07h00 - terça, 15/09/2020

Portugal entra
em Situação
de Contingência

Portugal entra em Situação de Contingência

Todo o território de Portugal continental entrou em Estado de Contingência devido à pandemia da Covid-19 às 00h00 desta terça-feira, 15 de Setembro, numa situação do Governo que se prolongará até às 23h59 de 30 de Setembro. De acordo com comunicado do Conselho de Ministros, a declaração do Estado de Contingência é justificada pelo "crescimento de novos casos diários de contágio da doença, o início do ano lectivo escolar e o aumento expectável de pessoas em circulação, designadamente, nos transportes públicos em áreas com elevada densidade populacional".
Desta forma, a partir de agora, e até final do mês, as concentrações de pessoas estão limitadas a 10 indivíduos, "salvo se pertencentes ao mesmo agregado familiar, na via pública e em estabelecimentos".
É também proibida a venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço ou em postos de abastecimento de combustíveis e a partir das 20h00 nos estabelecimentos de comércio a retalho, incluindo supermercados e hipermercados.
Ainda nesta área, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços exteriores dos estabelecimentos de restauração e bebidas no após as 20h00, salvo no âmbito do serviço de refeições, cabendo às autarquias a competência para fixar os horários de funcionamento dos estabelecimentos da respectiva área geográfica, "ainda que dentro de determinados limites – das 20h00 às 23h00 – e mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança".
Nos restaurantes, cafés e pastelarias a 300 metros das escolas passa a haver o limite máximo de quatro pessoas por grupo, salvo se pertencentes ao mesmo agregado familiar e vão ser criadas equipas distritais de intervenção rápida para contenção e estabilização de surtos em lares.
Até ao momento Portugal regista 1.871 mortos associados à Covid-19 num total de 64.596 casos confirmados de infecção.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - quinta, 29/10/2020
Novos presidente e
vice-presidente da CCDR
do Alentejo tomam posse
Os novos presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, assim como das restantes CCDR do país, tomam posse nesta quinta-feira, 29, numa cerimónia que vai decorrer em Coimbra e que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Aljustrel prepara resposta
dos serviços à Covid-19
Prevenir, antecipar e preparar a capacidade de resposta dos seus serviços à pandemia da Covid-19 foi o mote da reunião que a Câmara de Aljustrel promoveu com responsáveis pelos diversos sectores da autarquia.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Câmara de Odemira
atribui apoio
financeiro às escolas
A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro, no valor total de 33320 euros, aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do concelho, assim como às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valências na área da Educação, visando o combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Observatório do Baixo Alentejo
quer reforçar influência da região
Contribuir para a resolução dos problemas do território, "reforçando a influência que falta" à região é uma das grandes metas do novo Observatório do Baixo Alentejo (OBA), apresentado publicamente nesta quarta-feira, 28, em Beja.
07h00 - quarta, 28/10/2020
Covid-19: Almodôvar
apoia lares, creches
e bombeiros
A Câmara de Almodôvar vai atribuir um apoio extraordinário, de cerca de 115 mil euros, para as instituições sociais e os bombeiros do concelho adquirirem material de protecção no âmbito da pandemia de Covid-19.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial