07h00 - quinta, 29/10/2020

Observatório do Baixo Alentejo
quer reforçar influência da região

Observatório do Baixo Alentejo quer reforçar influência da região

Contribuir para a resolução dos problemas do território, "reforçando a influência que falta" à região é uma das grandes metas do novo Observatório do Baixo Alentejo (OBA), apresentado publicamente nesta quarta-feira, 28, em Beja. Na cerimónia esteve, como convidado, António Costa Silva, coordenador do Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030.
Segundo o presidente do OBA, Jorge Barnabé, este não pretende ser uma associação de contestação, mas sim "uma entidade de concretização", por forma a contribuir para a resolução dos problemas e reforçar a influência que "falta" à região.
"Não podemos criar desenvolvimento estando contra quem [quer que] seja, temos que acrescentar parcerias para ganhar escala, temos que nos unir aos territórios vizinhos do Alto Alentejo, do Algarve, da Extremadura e Andaluzia espanholas", defendeu na apresentação do OBA.
Segundo Jorge Barnabé, é igualmente necessário "ligar os pontos existentes" entre os investimentos públicos realizados nos últimos anos na região, nomeadamente Alqueva, Porto de Sines e aeroporto de Beja.
Nesse sentido, revelou, o OBA vai criar um gabinete de promoção e organização do parque logístico do aeroporto de Beja, "realizando procedimentos e a dinamização e a construção das infra-estruturas que atraiam investimentos diversificados, directos e indirectos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 30/11/2020
Caso de Covid-19 na
EB 2,3/ S de Ourique
Um funcionário da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária de Ourique testou positivo ao novo coronavírus da Covid-19, revelou neste sábado, 28 de Novembro, a Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 30/11/2020
Dia das Cidades
Educadoras em Odemira
Partilhar as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos "de experiência e colaboração no território odemirense" é o desafio lançado pela Câmara de Odemira no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala nesta segunda-feira, 30 de Novembro.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Saúde: PS Baixo Alentejo alerta Governo para carências na região
O presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS considera que a região "continua a sofrer de uma carência ao nível dos serviços de saúde", tendo transmitido isso mesmo aos secretários de Estado da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales, respectivamente, durante a visita que os dois governantes realizaram esta sexta-feira, 27, a Beja.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Câmara de Castro Verde
com empréstimo aprovado
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou nesta sexta-feira, 27, por maioria, a contratação por parte da Câmara Municipal de um empréstimo bancário, no valor de 600 mil euros, para fazer obras no concelho.
19h15 - sexta, 27/11/2020
Governo vai reforçar
verbas a transferir para
os bombeiros em 2021
O ministro da Administração Interna assinalou esta sexta-feira, 27, em Ourique, que as corporações de bombeiros vão ter em 2021 um reforço das transferências na ordem dos 3,6 milhões de euros, apesar de o próximo ano ser "particularmente difícil no quadro orçamental".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial