11h40 - quinta, 03/11/2016

Saúde com qualidade


Carlos Pinto
A Entidade Reguladora da Saúde emitiu uma deliberação onde insta a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) a adoptar os procedimentos necessários a garantir "o direito dos utentes à prestação de cuidados de saúde de qualidade e com segurança e em tempo útil e adequado à situação concreta de cada utente". Na base desta deliberação, relatada pela Agência Lusa, está a morte de um bebé de 40 semanas e cinco dias de gestação, no decurso de um parto realizado no Hospital José Joaquim Fernandes em Abril de 2015, sendo que o regulador aponta para falhas nos procedimentos médicos e por ter demorado meia hora a iniciar-se uma cesariana de urgência [ver notícia na página 7].
A situação, por si só, já é bastante trágica. Mas mais grave é ainda por ser somar à série de casos que nos últimos meses têm motivado averiguações internas por parte da ULSBA e que até levaram o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, a questionar o Ministério da Saúde sobre o volume de procedimentos por ocorrência de episódios anómalos na prestação de cuidados de saúde no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entre 2012 e 2016.
Em nome de serviços de saúde de e com qualidade no distrito de Beja, todos estes casos não podem ficar sem uma resposta concreta e transparente. Há que avaliar os procedimentos seguidos, encontrar as causas dos erros e aplicar a necessária terapêutica para corrigir essas falhas. Porque hoje e sempre a Saúde e a salvaguarda da vida humana sobrepõem-se a qualquer valor. E devem ser estas as maiores de todas as prioridades.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 24/06/2018
Festival B chega
ao fim em Beja
Termina neste domingo, 24 de Junho, em Beja, a primeira edição do Festival B, uma iniciativa da Câmara de Beja que concilia o cante alentejano com o fado e os petiscos tradicionais.
00h00 - domingo, 24/06/2018
Exposição de pintura
na Biblioteca de Aljustrel
A Biblioteca Municipal de Aljustrel tem patente até ao próximo dia 14 de Julho a exposição de pintura em acrílico "Alegrar a vida", da autoria de Isabel Lobinho.
00h00 - domingo, 24/06/2018
PCP defende mais
investimento na ferrovia
A Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP veio a público exigir investimentos na rede ferroviária da região e uma política de mobilidade que "assegure desenvolvimento" do distrito.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Fado, morna e cante
na cidade de Beja
O fado, a morna cabo-verdiana e o cante alentejano vão ser a "banda sonora" de Beja neste sábado, 23, segundo dia da primeira edição do Festival B, promovido pela autarquia local.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Festival aquático nas
piscinas de Aljustrel
Com o Verão a começar, as piscinas municipais recebem neste sábado, 23 de Junho, um festival aquático com muita música, jogos aquáticos e actividades infantis.

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial