13h44 - quarta, 16/09/2020

Lar de Santa Luzia com 27 casos de Covid-19

Lar de Santa Luzia com 27 casos de Covid-19

São 27 os infectados com Covid-19 no lar de Santa Luzia, propriedade da Misericórdia de Ourique, depois de realizados os testes de despistagem ao coronavírus na sequência do caso identificado no último domingo, 13. Os números foram revelados nesta quarta-feira, 16, pela instituição e pela Câmara de Ourique, tratando-se de 14 utentes (um dos quais internado no hospital de Beja) e 13 trabalhadores.
Em comunicado enviado ao "CA", a autarquia ouriquense adianta que, em articulação com as autoridades de saúde, a Segurança Social e a Misericórdia de Ourique, está "a acompanhar a situação, gerando condições de monitorização da evolução do estado de saúde dos infectados, que estão assintomáticos e permanecerão em quarentena vigiada".
A Câmara de Ourique acrescenta que "todos os casos positivos ficarão confinados nas instalações do lar da Santa Casa da Misericórdia em Santa Luzia", uma vez que todos testaram positivo, e que será contratada uma empresa especializada multidisciplinar "para acompanhamento dos infectados, segundo as melhores práticas de saúde pública".
"Foram ainda activados protocolos com o IEFP e a Cruz Vermelha Portuguesa", frisa a autarquia, explicando que "os casos positivos que forem passando a negativos serão alojados em infra-estruturas cedidas e preparadas pela Câmara Municipal".
A par destes procedimentos, todos os contactos dos cidadãos infectados em Santa Luzia vão ser testados à Covid-19 nesta quinta-feira, 17.
"Está em curso uma enorme operação logística para responder à ocorrência, socorrendo quem foi infectado e assegurando aos restantes um quadro de segurança e tranquilidade nas dinâmicas que estão a decorrer na comunidade", assegura a Câmara de Ourique.
A autarquia reforça que este é "um enorme desafio de saúde pública, em que cada um tem uma responsabilidade essencial na prevenção e na identificação de sintomas que podem indiciar o contágio".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.
07h00 - quarta, 23/09/2020
IP retoma atendimento
na cidade de Beja
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) retomou na segunda-feira, 21, o atendimento presencial nas suas delegações de gestão regional, entre as quais a da cidade de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Águia-imperial ibérica
libertada em Mértola
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove nesta quarta-feira, 23, pelas 11h00, a libertação de uma águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), marcada com emissor, na serra da Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola.
07h00 - terça, 22/09/2020
Roberto Grilo anuncia candidatura à CCDR Alentejo
Roberto Grilo, actual presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, vai ser candidato nas eleições para a presidência deste organismo, agendadas para o próximo dia 13 de Outubro.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial