17h31 - quinta, 01/12/2016

Autarquias responsáveis


Carlos Pinto
A semana que passa fica marcada por várias boas notícias envolvendo câmaras municipais do distrito de Beja. Por um lado, os municípios de Almodôvar e de Mértola foram distinguidos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis pelas suas políticas de apoio às famílias, num prémio que abrangeu mais 56 câmaras de todo o país. Por outro lado, a Câmara de Odemira aprovou um apoio extraordinário de 17.500 euros para cada uma das instituições particulares de solidariedade social do concelho que têm resposta na área da Terceira Idade, no sentido destas poderem renovar as suas frotas. E ainda concedeu apoios extraordinários às duas associações humanitárias de bombeiros do concelho. Finalmente, também os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo foram apoiados pela autarquia local e pelas juntas de freguesia, que em conjunto ofereceram uma nova ambulância à corporação.
Todos estes são bons exemplos sobre o que deve ser o papel de uma autarquia na realidade social dos seus concelhos. Apesar dos "ventos de crise" já soprarem com menor intensidade, continuam a existir muitas situações de carência entre as populações ou nas instituições locais. E apesar do Estado ter as suas (imensas) responsabilidades, o Poder Local não pode sacudir a água do capote quando confrontado com estas situações e endossar a resolução dos problemas para terceiros.
É por isso que a Acção Social, da Infância à Terceira Idade passando pelas famílias, deve estar sempre na primeira linha de prioridades na actuação de uma autarquia. Assim se constrói um território coeso e sem desigualdades gritantes. Porque o desenvolvimento de qualquer região não pode passar apenas pela economia.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - segunda, 11/12/2017
Bruno Lima campeão
nacional de jiujitsu
O jovem Bruno Lima, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, sagrou-se neste sábado, 9 de Dezembro, campeão nacional da modalidade na categoria Infanto-Juvenil/ Faixa Verde.
07h00 - segunda, 11/12/2017
Exposição em Aljustrel
lembra revista "Presença"
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 11, a exposição "O que foi a presença: uma leitura a 90 anos de distância", criada pelo Centro de Estudos Regianos e dedicada à revista "Presença".
00h00 - segunda, 11/12/2017
Câmara de Castro Verde prepara orçamento de 2018
O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para o próximo ano de 2018 da Câmara Municipal de Castro Verde, o primeiro elaborado pelo novo executivo liderado pelo socialista António José Brito, vai ser apresentado, discutido e votado em sede de Câmara e Assembleia Municipal até ao Natal.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Centro de Paralisia de
Beja lança calendário
O Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) apresenta nesta segunda-feira, 11 de Dezembro, o seu calendário solidário "Abraça o meu Sonho", que visa a angariação de fundos para a instituição.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Ferreira do Alentejo
diminui taxa de IMI
A Câmara de Ferreira do Alentejo aprovou a diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos no concelho, que em 2018 passará para a taxa de 0,375%.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial