11h26 - quinta, 10/09/2015

Família: experiência de vida plena


D. António Vitalino Dantas
Muita coisa se poderá dizer e escrever acerca da família, constituída a partir do amor de um homem e uma mulher, amor que dá fruto e se projeta nos filhos e que, para os crentes, se orienta para a sua fonte, Deus criador e salvador, que se manifestou na pessoa e mensagem de Jesus Cristo. Sem esta orientação e projeção o amor humano facilmente se converte em egoísmo refinado.
Como sabemos pelo Evangelho, Jesus não veio para apenas apontar a vontade de Deus a respeito da criação, mas para salvar e curar as feridas da humanidade (Jo 3, 17). Por isso respondeu aos acusadores da mulher adúltera, que queriam que ele aplicasse a lei, pronunciando a sentença de morte, com a observação: quem não tem pecado que atire a primeira pedra. E à mulher, que ficou sozinha, diz: também eu não te condeno. Vai e não voltes a pecar (Jo 8, 1 ss). É esta ternura e perdão de Deus que deve orientar a pastoral da Igreja, mas que também a família a deve viver, para ajudar os seus membros a fazer a experiência de vida plena, apesar das muitas fragilidades a que estão sujeitos.
A ternura nos relacionamentos familiares é a virtude quotidiana que ajuda a superar os conflitos interiores e relacionais, lemos no Documento de preparação para o Sínodo dos Bispos sobre a família, nº 70, e que se vai realizar no próximo mês de outubro. A família é o património fundamental da humanidade e da Igreja, mas está muito fragilizada e desapoiada. Mas ela é a primeira e principal escola da aprendizagem da vida, na diversidade das suas dimensões e relações. Não admira que a Igreja sempre tem voltado as suas atenções para ela e agora o Papa Francisco nos pede para intensificarmos a pastoral das comunidades cristãs, para ajudarmos a que ela possa tornar-se cada vez mais aquilo que é chamada a ser: escola de ternura, da gratuidade, da solidariedade, de amor, de atenção aos outros, de superação do egoísmo individualista, de evangelização e de transmissão dos valores humanos e da fé.



Outros artigos de D. António Vitalino Dantas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
15h32 - quinta, 30/03/2017
Eleições Autárquicas
serão a 01 de Outubro
O Governo marcou hoje as eleições autárquicas para o próximo dia 01 de Outubro, anunciou a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião do Conselho de Ministros.
07h00 - quinta, 30/03/2017
PSD toma decisão sobre
candidatura em Almodôvar
António Sebastião será o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Almodôvar nas próximas eleições autárquicas, apurou o "CA" junto de fonte laranja.
00h00 - quinta, 30/03/2017
FPF concedeu
apoio ao Despertar
O Despertar foi o único clube do distrito de Beja a ser beneficiado pelo programa de apoio ao desenvolvimento do futebol lançado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
00h00 - quinta, 30/03/2017
Mais sinalização nas
estradas do distrito
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) acaba de lançar um concurso público visando a renovação e reforço da sinalização vertical da rede rodoviária nacional, no valor de 3,1 milhões de euros.
07h00 - quarta, 29/03/2017
Deputado do PS recusa críticas feitas pelo PSD
O deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, recusa as críticas de que foi alvo por parte da deputada do PSD, Nilza de Sena, e garante que continuará a ser a voz "a voz do Baixo Alentejo".

Data: 17/03/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial