11h00 - quinta, 02/02/2017

Sensibilidade e bom senso


Carlos Pinto
Nesta edição do "Correio Alentejo" damos-lhe a conhecer as críticas que empresários e agricultores fazem às obras de requalificação do IP2 em marcha junto a Entradas, no concelho de Castro Verde. Promovidos pela Infra-estruturas de Portugal no âmbito da sub-concessão rodoviária do Baixo Alentejo, os trabalhos têm vindo a decorrer ao longo dos últimos meses e andam longe de ser consensuais. Primeiro porque precipitaram o encerramento dos acessos aos caminhos agrícolas locais sem previamente terem sido criadas as necessárias alternativas. Depois porque implicarão mudanças no nó mais a Norte, condicionando o acesso à vila nessa zona apenas a quem transita no sentido Sul-Norte (e colocando em causa a viabilidade económica de um investimento de quase um milhão de euros existente no local).
Ora tudo isto revela falta de sensibilidade e de bom senso por parte, sobretudo, da entidade gestora desta via rodoviária. Pode argumentar-se que há normas e exigências a cumprir neste tipo de vias para justificar o que está a acontecer no IP2. Mas também é certo cada regra tem a sua excepção. E que todas as estradas, seja qual for a sua tipologia, devem existir para servir as populações e o desenvolvimento das regiões que atravessam – o que neste caso concreto não sucede.
Exige-se, portanto, que esta situação seja revista. E a solução pode ser bem mais simples do que em primeira instância aparenta, sem que isso acarrete custos de maior. E já agora, era de bom tom que a Infra-estruturas de Portugal olhasse mais para a rede de estradas nacionais que cruza o distrito de Beja, que nalguns casos anda pelas "ruas da amargura"…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
"Fixação de pessoas é o maior desafio de Almodôvar"
O presidente da Câmara de Almodôvar, falou ao "CA" sobre os desafios que se colocam ao concelho, assim como sobre as inúmeras obras que a autarquia tem em desenvolvimento ou pretende concretizar.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila Galé investe
no concelho de Beja
Tal como o "CA" revelou em Dezembro de 2017, o Grupo Vila Galé prepara-se para refortçar o seu investimento no concelho de Beja, onde já tem o Clube de Campo, perto de Albernoa.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena de artes
em Castro Verde
Da música acústica ao rock mais "eléctrico", do cante alentejano às palavras de Abril, dos livros aos produtos da terra, do teatro para bebés aos espectáculos de revista, são muitos os pontos de interesse de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", quinzena cultural que a Câmara de Castro Verde promove entre esta sexta-feira, 20 de Abril, e o dia da Mãe, a 6 de Maio.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena cultural reduziu orçamento
Depois de nos últimos quatros anos ter tido uma duração mais prolongada no tempo, a "Primavera no Campo Branco" regressa em 2018 ao formato de quinzena.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila de Almodôvar
"volta" à Idade Média
Almodôvar "viaja" neste fim-de-semana até 1285, ano em que Dom Dinis concedeu a Carta de Foral à localidade, com o centro histórico da vila a receber bailes e folias, bobos e jograis, damas e cavaleiros, numa organização da Câmara Municipal local.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial