07h00 - sexta, 20/11/2020

Candidatura para mercado
de produtos locais
em Aljustrel aprovada

Candidatura para mercado de produtos locais em Aljustrel aprovada

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), através da medida LEADER, aprovou uma candidatura da Câmara de Aljustrel, tendo em vista "a revitalização da economia e a dinamização dos pequenos circuitos de comercialização" no concelho.
Em comunicado, a autarquia explica o objectivo desta candidatura, intitulada "Mercado de Produtos Locais" e co-financiada em cerca de 14 mil euros pelo LEADER, "é promover o contacto directo entre os produtores e os consumidores, contribuindo para o aproveitamento e escoamento dos produtos excedentes provenientes da agricultura familiar, e também a fomentação das artes mais tradicionais e artesanais".
Nesse sentido, esta candidatura permitirá "dinamizar os sectores dos pequenos produtores e de artesãos de todas as freguesias do concelho de Aljustrel e incentivar ao consumo, cada vez mais, daquilo que é local".
Ao mesmo tempo, acrescenta a Câmara Municipal, o projecto "contribuirá ainda para a diminuição do desperdício alimentar, apelando ao consumo de produtos da época, nomeadamente frescos e de qualidade".
"A intenção é ainda contribuir para o estreitar de laços e para o reforço da confiança entre produtores/artesãos e consumidores", observa a autarquia.
De acordo com a mesma fonte, a candidatura aprovada prevê que sejam "realizados mercados em todas as freguesias do concelho de Aljustrel que pretendem envolver ainda as populações, dinamizando o território e servindo de atractivo, de modo a que seja possível trazer mais visitantes e potenciais clientes".
"Poder-se-á, assim, escoar os produtos mais facilmente e vender directamente os bens aos consumidores finais, sendo benéfico para todos os envolvidos", observa a Câmara de Aljustrel, considerando que num tempo "particularmente difícil" devido à Covid-19 "este projecto poderá ajudar à revitalização da economia no concelho, mas também estimular o desenvolvimento e satisfazer a procura e dar mais oportunidades de oferta".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 30/11/2020
Caso de Covid-19 na
EB 2,3/ S de Ourique
Um funcionário da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária de Ourique testou positivo ao novo coronavírus da Covid-19, revelou neste sábado, 28 de Novembro, a Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 30/11/2020
Dia das Cidades
Educadoras em Odemira
Partilhar as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos "de experiência e colaboração no território odemirense" é o desafio lançado pela Câmara de Odemira no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala nesta segunda-feira, 30 de Novembro.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Saúde: PS Baixo Alentejo alerta Governo para carências na região
O presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS considera que a região "continua a sofrer de uma carência ao nível dos serviços de saúde", tendo transmitido isso mesmo aos secretários de Estado da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales, respectivamente, durante a visita que os dois governantes realizaram esta sexta-feira, 27, a Beja.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Câmara de Castro Verde
com empréstimo aprovado
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou nesta sexta-feira, 27, por maioria, a contratação por parte da Câmara Municipal de um empréstimo bancário, no valor de 600 mil euros, para fazer obras no concelho.
19h15 - sexta, 27/11/2020
Governo vai reforçar
verbas a transferir para
os bombeiros em 2021
O ministro da Administração Interna assinalou esta sexta-feira, 27, em Ourique, que as corporações de bombeiros vão ter em 2021 um reforço das transferências na ordem dos 3,6 milhões de euros, apesar de o próximo ano ser "particularmente difícil no quadro orçamental".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial