08h34 - sexta, 13/11/2009

CerciBeja pode perde valência educativa em 2013

CerciBeja pode perde valência educativa em 2013

O presidente da direcção da CerciBeja – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Beja teme que a extinção da valência educativa no seio da instituição, prevista para o ano de 2013 em virtude da publicação do decreto-lei 3/ 2008 pelo Ministério da Educação (ME) em 2008, possa lançar para o desemprego cerca de três dezenas dos técnicos que actualmente lá trabalham.
"Quando os jovens [que ainda frequentam a instituição] saírem vamos ficar com um problema complicado", afirma ao "CA" José Hilário, admitindo a possibilidade da CerciBeja "não ter condições" financeira para manter o actual corpo de técnicos, que, desse modo, "poderão ter os postos de trabalho em risco com o fim desta valência".
Apesar dos problemas que se vislumbram num horizonte relativamente imediato, o fim da valência educativa "não representa o fim da CerciBeja", garante o presidente da instituição, que tem em mente outros projectos no âmbito das restantes valências da instituição: unidade de formação profissional, centro de actividades ocupacionais e lar-residencial.
Com um orçamento anual de cerca de 1,6 milhões de euros, a CerciBeja pretende avançar com a candidatura a um curso de Educação e Formação de Adultos, assim como concretizar a ambição de um novo lar-residencial e de um espaço, também no "formato" lar-residencial, destinado a pessoas com doença mental, algo que ainda não existe no Baixo Alentejo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
14:04, Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2018
SN
Tenho reparado em certos centros de apoio social que os empregados são cada vez mais sem que isso traga mais qualidade de vida aos utentes. Só em salários é uma descapitalização ruinosa das instituições.

07h00 - terça, 24/04/2018
Festejar a Liberdade
no distrito de Beja
O tempo é de festejar a Liberdade e a Democracia! Na noite desta terça para quarta-feira, de 24 para 25 de Abril, assinala-se o 44º aniversário da Revolução dos Cravos e a data será devidamente assinalada nos quatro cantos do Baixo Alentejo.
07h00 - terça, 24/04/2018
Câmara de Beja
cede espaço no Padrão
A Câmara de Beja vai ceder o novo espaço multiusos da aldeia do Padrão à Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves, sendo que o contrato de comodato será assinado entre ambas as partes nesta terça-feira, 24.
07h00 - terça, 24/04/2018
PCP exige melhores
cuidados de saúde
O PCP de Beja exige "um financiamento adequado" para a Saúde e uma nova política para que todos os constrangimentos identificados neste sector na região "possam ser corrigidos, em prol de uma melhor Saúde parta todos".
07h00 - segunda, 23/04/2018
Biblioteca de Aljustrel
celebra Dia do Livro
A Biblioteca Municipal de Aljustrel assinala nesta segunda-feira, 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com diversas iniciativas para promover o gosto pelos livros e pela leitura.
07h00 - segunda, 23/04/2018
Plano intermunicipal
"em nome" da Igualdade
Promover a igualdade de género e combater as discriminações em função do sexo ou orientação sexual são algumas das metas assumidas no novo Plano Intermunicipal para a Igualdade, que vai ser dinamizado até final de 2019 nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique.

Data: 20/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial