08h33 - terça, 27/05/2014

Sobressaltos ou espumas?


José Carlos Albino
Os resultados políticos destas Eleições Nacionais/ 2014 para o Parlamento Europeu, mas as únicas apenas com eleitos num círculo nacional, constituem um primeiro tremor de terra no sistema político-eleitoral desde 1985 (PRD).
A dúvida e questão é saber se estamos perante um sobressalto no sistema político-eleitoral, com consequências práticas, ou, pelo contrário, apenas abanou os espíritos, vindo as coisas a ficar, no essencial, na mesma e "tudo como dantes, no Quartel-General de Abrantes".
Achando que o "tremor de terra" é claro, apenas umas notas. Há muito que o chamado "CENTRÃO à direita", não tinha uma votação maioritária tão baixa (58%). Os chamados "pequenos partidos", com brancos e nulos, nunca tiveram tanta representação eleitoral (27% e quase um milhão de eleitores). O PCP/ CDU recuperou bastante, voltando a resultados de há décadas. O Bloco confirmou a queda e voltou à expressão da UDP/ PSR/ PXXI. O PS, ganhando, teve o segundo pior resultado em Europeias. E o PSD/ CDS, a dita "Direita e Centro-Direita", teve o pior resultado de sempre de forma expressiva (28%).
A grave e dura situação sócio-económica da esmagadora maioria da população não contribuiu para que houvesse mais votantes, antes tendo havido menos. Chegarão estas notas, mas apenas acrescentar que Marinho e Pinto ganhou estrondosamente o " campeonato da 2ª divisão".
As próximas semanas serão esclarecedoras sobre se "sobressalto ou espuma", mas as primeiras impressões não são animadoras quanto "ao sistema" assumir sobressaltos. Mas, sobre tal, voltarei em breve ao comentário opinativo. Ficam apenas impressões de leituras na hora da madrugada eleitoral.

Última hora - Com o anúncio da candidatura de António Costa à liderança do PS, estaremos apenas perante um primeiro sobressalto??



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 20/05/2019
Odemira exige
medidas para novas
instalações agrícolas
A Assembleia Municipal de Odemira exige ao Governo que sejam tomadas medidas preventivas imediatas "quanto a novos investimentos em instalações agrícolas no território" até que seja produzida decisão definitiva sobre as propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho do Mira para o sector.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Obras "dentro de pouco tempo"
na estrada de Santa Bárbara
O presidente da Câmara de Castro Verde confia que as obras de requalificação da Estrada Municipal 508, entre Castro Verde e Santa Bárbara de padrões, e do Caminho Municipal 1139, de Santa Bárbara de padrões para a mina de Neves-Corvo, poderão avançar "dentro de pouco tempo".
07h00 - segunda, 20/05/2019
Mineiro Aljustrelense
recebeu faixas de campeão
e fez festa com goleada
Foi um domingo de festa em Aljustrel, com o Mineiro a receber as faixas e a taça de campeão distrital e a brindar o Piense com uma goleada à "moda antiga" na 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Descentralização de competências:
"Estamos a dar um passo enorme"
Em entrevista ao "CA" o secretário de Estado das Autarquias Locais avalia a forma como os municípios estão a responder ao processo de descentralização de competências do Estado nas câmaras municipais, juntas de freguesia e comunidades intermunicipais.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Fontes Bárbaras
tem nova adega
Mais espaço e maior capacidade para trabalhar na qualidade: são estas as principais mais-valias da nova adega da Herdade das Fontes Bárbaras, na freguesia de Entradas (Castro Verde).

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial