07h00 - quarta, 18/11/2020

Novas áreas para Covid-19 em Beja, Castro e Cuba

Novas áreas para Covid-19 em Beja, Castro e Cuba

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) acaba de criar novas áreas dedicadas para doentes respiratórios e Covid-19 (ADR) nos centros de saúde de Beja, Castro Verde e Cuba, adianta ao "CA" o conselho de administração. Em comunicado, a administração da ULSBA explica que as novas ADR surgem no âmbito do cumprimento do Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21, levando também em linha de conta "o previsível aumento de afluência de utentes com queixas do foro respiratório".
A mesma fonte acrescenta que as ADR são estruturas de atendimento organizadas que pretendem "dar resposta a toda a área de influência da ULSBA e à população que necessite de cuidados", nomeadamente nos concelhos de Beja e Serpa (ADR Beja), nos concelhos de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique (ADR Castro Verde), e nos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira (ADR Cuba).
"Ainda no âmbito da Rede de Urgência e Emergência são criadas as ADR-SU Geral e ADR-SU Pediátrica no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, ADR-SU Castro Verde (Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Mértola e Ourique) e ADR-SU Moura (Barrancos e Moura)", acrescenta a ULSBA.
De acordo a mesma fonte, as ADR "destinam-se à avaliação clínica dos doentes com suspeita de infecção respiratória aguda, incluindo os doentes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus".
Nesse sentido, o encaminhamento do doente suspeito para as ADR "é feito mediante a avaliação da Linha SNS24 ou pelo médico de família do Centro de Saúde".
"Para além da avaliação médica, nestas áreas, serão realizados testes à Covid-19, caso seja necessário, e os pedidos pela Linha SNS24", observa a ULSBA, acrescentando que o utente também poderá dirigir-se a estas áreas se apresentar sintomas como tosse ou alteração da sua tosse habitual, tosse e dores de cabeça, tosse e dores musculares, febre (38ºC), dificuldade respiratória ou diminuição súbita do olfacto (cheiro) e/ou do paladar (gosto).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 30/11/2020
Caso de Covid-19 na
EB 2,3/ S de Ourique
Um funcionário da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária de Ourique testou positivo ao novo coronavírus da Covid-19, revelou neste sábado, 28 de Novembro, a Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 30/11/2020
Dia das Cidades
Educadoras em Odemira
Partilhar as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos "de experiência e colaboração no território odemirense" é o desafio lançado pela Câmara de Odemira no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala nesta segunda-feira, 30 de Novembro.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Saúde: PS Baixo Alentejo alerta Governo para carências na região
O presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS considera que a região "continua a sofrer de uma carência ao nível dos serviços de saúde", tendo transmitido isso mesmo aos secretários de Estado da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales, respectivamente, durante a visita que os dois governantes realizaram esta sexta-feira, 27, a Beja.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Câmara de Castro Verde
com empréstimo aprovado
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou nesta sexta-feira, 27, por maioria, a contratação por parte da Câmara Municipal de um empréstimo bancário, no valor de 600 mil euros, para fazer obras no concelho.
19h15 - sexta, 27/11/2020
Governo vai reforçar
verbas a transferir para
os bombeiros em 2021
O ministro da Administração Interna assinalou esta sexta-feira, 27, em Ourique, que as corporações de bombeiros vão ter em 2021 um reforço das transferências na ordem dos 3,6 milhões de euros, apesar de o próximo ano ser "particularmente difícil no quadro orçamental".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial