18h19 - quinta, 05/01/2017

Alentejo está na moda. E bem!


Carlos Pinto
O ano de 2016 terminou com resultados extraordinários para o turismo na região do Alentejo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, citados pela própria entidade regional de turismo, a região recebeu ao longo do último ano cerca de 1,5 milhões de dormidas nas suas diversas unidades hoteleiras (e sem contar com todos aqueles que ficam nos inúmeros equipamentos de turismo rural que existem ou nos parques de campismo). Mas há mais: em 2016 o número de visitantes portugueses que escolheram o Alentejo para passar férias ou gozar alguns dias de descanso aumentou 10,2% face a 2015, assim como cresceu o número de turistas alemães (22,1%), espanhóis (19,4%) e italianos (18,4%) que passaram pela região.
Resumindo, o Alentejo está (felizmente) na moda! E se o turismo é cada vez mais um sector determinante para a economia nacional, o facto de a região se encontrar na "linha da frente" nesta área no quadro geral de Portugal deixa antever um futuro com maior esperança para todos aqueles que vivem e investem neste território.
Mas não há bela sem senão. E no caso concreto do turismo, existem duas questões essenciais que devem estar bem presentes entre todos. Por um lado, entre os agentes turísticos e os responsáveis pelo sector, deve continuar a trabalhar-se no sentido de um turismo com qualidade e sustentável, que evite as indesejadas massificações. Por outro lado, entre os governantes, deve existir a noção de que para a região continuar a ser atractiva para turistas (e não só) não pode continuar a ficar sem valências e serviços. Se estas duas questões forem bem ponderadas por ambas as partes, certamente que o turismo no Alentejo continuará a crescer. Para bem da região e para bem do país.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
"Fixação de pessoas é o maior desafio de Almodôvar"
O presidente da Câmara de Almodôvar, falou ao "CA" sobre os desafios que se colocam ao concelho, assim como sobre as inúmeras obras que a autarquia tem em desenvolvimento ou pretende concretizar.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila Galé investe
no concelho de Beja
Tal como o "CA" revelou em Dezembro de 2017, o Grupo Vila Galé prepara-se para refortçar o seu investimento no concelho de Beja, onde já tem o Clube de Campo, perto de Albernoa.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena de artes
em Castro Verde
Da música acústica ao rock mais "eléctrico", do cante alentejano às palavras de Abril, dos livros aos produtos da terra, do teatro para bebés aos espectáculos de revista, são muitos os pontos de interesse de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", quinzena cultural que a Câmara de Castro Verde promove entre esta sexta-feira, 20 de Abril, e o dia da Mãe, a 6 de Maio.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena cultural reduziu orçamento
Depois de nos últimos quatros anos ter tido uma duração mais prolongada no tempo, a "Primavera no Campo Branco" regressa em 2018 ao formato de quinzena.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila de Almodôvar
"volta" à Idade Média
Almodôvar "viaja" neste fim-de-semana até 1285, ano em que Dom Dinis concedeu a Carta de Foral à localidade, com o centro histórico da vila a receber bailes e folias, bobos e jograis, damas e cavaleiros, numa organização da Câmara Municipal local.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial