17h31 - quinta, 01/12/2016

Autarquias responsáveis


Carlos Pinto
A semana que passa fica marcada por várias boas notícias envolvendo câmaras municipais do distrito de Beja. Por um lado, os municípios de Almodôvar e de Mértola foram distinguidos pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis pelas suas políticas de apoio às famílias, num prémio que abrangeu mais 56 câmaras de todo o país. Por outro lado, a Câmara de Odemira aprovou um apoio extraordinário de 17.500 euros para cada uma das instituições particulares de solidariedade social do concelho que têm resposta na área da Terceira Idade, no sentido destas poderem renovar as suas frotas. E ainda concedeu apoios extraordinários às duas associações humanitárias de bombeiros do concelho. Finalmente, também os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo foram apoiados pela autarquia local e pelas juntas de freguesia, que em conjunto ofereceram uma nova ambulância à corporação.
Todos estes são bons exemplos sobre o que deve ser o papel de uma autarquia na realidade social dos seus concelhos. Apesar dos "ventos de crise" já soprarem com menor intensidade, continuam a existir muitas situações de carência entre as populações ou nas instituições locais. E apesar do Estado ter as suas (imensas) responsabilidades, o Poder Local não pode sacudir a água do capote quando confrontado com estas situações e endossar a resolução dos problemas para terceiros.
É por isso que a Acção Social, da Infância à Terceira Idade passando pelas famílias, deve estar sempre na primeira linha de prioridades na actuação de uma autarquia. Assim se constrói um território coeso e sem desigualdades gritantes. Porque o desenvolvimento de qualquer região não pode passar apenas pela economia.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 24/06/2018
Festival B chega
ao fim em Beja
Termina neste domingo, 24 de Junho, em Beja, a primeira edição do Festival B, uma iniciativa da Câmara de Beja que concilia o cante alentejano com o fado e os petiscos tradicionais.
00h00 - domingo, 24/06/2018
Exposição de pintura
na Biblioteca de Aljustrel
A Biblioteca Municipal de Aljustrel tem patente até ao próximo dia 14 de Julho a exposição de pintura em acrílico "Alegrar a vida", da autoria de Isabel Lobinho.
00h00 - domingo, 24/06/2018
PCP defende mais
investimento na ferrovia
A Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP veio a público exigir investimentos na rede ferroviária da região e uma política de mobilidade que "assegure desenvolvimento" do distrito.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Fado, morna e cante
na cidade de Beja
O fado, a morna cabo-verdiana e o cante alentejano vão ser a "banda sonora" de Beja neste sábado, 23, segundo dia da primeira edição do Festival B, promovido pela autarquia local.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Festival aquático nas
piscinas de Aljustrel
Com o Verão a começar, as piscinas municipais recebem neste sábado, 23 de Junho, um festival aquático com muita música, jogos aquáticos e actividades infantis.

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial