10h44 - quinta, 15/12/2016

Afinal há esperança


Carlos Pinto
Afinal, nem só de más notícias se faz o dia-a-dia do Baixo Alentejo. Apesar de serem muitas as razões do nosso queixume, também são bastantes os motivos para o nosso orgulho e várias as razões para crer num futuro melhor. É o caso das notícias vindas recentemente a público nas áreas da Saúde e da Educação. No primeiro caso, foi o próprio ministro da tutela a anunciar em Beja a intenção do Governo de avançar com a construção dos novos centros de saúde de Ourique e Vidigueira, assim como investir em novos equipamentos para o Hospital de Beja. E na Educação, há que sublinhar com a devida pompa o excelente resultado obtido pela Escola Secundária D. Manuel I, de Beja, nos exames nacionais do 9º ano a Português e Matemática: foi "apenas" a melhor entre as escolas públicas de Portugal.
Estes dois factos abrem uma nova "janela de optimismo" à região. Porque com melhores cuidados de saúde e uma boa educação, entre outros factores, poderemos almejar ao ambicionado desenvolvimento económico e social. E com melhores serviços de saúde e boas escolas poderemos, também, ajudar a estancar a "sangria" demográfica do distrito e captar novos habitantes.
E se a isto juntarmos a concretização de algumas das medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do Programa Nacional para Coesão Territorial (nomeadamente a reabertura de alguns dos serviços extintos por mando da "troika" nos anos da crise), assim como a descentralização de competências do Estado para as autarquias defendida pelo primeiro-ministro durante as comemorações dos 40 anos de Poder Local democrático em Portugal, então a esperança é mais que muita.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/08/2017
Adega da Vidigueira
inaugura nova obra
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) inaugura esta sexta-feira, 18, a obra do seu novo Centro de Análise e Pesagem (CAP), estrutura que já servirá para a recepção de uvas na vindima deste ano.
00h00 - sexta, 18/08/2017
Risco de incêndio elevado no distrito de Beja
O Governo declarou nesta quinta-feira, 17, o estado de calamidade pública em algumas zonas do território nacional, entre as quais diversos concelhos do distrito de Beja.
00h00 - sexta, 18/08/2017
Serviços de saúde nas praias
de Milfontes e Zambujeira
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) tem a funcionar, até final deste mês de Agosto, dois postos de saúde nas praias de Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar, ambas no concelho de Odemira.
00h00 - sexta, 18/08/2017
"Noite Branca" nas
piscinas de Aljustrel
Como já é tradição no Verão, as piscinas municipais de Aljustrel recebem nesta noite de sexta-feira, 18, mais uma edição da "Noite Branca", festa organizada pela autarquia local.
07h00 - quinta, 17/08/2017
Seca: Peixes retirados do Monte da Rocha
O Governo decidiu retirar os peixes que se encontram na albufeira do Monte da Rocha (Ourique) e de mais três barragens do Alentejo devido à situação de seca que afecta a região.

Data: 04/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial