11h36 - sexta, 08/01/2016

Boas novidades no aeroporto de Beja


Carlos Pinto
O final de 2015 e o início de 2016 trouxeram boas notícias para o aeroporto de Beja. Até parece mentira, mas não é… No início desta semana a companhia aérea privada HiFly anunciou que dois dos seus aviões Airbus vão estacionar na infra-estrutura baixo-alentejana, que pode vir a servir de placa giratória para a frota desta empresa. Mas a grande novidade chegou mesmo nos últimos dias de 2015, quando a Aeroneo tornou público o acordo que estabeleceu com a Antonov e que pode dar azo a que os aviões construídos pelo gigante ucraniano que voam em África sejam alvo de operações de renovação, conversão ou revalorização em Beja, além de prever "a oferta conjunta de serviços aeronáuticos" [ver notícias na página 4 desta edição do "CA"].
Estas duas notícias não podem deixar de suscitar entre os baixo-alentejanos a expectativa de que o aeroporto de Beja possa vir a ganhar um novo ânimo e, consequentemente, estimular a depauperada economia local. Isto depois de anos e anos a ouvir lisboetas e outros "especialistas" falar do equipamento como um "elefante-branco", inútil e inconsequente, símbolo maior do despesismo sem regras do Estado.
Mas agora abre-se uma nova janela de esperança. E tanto o acordo da Aeroneo com a Antonov como o protocolo estabelecido entre a ANA e a HiFly demonstram aquela que é a grande mais-valia do aeroporto de Beja: um equipamento excelente para acolher aeronaves em períodos de estacionamento de longa e média-duração, e para operações de reparação e manutenção. Isto sem esquecer o transporte de carga, servindo de "entreposto" para os voos que chegam de África ou da América do Sul rumo à Europa – sem esquecer a crescente produção agrícola do Alentejo!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 17/08/2018
Bombeiros de Castro
com nova viatura
A corporação dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde contam desde o início deste mês de Agosto com um novo Veículo Dedicado ao Transporte de Doente (VDTD).
07h00 - sexta, 17/08/2018
Câmara de Aljustrel
exige construção de variante
A Câmara de Aljustrel exigiu junto do Governo "a construção da circular à vila de Aljustrel", que há décadas "é identificada pela autarquia como uma prioridade".
07h00 - sexta, 17/08/2018
Polacos estagiam
em Santa Clara-a-Velha
A Selecção Nacional da Polónia de canoagem está a estagiar na barragem de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, tendo em vista a sua participação no Campeonato Mundo de velocidade, que decorre na próxima semana em Montemor-o-Velho.
07h00 - quinta, 16/08/2018
Atendimento social nas
freguesias de Castro Verde
Contribuir para a melhoria das condições de vida dos munícipes, através de um serviço de atendimento diferenciado, é o objectivo do novo Serviço de Atendimento Social nas Freguesias que a Câmara de Castro Verde implementa a partir do próximo mês de Setembro.
07h00 - quinta, 16/08/2018
Cinco detidos por
tráfico no Sudoeste
A GNR deteve cinco pessoas, com idades entre os 16 e os 20 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes durante a última edição do Festival Meo Sudoeste, que decorreu na Zambujeira do Mar entre 7 e 11 de Agosto.

Data: 10/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial