11h40 - quinta, 03/11/2016

Saúde com qualidade


Carlos Pinto
A Entidade Reguladora da Saúde emitiu uma deliberação onde insta a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) a adoptar os procedimentos necessários a garantir "o direito dos utentes à prestação de cuidados de saúde de qualidade e com segurança e em tempo útil e adequado à situação concreta de cada utente". Na base desta deliberação, relatada pela Agência Lusa, está a morte de um bebé de 40 semanas e cinco dias de gestação, no decurso de um parto realizado no Hospital José Joaquim Fernandes em Abril de 2015, sendo que o regulador aponta para falhas nos procedimentos médicos e por ter demorado meia hora a iniciar-se uma cesariana de urgência [ver notícia na página 7].
A situação, por si só, já é bastante trágica. Mas mais grave é ainda por ser somar à série de casos que nos últimos meses têm motivado averiguações internas por parte da ULSBA e que até levaram o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, a questionar o Ministério da Saúde sobre o volume de procedimentos por ocorrência de episódios anómalos na prestação de cuidados de saúde no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entre 2012 e 2016.
Em nome de serviços de saúde de e com qualidade no distrito de Beja, todos estes casos não podem ficar sem uma resposta concreta e transparente. Há que avaliar os procedimentos seguidos, encontrar as causas dos erros e aplicar a necessária terapêutica para corrigir essas falhas. Porque hoje e sempre a Saúde e a salvaguarda da vida humana sobrepõem-se a qualquer valor. E devem ser estas as maiores de todas as prioridades.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
"Fixação de pessoas é o maior desafio de Almodôvar"
O presidente da Câmara de Almodôvar, falou ao "CA" sobre os desafios que se colocam ao concelho, assim como sobre as inúmeras obras que a autarquia tem em desenvolvimento ou pretende concretizar.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila Galé investe
no concelho de Beja
Tal como o "CA" revelou em Dezembro de 2017, o Grupo Vila Galé prepara-se para refortçar o seu investimento no concelho de Beja, onde já tem o Clube de Campo, perto de Albernoa.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena de artes
em Castro Verde
Da música acústica ao rock mais "eléctrico", do cante alentejano às palavras de Abril, dos livros aos produtos da terra, do teatro para bebés aos espectáculos de revista, são muitos os pontos de interesse de mais uma edição da "Primavera no Campo Branco", quinzena cultural que a Câmara de Castro Verde promove entre esta sexta-feira, 20 de Abril, e o dia da Mãe, a 6 de Maio.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Quinzena cultural reduziu orçamento
Depois de nos últimos quatros anos ter tido uma duração mais prolongada no tempo, a "Primavera no Campo Branco" regressa em 2018 ao formato de quinzena.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Vila de Almodôvar
"volta" à Idade Média
Almodôvar "viaja" neste fim-de-semana até 1285, ano em que Dom Dinis concedeu a Carta de Foral à localidade, com o centro histórico da vila a receber bailes e folias, bobos e jograis, damas e cavaleiros, numa organização da Câmara Municipal local.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial