07h00 - quarta, 14/10/2020

Portugal recebe
mais dinheiro na
transição da PAC

Portugal recebe mais dinheiro na transição da PAC

Portugal vai receber mais 359 milhões de euros para reforço do FEADER durante transição da PAC, no âmbito do Fundo de Recuperação para o sector agrícola nos anos de 2021 e 2022.
A medida foi aprovada nesta terça-feira, 13, pela Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu e segundo o eurodeputado Álvaro Amaro, do PSD, entre as várias novidades do fundo surgem o aumento do montante máximo do prémio de instalação para jovens agricultores, para os 100 mil euros, e o aumento da taxa de co-financiamento para os 90%.
"A posição geral seria a de disponibilizar uma taxa de co-financiamento mais baixa, mas como forte oposição minha conseguimos que dentro do PPE pudéssemos apoiar uma taxa que fosse o mais próxima possível dos 100%, por uma questão de justiça para com os agricultores e para com os Estados-membros mais afectados pela crise em curso", revela Amaro.
Na opinião do eurodeputado social-democrata, "esta é uma oportunidade que Portugal não deve desperdiçar, não apenas para compensar o sector pelo esforço extraordinário que desenvolveu nos meses da pandemia, mas para fortalecer a agricultura nacional, torna-la mais preparada para o futuro, mais digital, mais sustentável".
Recorde-se que o "NextGenarationEU", no seu programa para o desenvolvimento rural, permitirá apoiar o sector agrícola com pouco mais de oito mil milhões de euros, direccionados para investimentos que permitam responder aos desafios sem precedentes enfrentados pelas zonas rurais de Portugal.
Deste montante, pelo menos 55% deverá ser direccionado "para investimentos na melhoria da eficiência dos recursos, em inovação, em agricultura de precisão, na modernização dos equipamentos e na digitalização do sector".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 29/11/2020
Centro de Acolhimento a
Micro-empresas de Aljustrel lotado
O Centro Municipal de Acolhimento a Micro-empresas (CMAME) de Aljustrel atingiu a sua capacidade máxima de lotação, depois da concessão, no final da passada semana, de mais duas oficinas, revelou a Câmara Municipal local.
07h00 - quinta, 26/11/2020
"IN Castro é uma mais-valia evidente para Castro Verde"
O IN Castro-Centro de Ideias e Negócios de Castro Verde atingiu pela primeira vez a sua capacidade máxima de acolhimento físico de empresas, com 20 empresas instaladas e mais sete projectos empresariais com domiciliação virtual.
07h00 - quinta, 26/11/2020
CM Aljustrel promove
campanha de Natal
"Estimular a economia no concelho" e "apoiar e dinamizar o comércio tradicional" é a meta da Câmara de Aljustrel, que a partir de 1 de Dezembro volta a promover concursos para incentivar às compras de Natal em estabelecimentos locais.
07h00 - quarta, 25/11/2020
Alentejo 2020 aprova
candidaturas do "+ CO3SO"
O Alentejo 2020 já fechou as deliberações de um aviso de concurso do programa "+ CO3SO", tendo deliberado sobre mais de 200 candidaturas apresentadas, revela ao "CA" fonte oficial do programa operacional regional.
07h00 - domingo, 22/11/2020
Governo lança apoio
para jovens agricultores
O Ministério da Agricultura abriu na sexta-feira, 20, dois avisos do PDR 2020 para apoio à instalação de jovens agricultores em territórios de baixa densidade, através de um prémio à primeira instalação e apoio ao respectivo investimento na exploração agrícola.

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial