07h00 - terça, 04/08/2020

AM Odemira exige
obras nas estradas
nacionais do concelho

AM Odemira exige obras nas estradas nacionais do concelho

A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por unanimidade, uma recordatória apresentada pelos eleitos do PS sobre o mau estado das estradas nacionais no concelho, exigindo uma intervenção na mesma.
No documento, os elementos da Assembleia Municipal manifestam "o seu desagrado pela falta de compromisso e pela evolução no sentido negativo, que se traduz na continuada degradação de algumas das vias que compõem a rede viária nacional" que serve o concelho.
"Tal desagrado resulta, sobretudo, pelo facto de terem passado dois anos desde a data em que foi debatido e apresentado neste órgão um conjunto de problemas detectados em troços que careciam de intervenção urgente, o que foi minuciosamente reportado (inclusive com relatório fotográfico) a diversas entidades", acrescenta a recordatória.
O documento recorda ainda que o concelho de Odemira "não dispõe de qualquer ligação em troços de auto-estrada, IP e/ou IC", sendo atravessado pelas estradas nacionais 120 (Lisboa-Lagos) e 263 (Beja-Odemira).
Ao todo, continua o documento, no concelho existem "aproximadamente 176 quilómetros" de estradas nacionais, nomeadamente a EN 120 (48 kms)-São Luís, Odemira e São Teotónio; a EN 123 (39 kms)-São Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare e Odemira; a EN 263 (18 kms)-IC1, Relíquias e Odemira; a EN 266 (25 kms)-EN 123, Luzianes-Gare, Santa Clara-a-Velha, e Nave Redonda (Sabóia); a EN 389 (17 kms)-Garvão (concelho de Ourique), Santa Luzia, Colos e Cercal do Alentejo; a EN 390 (9 kms)-ligação Vila Nova de Milfontes e Cercal do Alentejo; e a EN 393 (21 kms)-Vila Nova de Milfontes e Odemira.
Por tudo isto, e apesar de conhecerem "os actuais constrangimentos à luz do quadro comunitário vigente relativamente a financiamento para a conservação da rede viária", os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira exigem que haja uma "manutenção das estradas nacionais existentes [no concelho] e que estejam reunidas as condições básicas de circulação".
"Face ao exposto e, apesar da lista de reivindicações estar menos extensa que a apresentada em 2018, a necessidade de intervenção nestas vias impera e o território de Odemira, que tanto impacto tem no PIB nacional, tem que ser olhado de forma estratégica por quem gere as infra-estruturas e economia deste país, tomando medidas de priorização de projectos e investimentos em matéria de acessibilidades", conclui a recordatória aprovada pela Assembleia Municipal de Odemira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Presidente do PSD debate
aeroporto de Beja com a Distrital
Rui Rio, presidente do PSD, vai estar nesta quarta-feira, 23, na cidade de Beja, para uma reunião de trabalho solicitada pela Comissão Política Distrital de Beja, liderada por Gonçalo Valente.
07h00 - quarta, 23/09/2020
IP retoma atendimento
na cidade de Beja
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) retomou na segunda-feira, 21, o atendimento presencial nas suas delegações de gestão regional, entre as quais a da cidade de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Águia-imperial ibérica
libertada em Mértola
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove nesta quarta-feira, 23, pelas 11h00, a libertação de uma águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), marcada com emissor, na serra da Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola.
07h00 - terça, 22/09/2020
Roberto Grilo anuncia candidatura à CCDR Alentejo
Roberto Grilo, actual presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, vai ser candidato nas eleições para a presidência deste organismo, agendadas para o próximo dia 13 de Outubro.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial