07h00 - sábado, 19/09/2020

Aljustrel tem maior taxa de
natalidade do Baixo Alentejo

Aljustrel tem maior taxa de natalidade do Baixo Alentejo

O concelho de Aljustrel voltou a registar em 2019 a maior taxa de natalidade de todo o Baixo Alentejo, assim como a segunda maior taxa de fecundidade geral de todo o país, apenas atrás de Lisboa.
De acordo com a autarquia, os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o concelho de Aljustrel apresenta "uma taxa de fecundidade geral de 56,0", sendo que Lisboa apresenta "um valor de 62,1".
Desta forma, "e tendo em conta o índice sintético de fecundidade", o concelho de Aljustrel "é o segundo território de Portugal onde é maior o número médio de filhos por mulher em idade fértil, nomeadamente de 2,1", apenas superado por Lisboa, onde é de 2,3.
No continente o número médio de filhos por mulher, "registado em 2019, foi de 1,43", acrescenta a Câmara de Aljustrel.
A autarquia frisa ainda que , também segundo o INE, Aljustrel é o concelho do Baixo Alentejo "onde é apresentada a maior taxa bruta de natalidade, designadamente de 9,9".
"Para a Câmara Municipal de Aljustrel, estes voltam a ser dados animadores e que, não sendo suficientes para resolver o problema que se iniciou há muitos e muitos anos, de perda populacional, no concelho e em todo o interior do país, ajudam a renovar a esperança", observa o Município em comunicado.
Para a autarquia, estes números "reforçam ainda a convicção de que Aljustrel, cada vez mais, se afirma como um concelho dinâmico e cada vez mais atractivo, nomeadamente a nível económico, social e também demográfico".
"Significa ainda que o concelho de Aljustrel tem tido a capacidade de manter a qualidade de vida, onde as famílias encontram excelentes condições para criarem os seus filhos, e, sobretudo, o emprego, através da atracção de diversos e importantes investimentos e nas mais diversificadas áreas", complementa a Câmara Municipal.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - quinta, 29/10/2020
Novos presidente e
vice-presidente da CCDR
do Alentejo tomam posse
Os novos presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, assim como das restantes CCDR do país, tomam posse nesta quinta-feira, 29, numa cerimónia que vai decorrer em Coimbra e que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Aljustrel prepara resposta
dos serviços à Covid-19
Prevenir, antecipar e preparar a capacidade de resposta dos seus serviços à pandemia da Covid-19 foi o mote da reunião que a Câmara de Aljustrel promoveu com responsáveis pelos diversos sectores da autarquia.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Câmara de Odemira
atribui apoio
financeiro às escolas
A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro, no valor total de 33320 euros, aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do concelho, assim como às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valências na área da Educação, visando o combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Observatório do Baixo Alentejo
quer reforçar influência da região
Contribuir para a resolução dos problemas do território, "reforçando a influência que falta" à região é uma das grandes metas do novo Observatório do Baixo Alentejo (OBA), apresentado publicamente nesta quarta-feira, 28, em Beja.
07h00 - quarta, 28/10/2020
Covid-19: Almodôvar
apoia lares, creches
e bombeiros
A Câmara de Almodôvar vai atribuir um apoio extraordinário, de cerca de 115 mil euros, para as instituições sociais e os bombeiros do concelho adquirirem material de protecção no âmbito da pandemia de Covid-19.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial