11h00 - quinta, 02/02/2017

Sensibilidade e bom senso


Carlos Pinto
Nesta edição do "Correio Alentejo" damos-lhe a conhecer as críticas que empresários e agricultores fazem às obras de requalificação do IP2 em marcha junto a Entradas, no concelho de Castro Verde. Promovidos pela Infra-estruturas de Portugal no âmbito da sub-concessão rodoviária do Baixo Alentejo, os trabalhos têm vindo a decorrer ao longo dos últimos meses e andam longe de ser consensuais. Primeiro porque precipitaram o encerramento dos acessos aos caminhos agrícolas locais sem previamente terem sido criadas as necessárias alternativas. Depois porque implicarão mudanças no nó mais a Norte, condicionando o acesso à vila nessa zona apenas a quem transita no sentido Sul-Norte (e colocando em causa a viabilidade económica de um investimento de quase um milhão de euros existente no local).
Ora tudo isto revela falta de sensibilidade e de bom senso por parte, sobretudo, da entidade gestora desta via rodoviária. Pode argumentar-se que há normas e exigências a cumprir neste tipo de vias para justificar o que está a acontecer no IP2. Mas também é certo cada regra tem a sua excepção. E que todas as estradas, seja qual for a sua tipologia, devem existir para servir as populações e o desenvolvimento das regiões que atravessam – o que neste caso concreto não sucede.
Exige-se, portanto, que esta situação seja revista. E a solução pode ser bem mais simples do que em primeira instância aparenta, sem que isso acarrete custos de maior. E já agora, era de bom tom que a Infra-estruturas de Portugal olhasse mais para a rede de estradas nacionais que cruza o distrito de Beja, que nalguns casos anda pelas "ruas da amargura"…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - segunda, 11/12/2017
Bruno Lima campeão
nacional de jiujitsu
O jovem Bruno Lima, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, sagrou-se neste sábado, 9 de Dezembro, campeão nacional da modalidade na categoria Infanto-Juvenil/ Faixa Verde.
07h00 - segunda, 11/12/2017
Exposição em Aljustrel
lembra revista "Presença"
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 11, a exposição "O que foi a presença: uma leitura a 90 anos de distância", criada pelo Centro de Estudos Regianos e dedicada à revista "Presença".
00h00 - segunda, 11/12/2017
Câmara de Castro Verde prepara orçamento de 2018
O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para o próximo ano de 2018 da Câmara Municipal de Castro Verde, o primeiro elaborado pelo novo executivo liderado pelo socialista António José Brito, vai ser apresentado, discutido e votado em sede de Câmara e Assembleia Municipal até ao Natal.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Centro de Paralisia de
Beja lança calendário
O Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) apresenta nesta segunda-feira, 11 de Dezembro, o seu calendário solidário "Abraça o meu Sonho", que visa a angariação de fundos para a instituição.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Ferreira do Alentejo
diminui taxa de IMI
A Câmara de Ferreira do Alentejo aprovou a diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos no concelho, que em 2018 passará para a taxa de 0,375%.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial