07h00 - quarta, 23/09/2020

Águia-imperial ibérica
libertada em Mértola

Águia-imperial ibérica libertada em Mértola

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove nesta quarta-feira, 23, pelas 11h00, a libertação de uma águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), marcada com emissor, na serra da Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola.
De acordo com o ICNF, esta ave, "que nasceu na região, caiu do ninho e ao ter sido resgatada em tempo útil foi possível ser encaminhada para recuperação, no Centro de Recuperação de Animais Silvestres, da Câmara Municipal de Lisboa".
A mesma fonte lembra que desde 2004 que Portugal e Espanha "trabalham em colaboração para a conservação desta espécie".
"Neste âmbito têm vindo a ser desenvolvidos trabalhos de monitorização dos territórios em que a espécie ocorre em Portugal continental", sendo que em 2020 o ICNF "procedeu à marcação de três crias com emissores (GPS/GSM) o que permitiu o seguimento das mesmas", acrescenta o Instituto.
O ICNF revela ainda que a maioria dos casais reprodutores de águia-imperial ibérica em Portugal registam-se na região do Alentejo, tendo em 2020 sido assinalados 21 casais reprodutores na região, "mais sete casais do que em 2019".
"No Alentejo esta espécie ocupa uma área aproximada de 6.000 km2 e através da monitorização dos indivíduos com emissores, nos últimos cinco anos, verificou-se que as zonas de Protecção Especial de Castro Verde e do Vale do Guadiana têm vindo a consolidar-se como as principais áreas de ocorrência da espécie em Portugal", sublinha o ICNF.

Foto de Carlos Carrapato


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - quinta, 29/10/2020
Novos presidente e
vice-presidente da CCDR
do Alentejo tomam posse
Os novos presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, assim como das restantes CCDR do país, tomam posse nesta quinta-feira, 29, numa cerimónia que vai decorrer em Coimbra e que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Aljustrel prepara resposta
dos serviços à Covid-19
Prevenir, antecipar e preparar a capacidade de resposta dos seus serviços à pandemia da Covid-19 foi o mote da reunião que a Câmara de Aljustrel promoveu com responsáveis pelos diversos sectores da autarquia.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Câmara de Odemira
atribui apoio
financeiro às escolas
A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro, no valor total de 33320 euros, aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do concelho, assim como às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valências na área da Educação, visando o combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Observatório do Baixo Alentejo
quer reforçar influência da região
Contribuir para a resolução dos problemas do território, "reforçando a influência que falta" à região é uma das grandes metas do novo Observatório do Baixo Alentejo (OBA), apresentado publicamente nesta quarta-feira, 28, em Beja.
07h00 - quarta, 28/10/2020
Covid-19: Almodôvar
apoia lares, creches
e bombeiros
A Câmara de Almodôvar vai atribuir um apoio extraordinário, de cerca de 115 mil euros, para as instituições sociais e os bombeiros do concelho adquirirem material de protecção no âmbito da pandemia de Covid-19.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial