14h47 - sexta, 18/12/2015

Fazer o Natal no comércio local


Carlos Pinto
O Natal está à porta e com ele a época mais consumista do ano. Para o bem e para o mal! O que é certo é que, contrariamente a um passado mais recente do que parece, os devaneios típicos desta quadra estão hoje longe de ser a "tábua de salvação" para muito dos comerciantes que sobrevivem de portas abertas neste prolongado tempo de crise, em que depois de pagarmos as contas do mês pouco mais sobra na carteira. E não bastasse a austeridade, o comércio local enfrenta ainda mais dois outros "inimigos": os grandes centros comerciais e as cada vez mais práticas lojas online.
É perante este quadro que, ao longo dos últimos anos, muitos municípios (no distrito de Beja inclusive) têm vindo a dinamizar acções de promoção do comércio tradicional local nesta altura do ano, organizando alguns eventos de animação e incentivando compras localmente através da atribuição de diversos prémios. Desconhecemos em rigor o alcance (e o sucesso) destas medidas, mas não deixam de ser um princípio.
Contudo, parece ser evidente que é preciso ir mais além para que o comércio local possa vencer esta batalha desigual e, deste modo, ganhar outro peso enquanto alavanca real da economia nos nossos territórios. E isso só sucederá mediante um trabalho conjunto e efectivo entre comerciantes e restantes actores com capacidade de intervenção local (câmaras e associações comerciais, nomeadamente), adaptando a oferta às necessidades de quem compra. Seja alterando os horários de funcionamento nesta época, garantindo animação aos fins-de-semana ou lançando campanhas de fidelização à imagem do que já fazem as grandes lojas.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 24/04/2018
Festejar a Liberdade
no distrito de Beja
O tempo é de festejar a Liberdade e a Democracia! Na noite desta terça para quarta-feira, de 24 para 25 de Abril, assinala-se o 44º aniversário da Revolução dos Cravos e a data será devidamente assinalada nos quatro cantos do Baixo Alentejo.
07h00 - terça, 24/04/2018
Câmara de Beja
cede espaço no Padrão
A Câmara de Beja vai ceder o novo espaço multiusos da aldeia do Padrão à Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, sendo que o contrato de comodato será assinado entre ambas as partes nesta terça-feira, 24.
07h00 - terça, 24/04/2018
PCP exige melhores
cuidados de saúde
O PCP de Beja exige "um financiamento adequado" para a Saúde e uma nova política para que todos os constrangimentos identificados neste sector na região "possam ser corrigidos, em prol de uma melhor Saúde parta todos".
07h00 - segunda, 23/04/2018
Biblioteca de Aljustrel
celebra Dia do Livro
A Biblioteca Municipal de Aljustrel assinala nesta segunda-feira, 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com diversas iniciativas para promover o gosto pelos livros e pela leitura.
07h00 - segunda, 23/04/2018
Plano intermunicipal
"em nome" da Igualdade
Promover a igualdade de género e combater as discriminações em função do sexo ou orientação sexual são algumas das metas assumidas no novo Plano Intermunicipal para a Igualdade, que vai ser dinamizado até final de 2019 nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial