11h26 - quinta, 10/09/2015

Família: experiência de vida plena


D. António Vitalino Dantas
Muita coisa se poderá dizer e escrever acerca da família, constituída a partir do amor de um homem e uma mulher, amor que dá fruto e se projeta nos filhos e que, para os crentes, se orienta para a sua fonte, Deus criador e salvador, que se manifestou na pessoa e mensagem de Jesus Cristo. Sem esta orientação e projeção o amor humano facilmente se converte em egoísmo refinado.
Como sabemos pelo Evangelho, Jesus não veio para apenas apontar a vontade de Deus a respeito da criação, mas para salvar e curar as feridas da humanidade (Jo 3, 17). Por isso respondeu aos acusadores da mulher adúltera, que queriam que ele aplicasse a lei, pronunciando a sentença de morte, com a observação: quem não tem pecado que atire a primeira pedra. E à mulher, que ficou sozinha, diz: também eu não te condeno. Vai e não voltes a pecar (Jo 8, 1 ss). É esta ternura e perdão de Deus que deve orientar a pastoral da Igreja, mas que também a família a deve viver, para ajudar os seus membros a fazer a experiência de vida plena, apesar das muitas fragilidades a que estão sujeitos.
A ternura nos relacionamentos familiares é a virtude quotidiana que ajuda a superar os conflitos interiores e relacionais, lemos no Documento de preparação para o Sínodo dos Bispos sobre a família, nº 70, e que se vai realizar no próximo mês de outubro. A família é o património fundamental da humanidade e da Igreja, mas está muito fragilizada e desapoiada. Mas ela é a primeira e principal escola da aprendizagem da vida, na diversidade das suas dimensões e relações. Não admira que a Igreja sempre tem voltado as suas atenções para ela e agora o Papa Francisco nos pede para intensificarmos a pastoral das comunidades cristãs, para ajudarmos a que ela possa tornar-se cada vez mais aquilo que é chamada a ser: escola de ternura, da gratuidade, da solidariedade, de amor, de atenção aos outros, de superação do egoísmo individualista, de evangelização e de transmissão dos valores humanos e da fé.



Outros artigos de D. António Vitalino Dantas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 27/05/2017
PS apresenta candidatos
no concelho de Moura
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, vai estar na apresentação dos candidatos do PS aos órgãos autárquicos do concelho de Moura, agendada para este sábado, 27.
00h00 - sábado, 27/05/2017
Aljustrel recebe encontro
de universidades seniores
Cerca de 1200 pessoas de todo o país participam este sábado, 27 de Maio, no XVI Encontro Nacional de Universidades Seniores, que em 2017 se realiza na vila de Aljustrel.
00h00 - sábado, 27/05/2017
Mercado da Terra
na vila de Aljustrel
Os produtos locais do concelho vão estar em destaque no "Mercado cá da terra", iniciativa que se realiza este sábado, 27, no Jardim 25 de Abril, na vila de Aljustrel.
00h00 - sábado, 27/05/2017
"Terras Sem Sombra"
em Ferreira do Alentejo
Ferreira do Alentejo recebe este fim-de-semana, 27 e 28 de Maio, mais uma "etapa" do festival de música sacra "Terras Sem Sombra 2017", promovido pela Diocese de Beja.
15h00 - sexta, 26/05/2017
Feira dos Sabores
em Santana da Serra
A aldeia de Santana da Serra, no concelho de Ourique, recebe a partir desta sexta-feira, 26, a 13ª edição da Feira dos Saberes e Sabores, que vai decorrer no Pavilhão Multiusos.

Data: 26/05/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial