11h11 - quinta, 25/06/2015

As crianças e o futuro


D. António Vitalino Dantas
No dia 10 de Junho celebrámos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, mas também o Dia do Anjo de Portugal e a peregrinação nacional das crianças a Fátima. Foram centenas de milhares, que encheram o recinto do santuário, que transbordou. Mas disso não falaram os meios de comunicação social. Parece que apenas alguns acontecimentos e notícias têm o direito de encher os nossos ouvidos e os écrans, entrando pelas nossas casas e os nossos olhos, caso não façamos como o Papa, que afirmou numa entrevista a um jornal argentino, que não vê televisão desde a véspera da festa de Nossa Senhora do Carmo, a 15 de Julho de 1990.
Sempre os mesmos assuntos e as mesmas pessoas, opiniões políticas e futebol. Afinal Fátima e fado já não são o assunto do dia. Como despoluir o nosso ambiente? Fechar os olhos e os ouvidos não é solução. Mas também não o é respirar sempre o mesmo ar. Precisamos de mudar de ambiente, a começar por nós mesmos. Se ocuparmos o nosso tempo no estudo, na leitura, no fazer o bem, na oração, no diálogo e no encontro com os nossos familiares e vizinhos, estaremos no bom caminho. Sem audiências os meios de comunicação calam ou começarão a mudar.
Outro grande contributo para despoluir os ambientes está na educação para os verdadeiros valores, que se testemunham, mas também ensinam. Não podemos deixar para a idade adulta essa aprendizagem. As escolas e a família devem dar o seu contributo. A fé cristã, a Bíblia mostra-nos a raiz de muitos dos valores que dignificam a pessoa humana. Por isso é importante participarmos na sua aprendizagem, seja nas escolas, seja na Igreja, inscrevendo-se nas aulas de educação moral e religiosa, na catequese, frequentando os meios onde esses valores se procuram viver e praticar.
Os pais preocupam-se por vezes apenas com a saúde do corpo dos seus filhos. Há movimentos que ajudam a crescer em todas as dimensões, por exemplo o escutismo. Mas por vezes faltam chefes. As paróquias deveriam investir mais neste movimento, que atrai muitas crianças e adolescentes, assim como em outros movimentos com experiência no acompanhamento de jovens. Aguardamos com grande expectativa a nova encíclica papal sobre a ecologia, que nos desafia a pensar no mundo que queremos deixar às novas gerações.
A teoria de uma natureza sã, sem a aprendizagem e a correcção de um bom sistema educativo, está ultrapassada. Oxalá todos tenhamos o bom senso, para não nos julgarmos excepções. As nossas cadeias estão cheias e diz-se que o caminho para o Inferno está também cheio de boas intenções.



Outros artigos de D. António Vitalino Dantas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 27/06/2017
Três títulos de ciclismo
para a equipa da Casa
do Benfica de Almodôvar
A equipa de ciclismo Master da Casa do Benfica em Almodôvar garantiu no passado fim-de-semana, 24 e 25 de Junho, três títulos de campeão nacional e viu ainda dois atletas sagrarem-se vice-campeões nacionais.
07h00 - terça, 27/06/2017
Recuperação ambiental
na Mina de S. Domingos
Já estão a decorrer os trabalhos da primeira fase do projecto de recuperação ambiental da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, investimento avaliado em de 3,8 milhões de euros que deverá estar concluído em Agosto do próximo ano.
07h00 - terça, 27/06/2017
Autárquicas: Bloco
apresenta candidatos
em Beja e Serpa
O Bloco de Esquerda (BE) apresenta esta terça-feira, 27 de Junho, os seus candidatos nos concelhos de Beja e de Serpa nas eleições Autárquicas do próximo dia 1 de Outubro.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Patinador de Aljustrel
vice-campeão nacional
O patinador Hugo Henriques tem apenas 17 anos, mas já alcançou um dos seus sonhos de menino: subir ao pódio numa prova nacional de patinagem artística.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Museu de Beja
vai ser requalificado
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai avançar com a requalificação do edifício do Convento de Nossa Senhora da Conceição, onde está instalado o Museu Regional de Beja.

Data: 23/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial