10h57 - quinta, 02/03/2017

Boa notícia para os idosos


Carlos Pinto
O Governo, através do Ministério do Trabalho e Segurança Social, prepara-se para lançar um concurso nacional no valor de 17 milhões de euros, com o objectivo de aumentar o número de vagas financiadas pelo Estado nos serviços prestados por instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou misericórdias. O procedimento deve avançar lá para Abril e destina-se a todas as instituições que tenham vagas não financiadas pelas Segurança Social, sendo provável que tenha maior impacto nos lares de Terceira Idade.
"Vamos fazer uma mudança que é passar de decisões mais ou menos discricionárias para um concurso. […] E todas as instituições que achem que estão sub-financiadas – têm, por exemplo, 50 vagas, mas só têm apoios para 30 –, podem concorrer", explica o ministro Vieira da Silva citado pelo jornal "Público" da passada terça-feira, 28 de Fevereiro.
Feitas as contas, este concurso poderá representar a comparticipação pública, através da Segurança Social, de mais quase 4.000 vagas em estruturas residenciais para idosos de todo o país, incluindo no Baixo Alentejo. E sabendo das dificuldades que muitas IPSS enfrentam e da enorme lista de espera que muitas têm de gerir, esta é, sem dúvida, uma excelente notícia. Porque um concurso público, feito com transparência, poderá ser a solução para ultrapassar os habituais "escolhos" dos rácios e das estatísticas, que apenas complicam o que é simples: solucionar o problema da falta de vagas nos nossos lares para dar resposta à necessidades dos idosos, que merecem dignidade, respeito e cuidados de qualidade no "Outono" das suas vidas.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 24/06/2018
Festival B chega
ao fim em Beja
Termina neste domingo, 24 de Junho, em Beja, a primeira edição do Festival B, uma iniciativa da Câmara de Beja que concilia o cante alentejano com o fado e os petiscos tradicionais.
00h00 - domingo, 24/06/2018
Exposição de pintura
na Biblioteca de Aljustrel
A Biblioteca Municipal de Aljustrel tem patente até ao próximo dia 14 de Julho a exposição de pintura em acrílico "Alegrar a vida", da autoria de Isabel Lobinho.
00h00 - domingo, 24/06/2018
PCP defende mais
investimento na ferrovia
A Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP veio a público exigir investimentos na rede ferroviária da região e uma política de mobilidade que "assegure desenvolvimento" do distrito.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Fado, morna e cante
na cidade de Beja
O fado, a morna cabo-verdiana e o cante alentejano vão ser a "banda sonora" de Beja neste sábado, 23, segundo dia da primeira edição do Festival B, promovido pela autarquia local.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Festival aquático nas
piscinas de Aljustrel
Com o Verão a começar, as piscinas municipais recebem neste sábado, 23 de Junho, um festival aquático com muita música, jogos aquáticos e actividades infantis.

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial