13h44 - quarta, 16/09/2020

Lar de Santa Luzia com 27 casos de Covid-19

Lar de Santa Luzia com 27 casos de Covid-19

São 27 os infectados com Covid-19 no lar de Santa Luzia, propriedade da Misericórdia de Ourique, depois de realizados os testes de despistagem ao coronavírus na sequência do caso identificado no último domingo, 13. Os números foram revelados nesta quarta-feira, 16, pela instituição e pela Câmara de Ourique, tratando-se de 14 utentes (um dos quais internado no hospital de Beja) e 13 trabalhadores.
Em comunicado enviado ao "CA", a autarquia ouriquense adianta que, em articulação com as autoridades de saúde, a Segurança Social e a Misericórdia de Ourique, está "a acompanhar a situação, gerando condições de monitorização da evolução do estado de saúde dos infectados, que estão assintomáticos e permanecerão em quarentena vigiada".
A Câmara de Ourique acrescenta que "todos os casos positivos ficarão confinados nas instalações do lar da Santa Casa da Misericórdia em Santa Luzia", uma vez que todos testaram positivo, e que será contratada uma empresa especializada multidisciplinar "para acompanhamento dos infectados, segundo as melhores práticas de saúde pública".
"Foram ainda activados protocolos com o IEFP e a Cruz Vermelha Portuguesa", frisa a autarquia, explicando que "os casos positivos que forem passando a negativos serão alojados em infra-estruturas cedidas e preparadas pela Câmara Municipal".
A par destes procedimentos, todos os contactos dos cidadãos infectados em Santa Luzia vão ser testados à Covid-19 nesta quinta-feira, 17.
"Está em curso uma enorme operação logística para responder à ocorrência, socorrendo quem foi infectado e assegurando aos restantes um quadro de segurança e tranquilidade nas dinâmicas que estão a decorrer na comunidade", assegura a Câmara de Ourique.
A autarquia reforça que este é "um enorme desafio de saúde pública, em que cada um tem uma responsabilidade essencial na prevenção e na identificação de sintomas que podem indiciar o contágio".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - quinta, 29/10/2020
Novos presidente e
vice-presidente da CCDR
do Alentejo tomam posse
Os novos presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, assim como das restantes CCDR do país, tomam posse nesta quinta-feira, 29, numa cerimónia que vai decorrer em Coimbra e que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Aljustrel prepara resposta
dos serviços à Covid-19
Prevenir, antecipar e preparar a capacidade de resposta dos seus serviços à pandemia da Covid-19 foi o mote da reunião que a Câmara de Aljustrel promoveu com responsáveis pelos diversos sectores da autarquia.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Câmara de Odemira
atribui apoio
financeiro às escolas
A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro, no valor total de 33320 euros, aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do concelho, assim como às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valências na área da Educação, visando o combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Observatório do Baixo Alentejo
quer reforçar influência da região
Contribuir para a resolução dos problemas do território, "reforçando a influência que falta" à região é uma das grandes metas do novo Observatório do Baixo Alentejo (OBA), apresentado publicamente nesta quarta-feira, 28, em Beja.
07h00 - quarta, 28/10/2020
Covid-19: Almodôvar
apoia lares, creches
e bombeiros
A Câmara de Almodôvar vai atribuir um apoio extraordinário, de cerca de 115 mil euros, para as instituições sociais e os bombeiros do concelho adquirirem material de protecção no âmbito da pandemia de Covid-19.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial