17h31 - quinta, 01/12/2016

Autarquias responsáveis


Carlos Pinto
A semana que passa fica marcada por várias boas notícias envolvendo câmaras municipais do distrito de Beja. Por um lado, os municípios de Almodôvar e de Mértola foram distinguidos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis pelas suas políticas de apoio às famílias, num prémio que abrangeu mais 56 câmaras de todo o país. Por outro lado, a Câmara de Odemira aprovou um apoio extraordinário de 17.500 euros para cada uma das instituições particulares de solidariedade social do concelho que têm resposta na área da Terceira Idade, no sentido destas poderem renovar as suas frotas. E ainda concedeu apoios extraordinários às duas associações humanitárias de bombeiros do concelho. Finalmente, também os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo foram apoiados pela autarquia local e pelas juntas de freguesia, que em conjunto ofereceram uma nova ambulância à corporação.
Todos estes são bons exemplos sobre o que deve ser o papel de uma autarquia na realidade social dos seus concelhos. Apesar dos "ventos de crise" já soprarem com menor intensidade, continuam a existir muitas situações de carência entre as populações ou nas instituições locais. E apesar do Estado ter as suas (imensas) responsabilidades, o Poder Local não pode sacudir a água do capote quando confrontado com estas situações e endossar a resolução dos problemas para terceiros.
É por isso que a Acção Social, da Infância à Terceira Idade passando pelas famílias, deve estar sempre na primeira linha de prioridades na actuação de uma autarquia. Assim se constrói um território coeso e sem desigualdades gritantes. Porque o desenvolvimento de qualquer região não pode passar apenas pela economia.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 28/06/2017
ACOS apoia agricultores afectados
pelo incêndio de Pedrógão Grande
A ACOS–Agricultores do Sul iniciou esta terça-feira, 27, junto dos seus associados, uma campanha solidária com os agricultores da região Centro, cujas explorações foram devastadas pelos incêndios de Pedrógão Grande e Góis.
07h00 - quarta, 28/06/2017
Cadáver encontrado
junto ao cais de Mértola
O cadáver de um homem com cerca de 40 anos foi encontrado esta terça-feira, 27 de Junho, por populares na margem do rio Guadiana, junto ao cais da vila de Mértola.
07h00 - quarta, 28/06/2017
Paulo Conde candidato
da CDU em Ferreira
O funcionário público Paulo Conde, de 47 anos, vai ser o candidato da CDU à presidência da Câmara de Ferreira do Alentejo nas eleições Autárquicas agendadas para 1 de Outubro.
07h00 - terça, 27/06/2017
Três títulos de ciclismo
para a equipa da Casa
do Benfica de Almodôvar
A equipa de ciclismo Master da Casa do Benfica em Almodôvar garantiu no passado fim-de-semana, 24 e 25 de Junho, três títulos de campeão nacional e viu ainda dois atletas sagrarem-se vice-campeões nacionais.
07h00 - terça, 27/06/2017
Recuperação ambiental
na Mina de S. Domingos
Já estão a decorrer os trabalhos da primeira fase do projecto de recuperação ambiental da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, investimento avaliado em de 3,8 milhões de euros que deverá estar concluído em Agosto do próximo ano.

Data: 23/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial