12h35 - quinta, 22/10/2015

O Bloco de Esquerda e o exercício da NATO


Carlos Pinto
Numa altura em que se fala muito de e do futuro, o Bloco de Esquerda (BE) de Beja decidiu regressar ao… passado! E vai daí emitiu um comunicado onde tece duras críticas à presença de tropas estrangeiras na região, no âmbito do exercício militar da NATO "Trident Juncture 2015", cuja segunda fase arrancou esta semana e inclui novamente manobras na capital do Baixo Alentejo, nomeadamente na Base Aérea 11.
No comunicado emitido pela Coordenadora, o BE de Beja manifesta "o mais profundo desagrado pela realização dum exercício da NATO" na cidade, sobretudo por a Organização do Tratado do Atlântico Norte ser, na sua opinião, "o símbolo da submissão da Europa aos ditames dos EUA e o seu braço armado na disputa imperial com a Rússia". Os bloquistas de Beja vão mais longe e afirmam ainda que o povo português, "já fustigado pela austeridade, dispensa jogos de guerra como o 'Trident Juncture 2015'", sendo "um desperdício inadmissível de recursos, particularmente inoportuno durante a formação do novo governo".
Lido apenas este segundo parágrafo, parecemos estar de regresso à época da Guerra Fria e da "cortina de ferro" que na Europa separava o Ocidente do Leste. Mas muito mudou (no país e no mundo) desde 1989 e com a queda do muro de Berlim. E apesar de serem legítimas as convicções ideológicas dos bloquistas, a posição assumida pela sua Coordenadora em Beja parece totalmente desfasada do tempo. Sobretudo numa altura em que o Bloco de Esquerda pode estar a caminho de integrar o governo de Portugal, país plenamente integrado… na NATO.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 19/01/2018
Eleições nas concelhias
do Partido Socialista
Os militantes do Partido Socialista no distrito de Beja escolhem nesta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de Janeiro, os presidentes das respectivas comissões políticas para os próximos dois anos.
00h00 - sexta, 19/01/2018
Melhores ciclistas do
mundo em Almodôvar
As seis melhores equipas de ciclismo do mundo da actualidade vão passar pelo concelho de Almodôvar no próximo mês de Fevereiro, durante a 44ª edição da Volta ao Algarve em Bicicleta.
00h00 - sexta, 19/01/2018
Seminário no IPBeja
sobre Serviço Social
O auditório da Escola Superior de Educação do Politécnico de Beja (IPBeja) recebe nesta sexta-feira, 19, um seminário sobre Serviço Social, promovido pela Comissão Técnico-Científica e Pedagógica da licenciatura em Serviço Social.
00h00 - sexta, 19/01/2018
Centro interpretativo de
música portuguesa em Beja
O Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial em Beja vai passar a ser também, a partir de Abril, um centro de interpretação ligado ao projecto "A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria".
17h24 - quinta, 18/01/2018
Neves-Corvo: Construções do projecto de expansão do zinco adiadas
A Somincor decidiu adiar as construções do projecto de expansão do zinco (ZEP) à superfície em Neves-Corvo até que se verifique "a estabilidade total da operação" na mina situada no concelho de Castro Verde, adiantou ao "CA" fonte oficial da empresa.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial