10h57 - quinta, 02/03/2017

Boa notícia para os idosos


Carlos Pinto
O Governo, através do Ministério do Trabalho e Segurança Social, prepara-se para lançar um concurso nacional no valor de 17 milhões de euros, com o objectivo de aumentar o número de vagas financiadas pelo Estado nos serviços prestados por instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou misericórdias. O procedimento deve avançar lá para Abril e destina-se a todas as instituições que tenham vagas não financiadas pelas Segurança Social, sendo provável que tenha maior impacto nos lares de Terceira Idade.
"Vamos fazer uma mudança que é passar de decisões mais ou menos discricionárias para um concurso. […] E todas as instituições que achem que estão sub-financiadas – têm, por exemplo, 50 vagas, mas só têm apoios para 30 –, podem concorrer", explica o ministro Vieira da Silva citado pelo jornal "Público" da passada terça-feira, 28 de Fevereiro.
Feitas as contas, este concurso poderá representar a comparticipação pública, através da Segurança Social, de mais quase 4.000 vagas em estruturas residenciais para idosos de todo o país, incluindo no Baixo Alentejo. E sabendo das dificuldades que muitas IPSS enfrentam e da enorme lista de espera que muitas têm de gerir, esta é, sem dúvida, uma excelente notícia. Porque um concurso público, feito com transparência, poderá ser a solução para ultrapassar os habituais "escolhos" dos rácios e das estatísticas, que apenas complicam o que é simples: solucionar o problema da falta de vagas nos nossos lares para dar resposta à necessidades dos idosos, que merecem dignidade, respeito e cuidados de qualidade no "Outono" das suas vidas.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 20/10/2017
Artes plásticas para
ver em Aljustrel
A artista Agostinha Eusébio, natural de Aljustrel, inaugura nesta sexta-feira, 20 de Outubro, pelas 18h00, uma exposição de pintura no Espaço Oficinas, na "vila mineira".
00h00 - sexta, 20/10/2017
Somincor promove
Open House no domingo
A empresa Somincor, concessionária das minas de Neves-Corvo, em Castro Verde, promove no domingo, 22 de Outubro, a segunda edição do Open House Somincor 2017.
00h00 - sexta, 20/10/2017
Francisco Chaves estreia
peça em Castro Verde
O jovem Francisco Assislau Chaves, natural de Castro Verde, é o autor de "Concerto de Sombras", obra que sobe ao palco do cine-teatro municipal de Castro Verde nesta sexta-feira, 20, interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML).
00h00 - sexta, 20/10/2017
Vila de Mértola recebe
Feira da Caça 2017
Uma mostra de artigos de caça, demonstrações de falcoaria e cetraria, provas de tiro aos pratos, concursos nacionais, caçadas, gastronomia e animação musical são alguns dos (muitos) destaques da VIII Feira da Caça de Mértola.
00h00 - sexta, 20/10/2017
Tomadas de posse em Almodôvar e Ourique
Realizam-se nesta sexta-feira, 20 de Outubro, as cerimónias de tomada de posse dos presidentes das câmaras de Almodôvar e de Ourique, assim como dos restantes eleitos na câmara e assembleia municipal dos dois concelhos.

Data: 13/10/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial