10h44 - quinta, 15/12/2016

Afinal há esperança


Carlos Pinto
Afinal, nem só de más notícias se faz o dia-a-dia do Baixo Alentejo. Apesar de serem muitas as razões do nosso queixume, também são bastantes os motivos para o nosso orgulho e várias as razões para crer num futuro melhor. É o caso das notícias vindas recentemente a público nas áreas da Saúde e da Educação. No primeiro caso, foi o próprio ministro da tutela a anunciar em Beja a intenção do Governo de avançar com a construção dos novos centros de saúde de Ourique e Vidigueira, assim como investir em novos equipamentos para o Hospital de Beja. E na Educação, há que sublinhar com a devida pompa o excelente resultado obtido pela Escola Secundária D. Manuel I, de Beja, nos exames nacionais do 9º ano a Português e Matemática: foi "apenas" a melhor entre as escolas públicas de Portugal.
Estes dois factos abrem uma nova "janela de optimismo" à região. Porque com melhores cuidados de saúde e uma boa educação, entre outros factores, poderemos almejar ao ambicionado desenvolvimento económico e social. E com melhores serviços de saúde e boas escolas poderemos, também, ajudar a estancar a "sangria" demográfica do distrito e captar novos habitantes.
E se a isto juntarmos a concretização de algumas das medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do Programa Nacional para Coesão Territorial (nomeadamente a reabertura de alguns dos serviços extintos por mando da "troika" nos anos da crise), assim como a descentralização de competências do Estado para as autarquias defendida pelo primeiro-ministro durante as comemorações dos 40 anos de Poder Local democrático em Portugal, então a esperança é mais que muita.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - segunda, 11/12/2017
Bruno Lima campeão
nacional de jiujitsu
O jovem Bruno Lima, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, sagrou-se neste sábado, 9 de Dezembro, campeão nacional da modalidade na categoria Infanto-Juvenil/ Faixa Verde.
07h00 - segunda, 11/12/2017
Exposição em Aljustrel
lembra revista "Presença"
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 11, a exposição "O que foi a presença: uma leitura a 90 anos de distância", criada pelo Centro de Estudos Regianos e dedicada à revista "Presença".
00h00 - segunda, 11/12/2017
Câmara de Castro Verde prepara orçamento de 2018
O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para o próximo ano de 2018 da Câmara Municipal de Castro Verde, o primeiro elaborado pelo novo executivo liderado pelo socialista António José Brito, vai ser apresentado, discutido e votado em sede de Câmara e Assembleia Municipal até ao Natal.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Centro de Paralisia de
Beja lança calendário
O Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) apresenta nesta segunda-feira, 11 de Dezembro, o seu calendário solidário "Abraça o meu Sonho", que visa a angariação de fundos para a instituição.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Ferreira do Alentejo
diminui taxa de IMI
A Câmara de Ferreira do Alentejo aprovou a diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos no concelho, que em 2018 passará para a taxa de 0,375%.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial