12h35 - quinta, 22/10/2015

O Bloco de Esquerda e o exercício da NATO


Carlos Pinto
Numa altura em que se fala muito de e do futuro, o Bloco de Esquerda (BE) de Beja decidiu regressar ao… passado! E vai daí emitiu um comunicado onde tece duras críticas à presença de tropas estrangeiras na região, no âmbito do exercício militar da NATO "Trident Juncture 2015", cuja segunda fase arrancou esta semana e inclui novamente manobras na capital do Baixo Alentejo, nomeadamente na Base Aérea 11.
No comunicado emitido pela Coordenadora, o BE de Beja manifesta "o mais profundo desagrado pela realização dum exercício da NATO" na cidade, sobretudo por a Organização do Tratado do Atlântico Norte ser, na sua opinião, "o símbolo da submissão da Europa aos ditames dos EUA e o seu braço armado na disputa imperial com a Rússia". Os bloquistas de Beja vão mais longe e afirmam ainda que o povo português, "já fustigado pela austeridade, dispensa jogos de guerra como o 'Trident Juncture 2015'", sendo "um desperdício inadmissível de recursos, particularmente inoportuno durante a formação do novo governo".
Lido apenas este segundo parágrafo, parecemos estar de regresso à época da Guerra Fria e da "cortina de ferro" que na Europa separava o Ocidente do Leste. Mas muito mudou (no país e no mundo) desde 1989 e com a queda do muro de Berlim. E apesar de serem legítimas as convicções ideológicas dos bloquistas, a posição assumida pela sua Coordenadora em Beja parece totalmente desfasada do tempo. Sobretudo numa altura em que o Bloco de Esquerda pode estar a caminho de integrar o governo de Portugal, país plenamente integrado… na NATO.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 24/04/2018
Festejar a Liberdade
no distrito de Beja
O tempo é de festejar a Liberdade e a Democracia! Na noite desta terça para quarta-feira, de 24 para 25 de Abril, assinala-se o 44º aniversário da Revolução dos Cravos e a data será devidamente assinalada nos quatro cantos do Baixo Alentejo.
07h00 - terça, 24/04/2018
Câmara de Beja
cede espaço no Padrão
A Câmara de Beja vai ceder o novo espaço multiusos da aldeia do Padrão à Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, sendo que o contrato de comodato será assinado entre ambas as partes nesta terça-feira, 24.
07h00 - terça, 24/04/2018
PCP exige melhores
cuidados de saúde
O PCP de Beja exige "um financiamento adequado" para a Saúde e uma nova política para que todos os constrangimentos identificados neste sector na região "possam ser corrigidos, em prol de uma melhor Saúde parta todos".
07h00 - segunda, 23/04/2018
Biblioteca de Aljustrel
celebra Dia do Livro
A Biblioteca Municipal de Aljustrel assinala nesta segunda-feira, 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com diversas iniciativas para promover o gosto pelos livros e pela leitura.
07h00 - segunda, 23/04/2018
Plano intermunicipal
"em nome" da Igualdade
Promover a igualdade de género e combater as discriminações em função do sexo ou orientação sexual são algumas das metas assumidas no novo Plano Intermunicipal para a Igualdade, que vai ser dinamizado até final de 2019 nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial