11h36 - sexta, 08/01/2016

Boas novidades no aeroporto de Beja


Carlos Pinto
O final de 2015 e o início de 2016 trouxeram boas notícias para o aeroporto de Beja. Até parece mentira, mas não é… No início desta semana a companhia aérea privada HiFly anunciou que dois dos seus aviões Airbus vão estacionar na infra-estrutura baixo-alentejana, que pode vir a servir de placa giratória para a frota desta empresa. Mas a grande novidade chegou mesmo nos últimos dias de 2015, quando a Aeroneo tornou público o acordo que estabeleceu com a Antonov e que pode dar azo a que os aviões construídos pelo gigante ucraniano que voam em África sejam alvo de operações de renovação, conversão ou revalorização em Beja, além de prever "a oferta conjunta de serviços aeronáuticos" [ver notícias na página 4 desta edição do "CA"].
Estas duas notícias não podem deixar de suscitar entre os baixo-alentejanos a expectativa de que o aeroporto de Beja possa vir a ganhar um novo ânimo e, consequentemente, estimular a depauperada economia local. Isto depois de anos e anos a ouvir lisboetas e outros "especialistas" falar do equipamento como um "elefante-branco", inútil e inconsequente, símbolo maior do despesismo sem regras do Estado.
Mas agora abre-se uma nova janela de esperança. E tanto o acordo da Aeroneo com a Antonov como o protocolo estabelecido entre a ANA e a HiFly demonstram aquela que é a grande mais-valia do aeroporto de Beja: um equipamento excelente para acolher aeronaves em períodos de estacionamento de longa e média-duração, e para operações de reparação e manutenção. Isto sem esquecer o transporte de carga, servindo de "entreposto" para os voos que chegam de África ou da América do Sul rumo à Europa – sem esquecer a crescente produção agrícola do Alentejo!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
11h00 - sexta, 25/05/2018
Feira do Talego e
Avental em Ferreira
A União das Freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros promove nesta sexta-feira, 25, mais uma edição da Feira do Talego e Avental, que decorre a partir das 19h00 na Praça Comendador Infante Passanha.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Carlos Moedas participa em iniciativas em Beja
O bejense Carlos Moedas, actual comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, vai estar nesta sexta-feira, 25, na cidade de Beja, participando em duas iniciativas.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Feira dos Saberes
e dos Sabores anima
Santana da Serra
A aldeia de Santana da Serra, no concelho de Ourique, está em festa neste fim-de-semana, 25 a 27 de Maio, com a realização de mais uma edição da Feira dos Saberes e Sabores.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Procuradora japonesa
no Lab UbiNet do IPBeja
A procuradora do Ministério Publico de Tóquio, capitão do Japão, visita nesta sexta-feira, 25 de Maio, o laboratório UbiNET do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
07h00 - sexta, 25/05/2018
Beja "capital" da
banda desenhada
Ao longo das próximas duas semanas a cidade de Beja vai ser a "capital nacional" da banda desenada (BD), com a realização de mais uma edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial