07h00 - quinta, 09/07/2020

Tecnologia 4G chega
à mina de Neves-Corvo

Tecnologia 4G chega à mina de Neves-Corvo

A mina de Neves-Corvo, situada no concelho de Castro Verde, será uma das primeiras em todo o mundo a dispor, ao longo dos seus mais de 90 quilómetros de túneis no subsolo, da tecnologia 4G/LTE (Long Term Evolution), que permitirá uma maior segurança operacional, o aumento da eficiência e de produtividade e a redução de custos na sua operação.
O projecto, classificado como pioneiro e inovador a nível mundial, resulta de uma parceria entre a Somincor, responsável pela exploração da mina de Neves-Corvo, e a Altice Empresas, ligada à operadora de comunicações internacional Altice, que foi oficializada a 23 de Junho.
"Este é um momento relevante para a Somincor e que traduz a forte aposta que temos vindo a fazer na modernização tecnológica e na inovação da nossa actividade. O facto de termos a Altice Portugal como parceiro neste projecto, uma empresa de referência do seu sector a nível nacional e internacional, valida ainda mais este investimento", sublinha ao "CA" o administrador-delegado da empresa mineira.
Kenneth Norris destaca ainda o facto de a assinatura deste contrato acontecer"num momento complicado da vida económica e social nacional e global", esperando"que este constitua um sinal claro da confiança" que a Somincor tem "na empresa, na região do Baixo Alentejo e em Portugal".
Por seu lado, o presidente-executivo da Altice Portugal considera que "este grande e peculiar projecto, para além de se traduzir em mais um marco para o país, trata-se de uma alavanca para um maior desenvolvimento económico local e regional". "Uma aposta que a empresa faz em todo o país, com uma preocupação não só com as populações, mas também com todo o tecido empresarial", reforça Alexandre Fonseca.
Igualmente satisfeito com a concretização desta parceria entre a Somincor e a Altice ficou o presidente da Câmara de Castro Verde. "É uma honra termos acesso a esta inovação e tecnologia no Município de Castro Verde. Felicitamos os investidores, bem como agradecemos este investimento que resulta na criação de valor e emprego para a região", frisa António José Brito.

Solução inovadora
Segundo adianta fonte oficial da Altice ao "CA", o projecto a implementar em Neves-Corvo consiste numa "solução avançada de rede de dados wireless com tecnologia 4G/LTE para a cobertura de 90 km de túneis da mina", que contempla ainda "o fornecimento de uma rede core local redundante para garantia de elevada autonomia, menor latência e segurança total".
Esta solução "única e inovadora" permitirá à empresa mineira, continua a Altice, "garantir três factores fundamentais para a sua actividade: segurança operacional, aumento da eficiência e produtividade e redução de custos".
"A nova rede de transmissão de dados irá permitir à Somincor localizar e monitorizar remotamente e em tempo real, a operação automatizada das máquinas no interior da mina de Neves-Corvo", esclarece a empresa de comunicações, considerando que "este projecto inovador a nível nacional junta duas empresas com a mesma dinâmica e visão".
Ou seja, "modernização e inovação em segurança, respeito, integridade e excelência numa das maiores minas de cobre da Europa e uma das principais empresas exportadoras nacionais", conclui a Altice.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 07/08/2020
CM Aljustrel apresenta contributos
para Plano de Recuperação Económica
A Câmara de Aljustrel já entregou os seus contributos para o Plano de Acção no âmbito da estratégia para o Plano de Recuperação Económica de Portugal (PREP) 2020-2030, delineado por António Costa da Silva a pedido do Governo.
07h00 - quinta, 06/08/2020
SOMINCOR:
40 anos que mudaram o
concelho de Castro Verde
A 24 de Julho de 1980 o concelho de Castro Verde (e arredores) mudou para sempre.
15h00 - sábado, 01/08/2020
EPOS aposta na formação
dos seus trabalhadores
A Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas (EPOS), em parceria com o Centro Qualifica de Almodôvar, desenvolveu nos últimos meses mais um projecto de desenvolvimento de competências dos seus trabalhadores.
07h00 - terça, 28/07/2020
Câmara de Almodôvar apoia empresas locais
O presidente da Câmara de Almodôvar faz um balanço "extremamente positivo" do Programa de Apoio do Tecido Empresarial do Concelho de Almodôvar (PATECA), lançado no início de Maio para fazer face aos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19 na economia local.
07h00 - sexta, 24/07/2020
Somincor: 40 anos
que mudaram
Castro Verde
A 24 de Julho de 1980 o concelho de Castro Verde (e arredores) mudou para sempre.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial