11h25 - quinta, 17/11/2016

Uma obra indispensável


Carlos Pinto
Durante a recente Conferência Mundial do Clima, realizada na cidade marroquina de Marraquexe, ficámos a saber que 15 dos anos mais quentes do último século foram registados… a partir de 2000. A estatística não desmente e a realidade está à vista: o tempo mudou e as alterações climáticas são um problema de todos. E aqueles que, como nós, vivem no Baixo Alentejo sabem bem do que falam sobre esta matéria, sobretudo porque a precipitação na região nos últimos dois anos tem sido quase zero!
De acordo com muitos especialistas no tema, os períodos de seca no Baixo Alentejo vão ser cada mais frequentes e urge, nesse sentido, encontrar as melhores soluções para evitar males maiores. Foi o aconteceu há duas décadas, com o início das obras do Alqueva, que permitiu a chegada de água em quantidade e a tempo e horas a várias albufeiras da região, assim como a milhares de hectares de terra que hoje são altamente produtivos.
Mas este trabalho ainda não está concluído. É certo que expansão do projecto do Alqueva é uma certeza para os próximos anos, mas continua sem incluir nos seus projectos qualquer ligação da grande barragem à zona mais a sul do Alentejo, nomeadamente ao Monte da Rocha. O que é incompreensível! Situada no concelho de Ourique e servindo para o abastecimento de mais quatro municípios e cerca de 6.000 hectares de regadio, não se justifica que esta albufeira continue a ficar de fora deste projecto. Ainda para mais quando a barragem do Roxo, onde a água do Alqueva chegou em 2009, está bem próxima! Urge portanto que esta ligação seja avaliada com seriedade por quem de direito e que possa vir a ser incluída no plano de expansão do Alqueva. Caso contrário, e continuando o tempo como agora, esta zona pode vir a tornar-se num verdadeiro deserto.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 20/10/2017
Artes plásticas para
ver em Aljustrel
A artista Agostinha Eusébio, natural de Aljustrel, inaugura nesta sexta-feira, 20 de Outubro, pelas 18h00, uma exposição de pintura no Espaço Oficinas, na "vila mineira".
00h00 - sexta, 20/10/2017
Somincor promove
Open House no domingo
A empresa Somincor, concessionária das minas de Neves-Corvo, em Castro Verde, promove no domingo, 22 de Outubro, a segunda edição do Open House Somincor 2017.
00h00 - sexta, 20/10/2017
Francisco Chaves estreia
peça em Castro Verde
O jovem Francisco Assislau Chaves, natural de Castro Verde, é o autor de "Concerto de Sombras", obra que sobe ao palco do cine-teatro municipal de Castro Verde nesta sexta-feira, 20, interpretada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML).
00h00 - sexta, 20/10/2017
Vila de Mértola recebe
Feira da Caça 2017
Uma mostra de artigos de caça, demonstrações de falcoaria e cetraria, provas de tiro aos pratos, concursos nacionais, caçadas, gastronomia e animação musical são alguns dos (muitos) destaques da VIII Feira da Caça de Mértola.
00h00 - sexta, 20/10/2017
Tomadas de posse em Almodôvar e Ourique
Realizam-se nesta sexta-feira, 20 de Outubro, as cerimónias de tomada de posse dos presidentes das câmaras de Almodôvar e de Ourique, assim como dos restantes eleitos na câmara e assembleia municipal dos dois concelhos.

Data: 13/10/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial