10h57 - quinta, 02/03/2017

Boa notícia para os idosos


Carlos Pinto
O Governo, através do Ministério do Trabalho e Segurança Social, prepara-se para lançar um concurso nacional no valor de 17 milhões de euros, com o objectivo de aumentar o número de vagas financiadas pelo Estado nos serviços prestados por instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou misericórdias. O procedimento deve avançar lá para Abril e destina-se a todas as instituições que tenham vagas não financiadas pelas Segurança Social, sendo provável que tenha maior impacto nos lares de Terceira Idade.
"Vamos fazer uma mudança que é passar de decisões mais ou menos discricionárias para um concurso. […] E todas as instituições que achem que estão sub-financiadas – têm, por exemplo, 50 vagas, mas só têm apoios para 30 –, podem concorrer", explica o ministro Vieira da Silva citado pelo jornal "Público" da passada terça-feira, 28 de Fevereiro.
Feitas as contas, este concurso poderá representar a comparticipação pública, através da Segurança Social, de mais quase 4.000 vagas em estruturas residenciais para idosos de todo o país, incluindo no Baixo Alentejo. E sabendo das dificuldades que muitas IPSS enfrentam e da enorme lista de espera que muitas têm de gerir, esta é, sem dúvida, uma excelente notícia. Porque um concurso público, feito com transparência, poderá ser a solução para ultrapassar os habituais "escolhos" dos rácios e das estatísticas, que apenas complicam o que é simples: solucionar o problema da falta de vagas nos nossos lares para dar resposta à necessidades dos idosos, que merecem dignidade, respeito e cuidados de qualidade no "Outono" das suas vidas.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
"Fixação de pessoas é o maior desafio de Almodôvar"
O presidente da Câmara de Almodôvar, falou ao "CA" sobre os desafios que se colocam ao concelho, assim como sobre as inúmeras obras que a autarquia tem em desenvolvimento ou pretende concretizar.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila Galé investe
no concelho de Beja
Tal como o "CA" revelou em Dezembro de 2017, o Grupo Vila Galé prepara-se para refortçar o seu investimento no concelho de Beja, onde já tem o Clube de Campo, perto de Albernoa.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena de artes
em Castro Verde
Da música acústica ao rock mais "eléctrico", do cante alentejano às palavras de Abril, dos livros aos produtos da terra, do teatro para bebés aos espectáculos de revista, são muitos os pontos de interesse de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", quinzena cultural que a Câmara de Castro Verde promove entre esta sexta-feira, 20 de Abril, e o dia da Mãe, a 6 de Maio.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena cultural reduziu orçamento
Depois de nos últimos quatros anos ter tido uma duração mais prolongada no tempo, a "Primavera no Campo Branco" regressa em 2018 ao formato de quinzena.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila de Almodôvar
"volta" à Idade Média
Almodôvar "viaja" neste fim-de-semana até 1285, ano em que Dom Dinis concedeu a Carta de Foral à localidade, com o centro histórico da vila a receber bailes e folias, bobos e jograis, damas e cavaleiros, numa organização da Câmara Municipal local.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial