10h40 - quinta, 12/12/2013

Cooperação, turismo e aeroporto de Beja


Aníbal Reis Costa
Durante esta semana, e ainda a decorrer, tivemos ocasião de participar numa importante acção de cooperação com Cabo Verde, tendo como "pano de fundo" a candidatura/projecto "Energias Cooperativas", recentemente aprovada no âmbito do Proder (fundos comunitários) e que teve como principal impulsionadora e promotora a Esdime – Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudoeste.
Esta importante iniciativa, teve como base a geminação que o Município de Ferreira do Alentejo desenvolveu, em 2011, com o Município de São Filipe (Ilha do Fogo, Cabo Verde) e que assumiu o seu aspecto mais visível e mediático com o primeiro voo do Aeroporto Internacional de Beja, com destino àquele país de língua oficial portuguesa.
Desde o início que pretendemos desenvolver laços de cooperação visíveis, mais substanciais, concretos e não apenas meras intenções de aprofundamento de laços culturais. Não! A nossa geminação com São Filipe, desde a primeira hora, apontava para desenvolver e criar mais-valias para todas as partes envolvidas.
Está ainda a decorrer neste momento, porventura, uma das faces mais visíveis da nossa cooperação, com a primeiro curso de formação pedagógica inicial de formadores no Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo e Brava, em São Filipe, promovido pela Esdime.
Recorde-se que este centro foi obra da cooperação com o IEFP português e constitui um importante recurso ao dispor da Ilha do Fogo e Brava. Estão ainda em curso iniciativas para desenvolver o Plano Estratégico da Ilha do Fogo, a promoção da candidatura a fundos comunitários (Comissão Europeia) de "São Filipe, Cidade D´Arte", a classificação de São Filipe como Património da Humanidade da Unesco e a criação da delegação da Esdime em Cabo Verde.
Durante este tempo, entre outros, tivemos ocasião de reunir com o IEFP de Cabo Verde, AICEP e embaixador de Portugal, por forma a melhor potenciarmos a nossa deslocação.
Durante esta nossa cooperação (iniciada em 2011) – e tendo o aeroporto de Beja e a nossa região como suporte – surgiu, igualmente, uma nova oportunidade, integrada numa candidatura, promovida pela Esdime, designada por "Alentejo, Região Exportadora", ao Programa Operacional Regional InAlentejo, de forma a consubstanciarmos toda as nossas intenções, conseguindo que se atingisse maior notoriedade para o Alentejo, com a elaboração de campanha promocional, se desenvolvessem novas rotas de voo através do aeroporto de Beja (oportunamente iremos divulgar publicamente este assunto), aumentando as vendas do chamado inbounding Sol & Mar, touring e gastronomia e vinhos (pontos fortes da nossa região que poderão gerar mais-valias relevantes). Uma atenção especial foi igualmente dada à promoção de marcas e negócios daquilo que agora é o core business (principal negócio) do Alentejo: o vinho e o azeite. O último, mas nem por isso menor objectivo, o de "gerar movimentos de carga aérea" através do "nosso" aeroporto.
Tudo isto desenvolvido sem quaisquer custos para o Município de Ferreira do Alentejo e tendo como ambição continuar a promover a nossa região e as nossas capacidades, dando um importante contributo à cooperação com os nossos "irmãos de Cabo Verde" e potenciando o Aeroporto Internacional de Beja.
Gostávamos de destacar a enorme colaboração de todas as partes envolvidas, o que, naturalmente contribui para a aprovação da candidatura e o possível (grande) impacto que poderá ter na região.
Continuamos a preferir falar depois de fazer, anunciar depois de estar garantido. Achamos que só com uma atitude pragmática em relação a estes e outros assuntos podemos ter melhores resultados para a nossa actividade e para a nossa região
É necessário que, apesar de todas as adversidades e obstáculos, continuemos a pensar que a nossa contribuição pode fazer a diferença e não podemos, nem devemos, resignar-nos à mera atitude de espectadores em todo o processo de desenvolvimento.
Continuamos, como sempre, a pensar assim!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/01/2019
Carlos Sequeira
campeão de jiujitsu
O atleta Carlos Sequeira, da Associação de Jiujitsu Brasileiro de Castro Verde, garantiu no último fim-de-semana o título de campeão europeu de jiujitsu na categoria de Masters Pesado/ Faixa Roxa.
07h00 - quarta, 23/01/2019
Delegação da Toyota
visita Castro Verde
Uma delegação da Toyota Europe e Toyota Japan vai estar em Castro Verde nesta quarta-feira, 23, no sentido de conhecer "os desafios e as boas práticas em territórios do interior", como é o caso deste concelho.
07h00 - quarta, 23/01/2019
Câmara de Beja apoia
Centro de Paralisia
A Câmara de Beja estabeleceu um protocolo com o Centro de Paralisia Cerebral de Beja que prevê a atribuição, por parte da autarquia, de um subsídio mensal de mil euros para garantir que crianças do concelho possam beneficiar da actividade de equitação terapêutica.
07h00 - terça, 22/01/2019
CM Castro Verde faz obras na
EB1 de Santa Bárbara de Padrões
Arrancaram no passado mês de Dezembro as obras de construção de uma antecâmara entre os dois edifícios da Escola Básica (EB) 1 de Santa Bárbara de Padrões, promovidas pela Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 22/01/2019
IPDJ e AFBeja distinguem
infantis do Aljustrelense
O Instituto Português da Juventude e Desporto e a Associação de Futebol de Beja distinguiram no último domingo, 20, a equipa de infantis do Mineiro Aljustrelense pela sua atitude de fair-play num jogo do campeonato distrital diante do Alvito.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial