11h00 - quinta, 02/02/2017

Sensibilidade e bom senso


Carlos Pinto
Nesta edição do "Correio Alentejo" damos-lhe a conhecer as críticas que empresários e agricultores fazem às obras de requalificação do IP2 em marcha junto a Entradas, no concelho de Castro Verde. Promovidos pela Infra-estruturas de Portugal no âmbito da sub-concessão rodoviária do Baixo Alentejo, os trabalhos têm vindo a decorrer ao longo dos últimos meses e andam longe de ser consensuais. Primeiro porque precipitaram o encerramento dos acessos aos caminhos agrícolas locais sem previamente terem sido criadas as necessárias alternativas. Depois porque implicarão mudanças no nó mais a Norte, condicionando o acesso à vila nessa zona apenas a quem transita no sentido Sul-Norte (e colocando em causa a viabilidade económica de um investimento de quase um milhão de euros existente no local).
Ora tudo isto revela falta de sensibilidade e de bom senso por parte, sobretudo, da entidade gestora desta via rodoviária. Pode argumentar-se que há normas e exigências a cumprir neste tipo de vias para justificar o que está a acontecer no IP2. Mas também é certo cada regra tem a sua excepção. E que todas as estradas, seja qual for a sua tipologia, devem existir para servir as populações e o desenvolvimento das regiões que atravessam – o que neste caso concreto não sucede.
Exige-se, portanto, que esta situação seja revista. E a solução pode ser bem mais simples do que em primeira instância aparenta, sem que isso acarrete custos de maior. E já agora, era de bom tom que a Infra-estruturas de Portugal olhasse mais para a rede de estradas nacionais que cruza o distrito de Beja, que nalguns casos anda pelas "ruas da amargura"…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 28/06/2017
ACOS apoia agricultores afectados
pelo incêndio de Pedrógão Grande
A ACOS–Agricultores do Sul iniciou esta terça-feira, 27, junto dos seus associados, uma campanha solidária com os agricultores da região Centro, cujas explorações foram devastadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis.
07h00 - quarta, 28/06/2017
Cadáver encontrado
junto ao cais de Mértola
O cadáver de um homem com cerca de 40 anos foi encontrado esta terça-feira, 27 de Junho, por populares na margem do rio Guadiana, junto ao cais da vila de Mértola.
07h00 - quarta, 28/06/2017
Paulo Conde candidato
da CDU em Ferreira
O funcionário público Paulo Conde, de 47 anos, vai ser o candidato da CDU à presidência da Câmara de Ferreira do Alentejo nas eleições Autárquicas agendadas para 1 de Outubro.
07h00 - terça, 27/06/2017
Três títulos de ciclismo
para a equipa da Casa
do Benfica de Almodôvar
A equipa de ciclismo Master da Casa do Benfica em Almodôvar garantiu no passado fim-de-semana, 24 e 25 de Junho, três títulos de campeão nacional e viu ainda dois atletas sagrarem-se vice-campeões nacionais.
07h00 - terça, 27/06/2017
Recuperação ambiental
na Mina de S. Domingos
Já estão a decorrer os trabalhos da primeira fase do projecto de recuperação ambiental da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, investimento avaliado em de 3,8 milhões de euros que deverá estar concluído em Agosto do próximo ano.

Data: 23/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial