11h26 - quinta, 10/09/2015

Família: experiência de vida plena


D. António Vitalino Dantas
Muita coisa se poderá dizer e escrever acerca da família, constituída a partir do amor de um homem e uma mulher, amor que dá fruto e se projeta nos filhos e que, para os crentes, se orienta para a sua fonte, Deus criador e salvador, que se manifestou na pessoa e mensagem de Jesus Cristo. Sem esta orientação e projeção o amor humano facilmente se converte em egoísmo refinado.
Como sabemos pelo Evangelho, Jesus não veio para apenas apontar a vontade de Deus a respeito da criação, mas para salvar e curar as feridas da humanidade (Jo 3, 17). Por isso respondeu aos acusadores da mulher adúltera, que queriam que ele aplicasse a lei, pronunciando a sentença de morte, com a observação: quem não tem pecado que atire a primeira pedra. E à mulher, que ficou sozinha, diz: também eu não te condeno. Vai e não voltes a pecar (Jo 8, 1 ss). É esta ternura e perdão de Deus que deve orientar a pastoral da Igreja, mas que também a família a deve viver, para ajudar os seus membros a fazer a experiência de vida plena, apesar das muitas fragilidades a que estão sujeitos.
A ternura nos relacionamentos familiares é a virtude quotidiana que ajuda a superar os conflitos interiores e relacionais, lemos no Documento de preparação para o Sínodo dos Bispos sobre a família, nº 70, e que se vai realizar no próximo mês de outubro. A família é o património fundamental da humanidade e da Igreja, mas está muito fragilizada e desapoiada. Mas ela é a primeira e principal escola da aprendizagem da vida, na diversidade das suas dimensões e relações. Não admira que a Igreja sempre tem voltado as suas atenções para ela e agora o Papa Francisco nos pede para intensificarmos a pastoral das comunidades cristãs, para ajudarmos a que ela possa tornar-se cada vez mais aquilo que é chamada a ser: escola de ternura, da gratuidade, da solidariedade, de amor, de atenção aos outros, de superação do egoísmo individualista, de evangelização e de transmissão dos valores humanos e da fé.



Outros artigos de D. António Vitalino Dantas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 20/11/2017
Autarca de Beja eleito para a direcção da AMPV
O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, foi eleito no final da passada semana vogal do conselho directivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), estrutura que conta com cerca de 80 municípios associados.
00h00 - segunda, 20/11/2017
Trabalhos de crianças
para ver em Aljustrel
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 20 de Novembro, a exposição "Manta de Retalhos e Desenhos", que junta trabalhos de diversas crianças do concelho.
00h00 - segunda, 20/11/2017
Água: AgdA e cinco autarquias
premiadas com Selo de Qualidade
A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) e cinco câmaras municipais do distrito de Beja foram galardoadas na XII Expo-Conferência da Água com o Selo de Qualidade exemplar de água para consumo humano.
00h00 - segunda, 20/11/2017
Semana gastronómica
do medronho em Odemira
Borrego frito com molho de medronho, mel e hortelã, bife de vaca com café e medronho e pudim de medronho são algumas das propostas ao longo desta semana em quatro restaurantes do concelho de Odemira.
17h38 - domingo, 19/11/2017
Almodôvar e Mineiro
na frente do "Distritalão"
A formação do Almodôvar juntou-se ao Mineiro Aljustrelense na liderança do campeonato distrital da 1ª divisão, cumprida que está a 9ª jornada, realizada na tarde deste domingo, 19 de Novembro.

Data: 10/11/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial