10h44 - quinta, 15/12/2016

Afinal há esperança


Carlos Pinto
Afinal, nem só de más notícias se faz o dia-a-dia do Baixo Alentejo. Apesar de serem muitas as razões do nosso queixume, também são bastantes os motivos para o nosso orgulho e várias as razões para crer num futuro melhor. É o caso das notícias vindas recentemente a público nas áreas da Saúde e da Educação. No primeiro caso, foi o próprio ministro da tutela a anunciar em Beja a intenção do Governo de avançar com a construção dos novos centros de saúde de Ourique e Vidigueira, assim como investir em novos equipamentos para o Hospital de Beja. E na Educação, há que sublinhar com a devida pompa o excelente resultado obtido pela Escola Secundária D. Manuel I, de Beja, nos exames nacionais do 9º ano a Português e Matemática: foi "apenas" a melhor entre as escolas públicas de Portugal.
Estes dois factos abrem uma nova "janela de optimismo" à região. Porque com melhores cuidados de saúde e uma boa educação, entre outros factores, poderemos almejar ao ambicionado desenvolvimento económico e social. E com melhores serviços de saúde e boas escolas poderemos, também, ajudar a estancar a "sangria" demográfica do distrito e captar novos habitantes.
E se a isto juntarmos a concretização de algumas das medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do Programa Nacional para Coesão Territorial (nomeadamente a reabertura de alguns dos serviços extintos por mando da "troika" nos anos da crise), assim como a descentralização de competências do Estado para as autarquias defendida pelo primeiro-ministro durante as comemorações dos 40 anos de Poder Local democrático em Portugal, então a esperança é mais que muita.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
"Fixação de pessoas é o maior desafio de Almodôvar"
O presidente da Câmara de Almodôvar, falou ao "CA" sobre os desafios que se colocam ao concelho, assim como sobre as inúmeras obras que a autarquia tem em desenvolvimento ou pretende concretizar.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila Galé investe
no concelho de Beja
Tal como o "CA" revelou em Dezembro de 2017, o Grupo Vila Galé prepara-se para refortçar o seu investimento no concelho de Beja, onde já tem o Clube de Campo, perto de Albernoa.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena de artes
em Castro Verde
Da música acústica ao rock mais "eléctrico", do cante alentejano às palavras de Abril, dos livros aos produtos da terra, do teatro para bebés aos espectáculos de revista, são muitos os pontos de interesse de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", quinzena cultural que a Câmara de Castro Verde promove entre esta sexta-feira, 20 de Abril, e o dia da Mãe, a 6 de Maio.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena cultural reduziu orçamento
Depois de nos últimos quatros anos ter tido uma duração mais prolongada no tempo, a "Primavera no Campo Branco" regressa em 2018 ao formato de quinzena.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila de Almodôvar
"volta" à Idade Média
Almodôvar "viaja" neste fim-de-semana até 1285, ano em que Dom Dinis concedeu a Carta de Foral à localidade, com o centro histórico da vila a receber bailes e folias, bobos e jograis, damas e cavaleiros, numa organização da Câmara Municipal local.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial