11h40 - quinta, 03/11/2016

Saúde com qualidade


Carlos Pinto
A Entidade Reguladora da Saúde emitiu uma deliberação onde insta a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) a adoptar os procedimentos necessários a garantir "o direito dos utentes à prestação de cuidados de saúde de qualidade e com segurança e em tempo útil e adequado à situação concreta de cada utente". Na base desta deliberação, relatada pela Agência Lusa, está a morte de um bebé de 40 semanas e cinco dias de gestação, no decurso de um parto realizado no Hospital José Joaquim Fernandes em Abril de 2015, sendo que o regulador aponta para falhas nos procedimentos médicos e por ter demorado meia hora a iniciar-se uma cesariana de urgência [ver notícia na página 7].
A situação, por si só, já é bastante trágica. Mas mais grave é ainda por ser somar à série de casos que nos últimos meses têm motivado averiguações internas por parte da ULSBA e que até levaram o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, a questionar o Ministério da Saúde sobre o volume de procedimentos por ocorrência de episódios anómalos na prestação de cuidados de saúde no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entre 2012 e 2016.
Em nome de serviços de saúde de e com qualidade no distrito de Beja, todos estes casos não podem ficar sem uma resposta concreta e transparente. Há que avaliar os procedimentos seguidos, encontrar as causas dos erros e aplicar a necessária terapêutica para corrigir essas falhas. Porque hoje e sempre a Saúde e a salvaguarda da vida humana sobrepõem-se a qualquer valor. E devem ser estas as maiores de todas as prioridades.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
09h00 - segunda, 11/12/2017
Bruno Lima campeão
nacional de jiujitsu
O jovem Bruno Lima, atleta da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, sagrou-se neste sábado, 9 de Dezembro, campeão nacional da modalidade na categoria Infanto-Juvenil/ Faixa Verde.
07h00 - segunda, 11/12/2017
Exposição em Aljustrel
lembra revista "Presença"
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 11, a exposição "O que foi a presença: uma leitura a 90 anos de distância", criada pelo Centro de Estudos Regianos e dedicada à revista "Presença".
00h00 - segunda, 11/12/2017
Câmara de Castro Verde prepara orçamento de 2018
O Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para o próximo ano de 2018 da Câmara Municipal de Castro Verde, o primeiro elaborado pelo novo executivo liderado pelo socialista António José Brito, vai ser apresentado, discutido e votado em sede de Câmara e Assembleia Municipal até ao Natal.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Centro de Paralisia de
Beja lança calendário
O Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) apresenta nesta segunda-feira, 11 de Dezembro, o seu calendário solidário "Abraça o meu Sonho", que visa a angariação de fundos para a instituição.
00h00 - segunda, 11/12/2017
Ferreira do Alentejo
diminui taxa de IMI
A Câmara de Ferreira do Alentejo aprovou a diminuição do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos no concelho, que em 2018 passará para a taxa de 0,375%.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial