18h19 - quinta, 05/01/2017

Alentejo está na moda. E bem!


Carlos Pinto
O ano de 2016 terminou com resultados extraordinários para o turismo na região do Alentejo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, citados pela própria entidade regional de turismo, a região recebeu ao longo do último ano cerca de 1,5 milhões de dormidas nas suas diversas unidades hoteleiras (e sem contar com todos aqueles que ficam nos inúmeros equipamentos de turismo rural que existem ou nos parques de campismo). Mas há mais: em 2016 o número de visitantes portugueses que escolheram o Alentejo para passar férias ou gozar alguns dias de descanso aumentou 10,2% face a 2015, assim como cresceu o número de turistas alemães (22,1%), espanhóis (19,4%) e italianos (18,4%) que passaram pela região.
Resumindo, o Alentejo está (felizmente) na moda! E se o turismo é cada vez mais um sector determinante para a economia nacional, o facto de a região se encontrar na "linha da frente" nesta área no quadro geral de Portugal deixa antever um futuro com maior esperança para todos aqueles que vivem e investem neste território.
Mas não há bela sem senão. E no caso concreto do turismo, existem duas questões essenciais que devem estar bem presentes entre todos. Por um lado, entre os agentes turísticos e os responsáveis pelo sector, deve continuar a trabalhar-se no sentido de um turismo com qualidade e sustentável, que evite as indesejadas massificações. Por outro lado, entre os governantes, deve existir a noção de que para a região continuar a ser atractiva para turistas (e não só) não pode continuar a ficar sem valências e serviços. Se estas duas questões forem bem ponderadas por ambas as partes, certamente que o turismo no Alentejo continuará a crescer. Para bem da região e para bem do país.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - segunda, 11/12/2017
Bruno Lima campeão
nacional de jiujitsu
O jovem Bruno Lima, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, sagrou-se neste sábado, 9 de Dezembro, campeão nacional da modalidade na categoria Infanto-Juvenil/ Faixa Verde.
07h00 - segunda, 11/12/2017
Exposição em Aljustrel
lembra revista "Presença"
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 11, a exposição "O que foi a presença: uma leitura a 90 anos de distância", criada pelo Centro de Estudos Regianos e dedicada à revista "Presença".
00h00 - segunda, 11/12/2017
Câmara de Castro Verde prepara orçamento de 2018
O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para o próximo ano de 2018 da Câmara Municipal de Castro Verde, o primeiro elaborado pelo novo executivo liderado pelo socialista António José Brito, vai ser apresentado, discutido e votado em sede de Câmara e Assembleia Municipal até ao Natal.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Centro de Paralisia de
Beja lança calendário
O Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) apresenta nesta segunda-feira, 11 de Dezembro, o seu calendário solidário "Abraça o meu Sonho", que visa a angariação de fundos para a instituição.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Ferreira do Alentejo
diminui taxa de IMI
A Câmara de Ferreira do Alentejo aprovou a diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos no concelho, que em 2018 passará para a taxa de 0,375%.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial