado pelo novo executivo liderado pelo socialista António José Brito, vai ser apresentado, discutido e votado em sede de Câmara e Assembleia Municipal até ao Natal.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Centro de Paralisia de
Beja lança calendário
O Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) apresenta nesta segunda-feira, 11 de Dezembro, o seu calendário solidário "Abraça o meu Sonho", que visa a angariação de fundos para a instituição.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Ferreira do Alentejo
diminui taxa de IMI
A Câmara de Ferreira do Alentejo aprovou a diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos no concelho, que em 2018 passará para a taxa de 0,375%.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial