11h43 - quinta, 21/01/2016

As preocupações do comendador


Carlos Pinto
Aos 89 anos (quase 90), o empresário Leonel António Cameirinha continua a ser uma das vozes mas coerentes sobre aquilo que é o presente e deve ser o futuro da região e, sobretudo, da sua cidade: Beja. A prova está na entrevista que o Comendador concedeu ao "CA" e que publicamos nesta edição, onde afirma que "Beja não está a crescer" – "Está estacionada, com diminuição da população e da natalidade", diz, para logo de seguida acrescentar: "Vejo outras cidades a crescer e em Beja isso não acontece."
Apesar de cáusticas, as palavras de Leonel Cameirinha ilustram na perfeição aquilo que, dia após dia, se vai verificando na mais importante cidade da região. Ao longo dos últimos anos Beja tem perdido a todos os níveis. Perdeu população, tem menos serviços públicos, é cada vez menos influente no plano político e nem sequer consegue capitalizar os recentes grandes investimentos feitos pelo Estado, nomeadamente o aeroporto e o Alqueva.
É certo que no caso deste último, se nota uma evolução nos campos em redor da cidade. Há novas culturas e novas indústrias a florescer. Mas isso ainda não trouxe o impacto esperado à cidade. E relativamente ao aeroporto nem vale a pena acrescentar mais uma linha ao que tem vindo a ser escrito nos últimos anos…
Por tudo isto, é urgente que haja uma mudança em Beja. De mentalidades e não só. Porque para que a cidade possa sair do marasmo em que se encontra é preciso fazer mais do que festas e outros eventos, enquanto se espera que o desenvolvimento caia do céu. Só uma cidade viva consegue crescer. E a Beja actual dificilmente conseguirá evitar o definhamento…



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 18/02/2018
Rua da Lavoura (Beja)
reabriu ao trânsito
A Câmara de Beja já terminou as obras de requalificação da rua da Lavoura, que reabriu ao trânsito neste sábado, 17 de Fevereiro, após várias semanas sem circulação.
00h00 - domingo, 18/02/2018
Aniversário do "Avante"
em Almodôvar e Castro
A Direcção da Organização Regional de Beja (Dorbe) do PCP promove neste domingo, 18 de Fevereiro, dois momentos comemorativos de mais um aniversário do jornal "Avante".
00h00 - domingo, 18/02/2018
Festival do Peixe
do Rio já tem data
A edição de 2018 do Festival do Peixe do Rio, no antigo porto mineiro do Pomarão, no concelho de Mértola, vai realizar-se nos dias 7 e 8 do próximo mês de Abril.
00h00 - domingo, 18/02/2018
FC Castrense tem
jogo difícil no Algarve
A equipa do FC Castrense tem neste domingo, 18 de Fevereiro, uma difícil deslocação ao Algarve, onde vai medir forças com a formação do Lusitano VRSA em jogo da Série E do Campeonato de Portugal/ Prio.
00h00 - sábado, 17/02/2018
"Terras Sem Sombra"
começa em Vila de Frades
Arranca neste sábado, 17 de Fevereiro, a 14ª edição do festival de música sacra do Baixo Alentejo "Terras Sem Sombra", este ano organizado pela associação Pedra Angular em parceria com as autarquias.

Data: 09/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial