10h44 - quinta, 15/12/2016

Afinal há esperança


Carlos Pinto
Afinal, nem só de más notícias se faz o dia-a-dia do Baixo Alentejo. Apesar de serem muitas as razões do nosso queixume, também são bastantes os motivos para o nosso orgulho e várias as razões para crer num futuro melhor. É o caso das notícias vindas recentemente a público nas áreas da Saúde e da Educação. No primeiro caso, foi o próprio ministro da tutela a anunciar em Beja a intenção do Governo de avançar com a construção dos novos centros de saúde de Ourique e Vidigueira, assim como investir em novos equipamentos para o Hospital de Beja. E na Educação, há que sublinhar com a devida pompa o excelente resultado obtido pela Escola Secundária D. Manuel I, de Beja, nos exames nacionais do 9º ano a Português e Matemática: foi "apenas" a melhor entre as escolas públicas de Portugal.
Estes dois factos abrem uma nova "janela de optimismo" à região. Porque com melhores cuidados de saúde e uma boa educação, entre outros factores, poderemos almejar ao ambicionado desenvolvimento económico e social. E com melhores serviços de saúde e boas escolas poderemos, também, ajudar a estancar a "sangria" demográfica do distrito e captar novos habitantes.
E se a isto juntarmos a concretização de algumas das medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do Programa Nacional para Coesão Territorial (nomeadamente a reabertura de alguns dos serviços extintos por mando da "troika" nos anos da crise), assim como a descentralização de competências do Estado para as autarquias defendida pelo primeiro-ministro durante as comemorações dos 40 anos de Poder Local democrático em Portugal, então a esperança é mais que muita.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 24/06/2018
Festival B chega
ao fim em Beja
Termina neste domingo, 24 de Junho, em Beja, a primeira edição do Festival B, uma iniciativa da Câmara de Beja que concilia o cante alentejano com o fado e os petiscos tradicionais.
00h00 - domingo, 24/06/2018
Exposição de pintura
na Biblioteca de Aljustrel
A Biblioteca Municipal de Aljustrel tem patente até ao próximo dia 14 de Julho a exposição de pintura em acrílico "Alegrar a vida", da autoria de Isabel Lobinho.
00h00 - domingo, 24/06/2018
PCP defende mais
investimento na ferrovia
A Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP veio a público exigir investimentos na rede ferroviária da região e uma política de mobilidade que "assegure desenvolvimento" do distrito.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Fado, morna e cante
na cidade de Beja
O fado, a morna cabo-verdiana e o cante alentejano vão ser a "banda sonora" de Beja neste sábado, 23, segundo dia da primeira edição do Festival B, promovido pela autarquia local.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Festival aquático nas
piscinas de Aljustrel
Com o Verão a começar, as piscinas municipais recebem neste sábado, 23 de Junho, um festival aquático com muita música, jogos aquáticos e actividades infantis.

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial