11h02 - quinta, 05/11/2015

O (mau) exemplo do Ministro Calvão


Carlos Pinto
Na página seis desta edição do "CA" apresentamos-lhe uma conversa com Liliana Valente, a jornalista natural de Castro Verde que acaba de editar – juntamente com Filipe Santos Costa – um livro sobre os anos de ouro de "O Independente". À época, o cavaquismo estava no auge e Paulo Portas e Miguel Esteves Cardoso eram verdadeiros "ases" na arte de desancar ministros e outros responsáveis políticos. Talvez por isso não deixe de ser curioso especular o que pensará o político Portas sobre o colega ministro da Administração Interna, depois de este ter ido ao Algarve justificar a intempérie do passado domingo com a vontade de Deus e, logo de seguida, fazer de "agente de seguros". Porque o que pensaria (e escreveria) o jornalista Portas todos deduzimos com algum grau de certeza…
Mas vem tudo isto a propósito dessa infeliz intervenção de Calvão da Silva aos jornalistas e aos comerciantes durante a visita que fez a Albufeira, onde avaliou no terreno os estragos causados pela enxurrada que caiu dos céus. As palavras do ministro revelaram uma enorme falta de bom senso perante o que tinha pela frente e, sobretudo, uma gigantesca falta de habilidade política para se debater com um cenário de tragédia.
A fraca prestação de Calvão da Silva parece assim confirmar aquilo que muitos disseram e escreveram depois de Pedro Passos Coelho apresentar o seu novo Governo: que era um elenco apenas para cumprir calendário, sem nomes fortes e com pouco peso político para assumir a governação do país. E neste caso concreto, esperemos bem que assim seja, pois deixar a gestão política das forças de segurança e da protecção civil nas mãos de quem parece colocar o destino nas mãos de Deus não augura nada de bom.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 20/11/2017
Autarca de Beja eleito para a direcção da AMPV
O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, foi eleito no final da passada semana vogal do conselho directivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), estrutura que conta com cerca de 80 municípios associados.
00h00 - segunda, 20/11/2017
Trabalhos de crianças
para ver em Aljustrel
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 20 de Novembro, a exposição "Manta de Retalhos e Desenhos", que junta trabalhos de diversas crianças do concelho.
00h00 - segunda, 20/11/2017
Água: AgdA e cinco autarquias
premiadas com Selo de Qualidade
A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) e cinco câmaras municipais do distrito de Beja foram galardoadas na XII Expo-Conferência da Água com o Selo de Qualidade exemplar de água para consumo humano.
00h00 - segunda, 20/11/2017
Semana gastronómica
do medronho em Odemira
Borrego frito com molho de medronho, mel e hortelã, bife de vaca com café e medronho e pudim de medronho são algumas das propostas ao longo desta semana em quatro restaurantes do concelho de Odemira.
17h38 - domingo, 19/11/2017
Almodôvar e Mineiro
na frente do "Distritalão"
A formação do Almodôvar juntou-se ao Mineiro Aljustrelense na liderança do campeonato distrital da 1ª divisão, cumprida que está a 9ª jornada, realizada na tarde deste domingo, 19 de Novembro.

Data: 10/11/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial