08h34 - sexta, 13/11/2009

CerciBeja pode perde valência educativa em 2013

CerciBeja pode perde valência educativa em 2013

O presidente da direcção da CerciBeja – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Beja teme que a extinção da valência educativa no seio da instituição, prevista para o ano de 2013 em virtude da publicação do decreto-lei 3/ 2008 pelo Ministério da Educação (ME) em 2008, possa lançar para o desemprego cerca de três dezenas dos técnicos que actualmente lá trabalham.
"Quando os jovens [que ainda frequentam a instituição] saírem vamos ficar com um problema complicado", afirma ao "CA" José Hilário, admitindo a possibilidade da CerciBeja "não ter condições" financeira para manter o actual corpo de técnicos, que, desse modo, "poderão ter os postos de trabalho em risco com o fim desta valência".
Apesar dos problemas que se vislumbram num horizonte relativamente imediato, o fim da valência educativa "não representa o fim da CerciBeja", garante o presidente da instituição, que tem em mente outros projectos no âmbito das restantes valências da instituição: unidade de formação profissional, centro de actividades ocupacionais e lar-residencial.
Com um orçamento anual de cerca de 1,6 milhões de euros, a CerciBeja pretende avançar com a candidatura a um curso de Educação e Formação de Adultos, assim como concretizar a ambição de um novo lar-residencial e de um espaço, também no "formato" lar-residencial, destinado a pessoas com doença mental, algo que ainda não existe no Baixo Alentejo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
14:04, Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2018
SN
Tenho reparado em certos centros de apoio social que os empregados são cada vez mais sem que isso traga mais qualidade de vida aos utentes. Só em salários é uma descapitalização ruinosa das instituições.

00h00 - sexta, 19/01/2018
Eleições nas concelhias
do Partido Socialista
Os militantes do Partido Socialista no distrito de Beja escolhem nesta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de Janeiro, os presidentes das respectivas comissões políticas para os próximos dois anos.
00h00 - sexta, 19/01/2018
Seminário no IPBeja
sobre Serviço Social
O auditório da Escola Superior de Educação do Politécnico de Beja (IPBeja) recebe nesta sexta-feira, 19, um seminário sobre Serviço Social, promovido pela Comissão Técnico-Científica e Pedagógica da licenciatura em Serviço Social.
12h15 - quinta, 18/01/2018
Detido por tráfico
de droga em Ferreira
A GNR deteve um homem de 43 anos em Ferreira do Alentejo nesta quarta-feira, 17 de Janeiro, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
07h00 - quinta, 18/01/2018
Novas condutas para Ourique e Almodôvar
A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) já lançou o concurso público para a expansão da rede de abastecimento de água a partir da barragem do Monte da Rocha (Ourique) nos concelhos de Ourique e de Almodôvar.
07h00 - quinta, 18/01/2018
Biblioteca de Castro
na rede da UNESCO
A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Castro Verde, já integra a Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, que junta mais de 500 bibliotecas nacionais e internacionais.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial