18h19 - quinta, 05/01/2017

Alentejo está na moda. E bem!


Carlos Pinto
O ano de 2016 terminou com resultados extraordinários para o turismo na região do Alentejo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, citados pela própria entidade regional de turismo, a região recebeu ao longo do último ano cerca de 1,5 milhões de dormidas nas suas diversas unidades hoteleiras (e sem contar com todos aqueles que ficam nos inúmeros equipamentos de turismo rural que existem ou nos parques de campismo). Mas há mais: em 2016 o número de visitantes portugueses que escolheram o Alentejo para passar férias ou gozar alguns dias de descanso aumentou 10,2% face a 2015, assim como cresceu o número de turistas alemães (22,1%), espanhóis (19,4%) e italianos (18,4%) que passaram pela região.
Resumindo, o Alentejo está (felizmente) na moda! E se o turismo é cada vez mais um sector determinante para a economia nacional, o facto de a região se encontrar na "linha da frente" nesta área no quadro geral de Portugal deixa antever um futuro com maior esperança para todos aqueles que vivem e investem neste território.
Mas não há bela sem senão. E no caso concreto do turismo, existem duas questões essenciais que devem estar bem presentes entre todos. Por um lado, entre os agentes turísticos e os responsáveis pelo sector, deve continuar a trabalhar-se no sentido de um turismo com qualidade e sustentável, que evite as indesejadas massificações. Por outro lado, entre os governantes, deve existir a noção de que para a região continuar a ser atractiva para turistas (e não só) não pode continuar a ficar sem valências e serviços. Se estas duas questões forem bem ponderadas por ambas as partes, certamente que o turismo no Alentejo continuará a crescer. Para bem da região e para bem do país.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/08/2017
Adega da Vidigueira
inaugura nova obra
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) inaugura esta sexta-feira, 18, a obra do seu novo Centro de Análise e Pesagem (CAP), estrutura que já servirá para a recepção de uvas na vindima deste ano.
00h00 - sexta, 18/08/2017
Risco de incêndio elevado no distrito de Beja
O Governo declarou nesta quinta-feira, 17, o estado de calamidade pública em algumas zonas do território nacional, entre as quais diversos concelhos do distrito de Beja.
00h00 - sexta, 18/08/2017
Serviços de saúde nas praias
de Milfontes e Zambujeira
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) tem a funcionar, até final deste mês de Agosto, dois postos de saúde nas praias de Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar, ambas no concelho de Odemira.
00h00 - sexta, 18/08/2017
"Noite Branca" nas
piscinas de Aljustrel
Como já é tradição no Verão, as piscinas municipais de Aljustrel recebem nesta noite de sexta-feira, 18, mais uma edição da "Noite Branca", festa organizada pela autarquia local.
07h00 - quinta, 17/08/2017
Seca: Peixes retirados do Monte da Rocha
O Governo decidiu retirar os peixes que se encontram na albufeira do Monte da Rocha (Ourique) e de mais três barragens do Alentejo devido à situação de seca que afecta a região.

Data: 04/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial