12h35 - quinta, 22/10/2015

O Bloco de Esquerda e o exercício da NATO


Carlos Pinto
Numa altura em que se fala muito de e do futuro, o Bloco de Esquerda (BE) de Beja decidiu regressar ao… passado! E vai daí emitiu um comunicado onde tece duras críticas à presença de tropas estrangeiras na região, no âmbito do exercício militar da NATO "Trident Juncture 2015", cuja segunda fase arrancou esta semana e inclui novamente manobras na capital do Baixo Alentejo, nomeadamente na Base Aérea 11.
No comunicado emitido pela Coordenadora, o BE de Beja manifesta "o mais profundo desagrado pela realização dum exercício da NATO" na cidade, sobretudo por a Organização do Tratado do Atlântico Norte ser, na sua opinião, "o símbolo da submissão da Europa aos ditames dos EUA e o seu braço armado na disputa imperial com a Rússia". Os bloquistas de Beja vão mais longe e afirmam ainda que o povo português, "já fustigado pela austeridade, dispensa jogos de guerra como o 'Trident Juncture 2015'", sendo "um desperdício inadmissível de recursos, particularmente inoportuno durante a formação do novo governo".
Lido apenas este segundo parágrafo, parecemos estar de regresso à época da Guerra Fria e da "cortina de ferro" que na Europa separava o Ocidente do Leste. Mas muito mudou (no país e no mundo) desde 1989 e com a queda do muro de Berlim. E apesar de serem legítimas as convicções ideológicas dos bloquistas, a posição assumida pela sua Coordenadora em Beja parece totalmente desfasada do tempo. Sobretudo numa altura em que o Bloco de Esquerda pode estar a caminho de integrar o governo de Portugal, país plenamente integrado… na NATO.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 20/11/2017
Autarca de Beja eleito para a direcção da AMPV
O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, foi eleito no final da passada semana vogal do conselho directivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), estrutura que conta com cerca de 80 municípios associados.
00h00 - segunda, 20/11/2017
Trabalhos de crianças
para ver em Aljustrel
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 20 de Novembro, a exposição "Manta de Retalhos e Desenhos", que junta trabalhos de diversas crianças do concelho.
00h00 - segunda, 20/11/2017
Água: AgdA e cinco autarquias
premiadas com Selo de Qualidade
A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) e cinco câmaras municipais do distrito de Beja foram galardoadas na XII Expo-Conferência da Água com o Selo de Qualidade exemplar de água para consumo humano.
00h00 - segunda, 20/11/2017
Semana gastronómica
do medronho em Odemira
Borrego frito com molho de medronho, mel e hortelã, bife de vaca com café e medronho e pudim de medronho são algumas das propostas ao longo desta semana em quatro restaurantes do concelho de Odemira.
17h38 - domingo, 19/11/2017
Almodôvar e Mineiro
na frente do "Distritalão"
A formação do Almodôvar juntou-se ao Mineiro Aljustrelense na liderança do campeonato distrital da 1ª divisão, cumprida que está a 9ª jornada, realizada na tarde deste domingo, 19 de Novembro.

Data: 10/11/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial