07h00 - segunda, 14/09/2020

Alentejo 2020
vai financiar
testes à Covid-19

Alentejo 2020 vai financiar testes à Covid-19

O Governo acaba de lançar a medida "Testar", no sentido de "aumentar a capacidade de rastreio e testagem da população em Portugal" e que vai ser financiada pelos programas operacionais regionais, entre os quais o Alentejo 2020.
Fonte do Governo adianta ao "CA" que a medida representa um investimento de "cinco milhões de euros de fundos europeus" e "vai apoiar uma rede de instituições no alargamento do âmbito dos testes de diagnóstico à Covid-19 que realizam no desenvolvimento de novos testes e métodos de testagem e na realização de novos estudos imunológicos à população".
"Esta rede, apelidada de 'Heróis dos Testes' e identificada nos avisos de concurso, envolve instituições de ensino superior, institutos de investigação e centros de estudos certificados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) para a realização de testes de diagnóstico à Covid-19", sublinha o Governo.
A mesma fonte reforça que "ao lançar esta linha de apoio, o Governo compromete-se com a necessidade de minimizar o tempo de espera pelos resultados dos testes, de reduzir a taxa de contaminação do novo coronavírus e de enfrentar as exigências colocadas ao Sistema Nacional de Saúde, com particular atenção às necessidades dos mais idosos e dos profissionais com maior exposição ao agente infeccioso".
De acordo com o Governo, "estas linhas podem apoiar até 85%, a fundo perdido, despesas com equipamentos científicos e técnicos, recursos humanos, registo de patentes e adaptação de edifícios e instalações para uma maior eficácia no combate à pandemia", sendo que "cada entidade pode receber um apoio máximo de 300 mil euros para o seu projecto".
O Governo recorda que "durante a fase inicial da pandemia, as entidades da rede 'Heróis dos Testes' realizaram um trabalho de grande cooperação, articulação e partilha de conhecimento que permitiu desenvolver e aperfeiçoar a sua metodologia de testagem, bem como a produção de novos kits de testagem em território nacional".
"A rede foi ainda responsável por produzir zaragatoas em território nacional num momento em que o país estava totalmente dependente do exterior para obter este produto", acrescenta.
Inicialmente, a rede "Heróis dos Testes" foi financiada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, sendo que nesta fase a medida "Testar" vai "alargar o trabalho já realizado e apoiar o lançamento de novas iniciativas que ajudem a proteger a população".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - quinta, 29/10/2020
Novos presidente e
vice-presidente da CCDR
do Alentejo tomam posse
Os novos presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, assim como das restantes CCDR do país, tomam posse nesta quinta-feira, 29, numa cerimónia que vai decorrer em Coimbra e que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Aljustrel prepara resposta
dos serviços à Covid-19
Prevenir, antecipar e preparar a capacidade de resposta dos seus serviços à pandemia da Covid-19 foi o mote da reunião que a Câmara de Aljustrel promoveu com responsáveis pelos diversos sectores da autarquia.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Câmara de Odemira
atribui apoio
financeiro às escolas
A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro, no valor total de 33320 euros, aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do concelho, assim como às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valências na área da Educação, visando o combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Observatório do Baixo Alentejo
quer reforçar influência da região
Contribuir para a resolução dos problemas do território, "reforçando a influência que falta" à região é uma das grandes metas do novo Observatório do Baixo Alentejo (OBA), apresentado publicamente nesta quarta-feira, 28, em Beja.
07h00 - quarta, 28/10/2020
Covid-19: Almodôvar
apoia lares, creches
e bombeiros
A Câmara de Almodôvar vai atribuir um apoio extraordinário, de cerca de 115 mil euros, para as instituições sociais e os bombeiros do concelho adquirirem material de protecção no âmbito da pandemia de Covid-19.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial