07h00 - segunda, 12/10/2020

Ana Gomes defende
aposta no aeroporto de Beja

Ana Gomes defende aposta no aeroporto de Beja

Ana Gomes, candidata à Presidência da República, defendeu neste domingo, 11, em Aljustrel, o aproveitamento do aeroporto de Beja, em detrimento da construção de um novo aeroporto no Montijo.
A candidata esteve à conversa com apoiantes no Espaço Oficinas, no âmbito da iniciativa "Cuidar de Portugal", e aproveitou a ocasião para sublinhar a ideia de que o aeroporto de Beja, na sua opinião, "está completamente desaproveitado e devia ser aproveitado pelo Estado português".
"Ainda por cima agora que, à conta da pandemia e desta crise na aviação, se concluiu que é absurdo ir-se investir no Montijo, com as implicações ambientais que este projecto tem", disse Ana Gomes.
Para a candidata a Belém, este é o momento "de se repensar e pensar na utilização do aeroporto de Beja", considerando que esta infra-estrutura tem "capacidade" para ser "um aeroporto estruturante para o centro e sul do país".
Para tal, acrescentou, é necessário que o mesmo seja servido por uma via ferroviária "de alta velocidade", dando o exemplo de Tóquio (Japão), "onde o aeroporto fica a quatro horas de distância por estrada, mas que de comboio se faz por muito menos tempo".
Ana Gomes vincou ainda que também o Porto de Sines, outro dos pilares do "triângulo estratégico" para o desenvolvimento do Alqueva, "é uma infra-estrutura crítica da maior importância para a Europa", advogando que este "não pode ser gerido com uma perspectiva tacanha e limitada".
Por tudo isto, a candidata presidencial disse entender ser este o tempo de equacionar os "projectos estruturantes" para o país e de, simultaneamente, "haver coragem política" para tomar determinadas decisões.
"E sendo o governo quem governa, o papel de quem elegemos para a Presidência da República pode ser importante para congregar as pessoas, para as fazer reflectir, para as impulsionar a tomar a decisão que precisa ser tomada. Para não continuarmos a desaproveitar infra-estruturas que existem e que podem ser estruturantes para o desenvolvimento nacional e regional", disse.
O combate à corrupção, a economia social, o voluntariado e a regionalização foram outros dos temas abordados durante a sessão por Ana Gomes, que terminou a iniciativa... a cantar o hino nacional.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 28/10/2020
Nova exposição na
Biblioteca de Ourique
A Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, recebe a partir desta quarta-feira, 28, a exposição "Step Into Space", que resulta de uma parceria entre o Pavilhão do Conhecimento, o Município de Ourique e o Agrupamento de Escolas local.
10h00 - domingo, 25/10/2020
Balanço positivo
nos cinco anos da
Almovimento
O presidente da associação Almovimento, com sede na vila de Almodôvar, faz um balanço "positivo" dos cinco anos de existência da colectividade, assinalados no início deste mês de Outubro.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Mértola, capital da caça!
Mesmo sendo tempo de pandemia, Mértola continua a ser a "capital da caça"! Um "estatuto" assinalado ao longo deste fim-de-semana, 23 a 25 de Outubro, com a realização da 11ª edição da Feira da Caça, promovida pela Câmara Municipal local e que vai decorrer no novo Pavilhão Multiusos da "vila-museu".
07h00 - sexta, 23/10/2020
Presidente da CM Mértola: "Caçadores têm carinho por Mértola"
No dia em que arranca a XI Feira da Caça, o presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa, frisa em entrevista ao "CA" que a caça e a actividade cinegética tem grande importância na economia local do concelho.
07h00 - sábado, 17/10/2020
Exposição recorda 400 anos
de Feira de Castro
No sábado que seria de Feira de Castro, cancelada devido à pandemia da Covid-19, a Câmara de Castro Verde assinala o início das comemorações dos 400 anos do evento com uma exposição pelas ruas da vila.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial