15h21 - quinta, 19/11/2015

A excelência à nossa porta


Carlos Pinto
Na última década, o Baixo Alentejo (e o resto do Alentejo!) assumiu um papel fulgurante no sector dos vinhos. Graças a um quadro favorável que tem pouca comparação com grande parte do mundo, desde o clima às horas de Sol, passando pelas terras e por uma velha sabedoria, a nossa região conseguiu assumir-se como decisiva para a produção e para o consumo de vinhos em Portugal.
Mas, convenhamos, o Sol e as terras já cá estavam há muito tempo e este "boom" nunca tinha surgido. O que verdadeiramente mudou foi a soma de outros factores que, numa quase sinfonia, fizeram nascer esta nossa "galinha dos ovos de ouro".
Além da grande inteligência demonstrada por muitos empresários, a sua capacidade de investimento e os financiamentos comunitários, não podemos ignorar a mestria emergente de um número relevante de enólogos que fez vingar a sua arte a um nível sem precedentes.
A par de tudo isto, com a boa conjugação de que já falámos, tem havido saber e competência para trabalhar muito bem os planos de marketing, a imagem e a promoção, os canais da restauração e os mercados externos, que especialmente em países como o Brasil e Angola, parecem totalmente rendidos aos nossos vinhos.
Em síntese, o Alentejo é hoje o lugar privilegiado para a produção de vinhos e soube assumir-se como território de excelência para este produto tão nobre e tradicional. E este é apenas um exemplo de uma área em que, como noutras, trabalhando bem e com inteligência, será sempre possível fazer toda a diferença e concretizar projectos capazes de competir com o resto do mundo.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 27/06/2017
Três títulos de ciclismo
para a equipa da Casa
do Benfica de Almodôvar
A equipa de ciclismo Master da Casa do Benfica em Almodôvar garantiu no passado fim-de-semana, 24 e 25 de Junho, três títulos de campeão nacional e viu ainda dois atletas sagrarem-se vice-campeões nacionais.
07h00 - terça, 27/06/2017
Recuperação ambiental
na Mina de S. Domingos
Já estão a decorrer os trabalhos da primeira fase do projecto de recuperação ambiental da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, investimento avaliado em de 3,8 milhões de euros que deverá estar concluído em Agosto do próximo ano.
07h00 - terça, 27/06/2017
Autárquicas: Bloco
apresenta candidatos
em Beja e Serpa
O Bloco de Esquerda (BE) apresenta esta terça-feira, 27 de Junho, os seus candidatos nos concelhos de Beja e de Serpa nas eleições Autárquicas do próximo dia 1 de Outubro.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Patinador de Aljustrel
vice-campeão nacional
O patinador Hugo Henriques tem apenas 17 anos, mas já alcançou um dos seus sonhos de menino: subir ao pódio numa prova nacional de patinagem artística.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Museu de Beja
vai ser requalificado
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai avançar com a requalificação do edifício do Convento de Nossa Senhora da Conceição, onde está instalado o Museu Regional de Beja.

Data: 23/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial