07h00 - domingo, 13/09/2020

PS do Baixo Alentejo
reúne em congresso

PS do Baixo Alentejo reúne em congresso

O início "um novo ciclo", sobretudo "na afirmação política do Baixo Alentejo": é desta forma que o recém-eleito presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS define o XIX Congresso Federativo, que vai decorrer a partir das 14h00 deste domingo, 13, no Teatro Pax Julia, em Beja. A sessão de encerramento contará com a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Em declarações ao "CA", Nelson Brito afirma que a região não pode "continuar nesta posição de isolamento e de perda de influência", esperando que o Congresso Federativo seja o ponto de partida para a inversão deste quadro.
"Temos que construir força e estratégias para que as decisões não passem ao lado da nossa terra, temos que lutar para fazer valer os nossos pontos de vista e conseguir que a nossa visão de desenvolvimento da região seja compreendida e aceite em diversos aspectos, desde as acessibilidades às infra-estruturas, incluindo a saúde, a educação e o combate à pobreza. Temos que concentrar as nossas energias nas pessoas, [pois] sem pessoas não há desenvolvimento", afirma.
É nesse sentido, continua Nelson Brito, que a moção que vai apresentar no congresso aos delegados, intitulada "Com os Militantes e pelo Baixo Alentejo Sempre", vai definir "várias áreas abrangentes" onde sente ser "necessário estimular uma nova visão de desenvolvimento".
"As pessoas em primeiro lugar e como centro de toda a acção e do planeamento, mas também a água como elemento de desenvolvimento económico, de subsistência e de reserva essencial à fixação de pessoas e ao combate às alterações climáticas, e ainda o Baixo Alentejo como afirmação de um modelo de região capaz de funcionar por si, com dinâmicas e competências relevantes para a economia nacional", advoga.
A isto Nelson Brito junta "as infra-estruturas e os equipamentos necessários à dinamização económica, à mobilidade e à coesão do território".
"Tenho muita confiança no futuro da nossa região, mas sei que o trabalho que temos pela frente é árduo e merece muita dedicação de todos os baixo-alentejanos", conclui o novo presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - quinta, 29/10/2020
Novos presidente e
vice-presidente da CCDR
do Alentejo tomam posse
Os novos presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, assim como das restantes CCDR do país, tomam posse nesta quinta-feira, 29, numa cerimónia que vai decorrer em Coimbra e que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Aljustrel prepara resposta
dos serviços à Covid-19
Prevenir, antecipar e preparar a capacidade de resposta dos seus serviços à pandemia da Covid-19 foi o mote da reunião que a Câmara de Aljustrel promoveu com responsáveis pelos diversos sectores da autarquia.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Câmara de Odemira
atribui apoio
financeiro às escolas
A Câmara de Odemira vai atribuir um apoio financeiro, no valor total de 33320 euros, aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas do concelho, assim como às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) com valências na área da Educação, visando o combate à pandemia da Covid-19.
07h00 - quinta, 29/10/2020
Observatório do Baixo Alentejo
quer reforçar influência da região
Contribuir para a resolução dos problemas do território, "reforçando a influência que falta" à região é uma das grandes metas do novo Observatório do Baixo Alentejo (OBA), apresentado publicamente nesta quarta-feira, 28, em Beja.
07h00 - quarta, 28/10/2020
Covid-19: Almodôvar
apoia lares, creches
e bombeiros
A Câmara de Almodôvar vai atribuir um apoio extraordinário, de cerca de 115 mil euros, para as instituições sociais e os bombeiros do concelho adquirirem material de protecção no âmbito da pandemia de Covid-19.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial