14h47 - sexta, 18/12/2015

Fazer o Natal no comércio local


Carlos Pinto
O Natal está à porta e com ele a época mais consumista do ano. Para o bem e para o mal! O que é certo é que, contrariamente a um passado mais recente do que parece, os devaneios típicos desta quadra estão hoje longe de ser a "tábua de salvação" para muito dos comerciantes que sobrevivem de portas abertas neste prolongado tempo de crise, em que depois de pagarmos as contas do mês pouco mais sobra na carteira. E não bastasse a austeridade, o comércio local enfrenta ainda mais dois outros "inimigos": os grandes centros comerciais e as cada vez mais práticas lojas online.
É perante este quadro que, ao longo dos últimos anos, muitos municípios (no distrito de Beja inclusive) têm vindo a dinamizar acções de promoção do comércio tradicional local nesta altura do ano, organizando alguns eventos de animação e incentivando compras localmente através da atribuição de diversos prémios. Desconhecemos em rigor o alcance (e o sucesso) destas medidas, mas não deixam de ser um princípio.
Contudo, parece ser evidente que é preciso ir mais além para que o comércio local possa vencer esta batalha desigual e, deste modo, ganhar outro peso enquanto alavanca real da economia nos nossos territórios. E isso só sucederá mediante um trabalho conjunto e efectivo entre comerciantes e restantes actores com capacidade de intervenção local (câmaras e associações comerciais, nomeadamente), adaptando a oferta às necessidades de quem compra. Seja alterando os horários de funcionamento nesta época, garantindo animação aos fins-de-semana ou lançando campanhas de fidelização à imagem do que já fazem as grandes lojas.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Deputado do PS elogia medidas do OE 2019 para o interior
O deputado do PS eleito por Beja considera que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 "sinaliza a valorização do Interior" por parte do Governo, seja com benefícios para as empresas ou com o aumento das transferências para as câmaras municipais e juntas de freguesia.
07h00 - terça, 23/10/2018
Detidos em Ferreira
por furto de alumínio
A GNR de Ferreira do Alentejo devete no passado domingo, 21 de Outubro, dois homens, um de 33 anos e outro de 47, por suspeitas da prática do crime de furto de material em alumínio.
07h00 - terça, 23/10/2018
Atletas de Castro
vencem no jiujitsu
A Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde esteve em bom plano na edição de 2018 da Copa Buffalo, que decorreu no último domingo, 21 de Outubro, na cidade de Mafra.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR apreende material
contrafeito na Feira de Castro
A GNR de Almodôvar apreendeu no passado sábado, 20 de Outubro, um total de 794 artigos contrafeitos na Feira de Castro, tendo identificado cinco pessoas com idades entre os 23 e os 59 anos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
BE que mais investimento
na Saúde para o interior
A líder do Bloco de Esquerda (BE) esteve neste domingo, 21 de Outubro, em Castro Verde, onde defendeu, no âmbito do Orçamento do Estado para 2019, um maior investimento no interior do país, sobretudo na área da Saúde.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial