11h37 - quinta, 03/12/2015

Os 35 anos de Neves-Corvo


Carlos Pinto
A Somincor – Sociedade Mineira de Neves-Corvo assinala em 2015 os 35 anos de actividade. Uma data histórica, redonda, a que o "CA" dá o merecido destaque nesta edição. Afinal, são três décadas e meia de trabalho no subsolo dos concelhos de Castro Verde e de Almodôvar que transformaram Neves-Corvo na maior mina de cobre da Europa. E são também 35 anos que transfiguraram por completo a realidade económica, social e cultural do Campo Branco, que hoje não enfrenta tantos problemas associados à sua interioridade por ter no seu território a maior empresa do Alentejo – o que a maior parte da região estranhamente desconhece e/ou não valoriza, apesar desta movimentar anualmente milhões de euros e garantir emprego a mais de duas mil pessoas!
É esta realidade, acima de tudo, que deve ser sublinhada neste momento. Os concelhos de Castro Verde, Almodôvar, Ourique, até Aljustrel e Mértola, não seriam o que são hoje sem a presença da Somincor. Foi a existência desta empresa que ajudou muitas famílias a encontrarem ganha-pão quando a agricultura entrou em declinou e foi o seu crescimento ao longo dos anos que possibilitou a muitos jovens continuarem a viver nas terras onde nasceram.
Daí que na hora em que se assinala o 35º aniversário da Somincor o momento seja de grandes desafios relativamente ao futuro. E se para a empresa a grande ambição é continuar a desenvolver um negócio sustentável e que se prolongue no tempo, para a região o grande desígnio é, de uma vez por todas, fazer da riqueza gerada por Neves-Corvo a "alavanca" para a criação de actividades alternativas que garantam o seu desenvolvimento económico.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 27/06/2017
Três títulos de ciclismo
para a equipa da Casa
do Benfica de Almodôvar
A equipa de ciclismo Master da Casa do Benfica em Almodôvar garantiu no passado fim-de-semana, 24 e 25 de Junho, três títulos de campeão nacional e viu ainda dois atletas sagrarem-se vice-campeões nacionais.
07h00 - terça, 27/06/2017
Recuperação ambiental
na Mina de S. Domingos
Já estão a decorrer os trabalhos da primeira fase do projecto de recuperação ambiental da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, investimento avaliado em de 3,8 milhões de euros que deverá estar concluído em Agosto do próximo ano.
07h00 - terça, 27/06/2017
Autárquicas: Bloco
apresenta candidatos
em Beja e Serpa
O Bloco de Esquerda (BE) apresenta esta terça-feira, 27 de Junho, os seus candidatos nos concelhos de Beja e de Serpa nas eleições Autárquicas do próximo dia 1 de Outubro.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Patinador de Aljustrel
vice-campeão nacional
O patinador Hugo Henriques tem apenas 17 anos, mas já alcançou um dos seus sonhos de menino: subir ao pódio numa prova nacional de patinagem artística.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Museu de Beja
vai ser requalificado
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai avançar com a requalificação do edifício do Convento de Nossa Senhora da Conceição, onde está instalado o Museu Regional de Beja.

Data: 23/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial