07h00 - segunda, 27/07/2020

Antigo aparthotel de Castro Verde
vai ser uma residência sénior

Antigo aparthotel de Castro Verde vai ser uma residência sénior

A Fundação São Barnabé, com sede em Almodôvar, vai avançar com a criação de uma residência sénior no edifício do antigo Aparthotel do Castro, em Castro Verde, que adquiriu em leilão público, por 550 mil euros, em Outubro de 2013. O projecto de arquitectura já foi aprovado pela Câmara Municipal de Castro Verde e o presidente da instituição estima que as obras possam começar até ao próximo mês de Setembro.
"Há alguns constrangimentos actualmente [no sector das] obras, mas salvo algum imponderável pensamos estar em obras no mês que vem ou em Setembro. A nossa previsão é que os trabalhos durem seis ou sete meses, por isso, em condições normais, em Fevereiro ou Março do ano que vem contamos estar a funcionar", adianta Valdemar Saleiro em exclusivo ao "CA".
Segundo o responsável pela Fundação São Barnabé, o projecto passa pela "adaptação do espaço" do antigo Aparthotel do Castro, encerrado desde 2012, em residência sénior, num investimento avaliado entre 850 mil a um milhão de euros. "É tudo investimento privado, da Fundação e de entidades parceiras que colaboram connosco", garante Valdemar Saleiro.
A futura residência sénior de Castro Verde terá "capacidade até 68 pessoas", que serão alojadas entre os 30 apartamentos T1 e os oito apartamentos T0 existentes no edifício, e possibilitará a criação de 20 a 30 novos postos de trabalho.
Sobre o público-alvo do futuro equipamento é que Valdemar Saleiro não abre, para já, o jogo. "Internamente temos isso definido, mas ainda não é altura de tornar público essa questão. Mais próximo da abertura iremos fazer o nosso trabalho de publicidade e de contactos", diz apenas o presidente da Fundação São Barnabé.
A Fundação São Barnabé teve a sua origem num serviço de apoio domiciliário e num projecto de Luta Contra a Pobreza, iniciados nos fins dos Anos 80 em São Barnabé, no concelho de Almodôvar.
Actualmente emprega mais de 300 pessoas e desenvolve as suas actividades em São Barnabé, Almodôvar, Beja, Quarteira, Moura, Pombal e Ferreira do Alentejo. Tem ainda projectos a avançar em Évora e Faro, além de Castro Verde.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 30/11/2020
Caso de Covid-19 na
EB 2,3/ S de Ourique
Um funcionário da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária de Ourique testou positivo ao novo coronavírus da Covid-19, revelou neste sábado, 28 de Novembro, a Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 30/11/2020
Dia das Cidades
Educadoras em Odemira
Partilhar as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos "de experiência e colaboração no território odemirense" é o desafio lançado pela Câmara de Odemira no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala nesta segunda-feira, 30 de Novembro.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Saúde: PS Baixo Alentejo alerta Governo para carências na região
O presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS considera que a região "continua a sofrer de uma carência ao nível dos serviços de saúde", tendo transmitido isso mesmo aos secretários de Estado da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales, respectivamente, durante a visita que os dois governantes realizaram esta sexta-feira, 27, a Beja.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Câmara de Castro Verde
com empréstimo aprovado
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou nesta sexta-feira, 27, por maioria, a contratação por parte da Câmara Municipal de um empréstimo bancário, no valor de 600 mil euros, para fazer obras no concelho.
19h15 - sexta, 27/11/2020
Governo vai reforçar
verbas a transferir para
os bombeiros em 2021
O ministro da Administração Interna assinalou esta sexta-feira, 27, em Ourique, que as corporações de bombeiros vão ter em 2021 um reforço das transferências na ordem dos 3,6 milhões de euros, apesar de o próximo ano ser "particularmente difícil no quadro orçamental".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial