07h00 - segunda, 29/06/2020

Bispo de Beja anuncia
nomeações pastorais

Bispo de Beja anuncia nomeações pastorais

O bispo de Beja, João Marcos, acaba de anunciar às novas nomeações e mudanças no clero da região, tendo em vista o ano pastoral de 2020-2021, que serão concretizadas entre final de Agosto e princípio de Setembro.
No Arciprestado de Almodôvar os padres Alfredo Mavinga e Eduardo Osório foram nomeados, respectivamente, pároco e vigário de Mértola, Espírito Santo, Corte do Pinto, Santana de Cambas, São João de Caldeireiros, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Solis, São Sebastião dos Carros, Via Glória, e Alcaria Ruiva. Já o padre Dariusz Pestka vai assumir as paróquias de Almodôvar, Gomes Aires, Graça de Padrões, Santa Clara-a-Nova, Santa Cruz, São Barnabé e São José de Aldeia de Fernandes, todas no concelho de Almodôvar.
Já no Arciprestado de Beja o padre Amadeu Lino foi nomeado pároco de Baleizão, Trigaches e São Brissos, mantendo o ofício de capelão militar, enquanto o padre LuísGomes irá para as paróquias de Alfundão e Peroguarda, mantendo-secomo pároco de Beringel. Por sua vez, o padre Luís Filipe Marques foi nomeado para as paróquias de Quintos, Salvada e Cabeça Gorda, além de passar a ser colaborador da Cúria Diocesana de Beja e coordenador diocesano da Pastoral do Ensino Superior.
Ainda no Arciprestado de Beja, o padre Rui Carriço foi nomeado reitor do Seminário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, em Beja, mantendo-se como vigário geral da Diocese, entre outras responsabilidades.
No Arciprestado de Cuba o padre Francisco Encarnação foi nomeado pároco de Ferreira do Alentejo, Canhestros, Figueira de Cavaleiros e Santa Margarida do Sado, enquanto às paróquias de Odivelas e de Selmes vão chegar, respectivamente, os padres Miguel Cavaco e Pedro Rodrigues.
Noutro Arciprestado, o de Moura, o padre Anderson Pessoa vai ser o novo pároco in solidum de Barrancos e Santo Aleixo da Restauração (juntamente com o padre José Manuel Bravo) e vigário paroquial de Amareleja, Safara, Póvoa de São Miguel, Estrela, enquanto o padre José Manuel Guerreiro foi nomeado pároco de Sobral da Adiça.
Às paróquias de Pias, Brinches e Vale de Vargo vai chegar o padre Júlio Lemos, actualmente em São Teotónio (Odemira), enquanto o diácono Manuel França foi nomeado segundo assistente-adjunto diocesano regional do CNE-Escutismo Católico Português.
No Arciprestado de Odemira o padre Adenilson Pimentel Gomes foi nomeado pároco de Bicos e o padre Felicianus Sila será pároco in solidum e moderador das paróquias de Odemira e São Teotónio. Já o padre Glório Fernandes foi nomeado pároco in solidum das paróquias de Odemira, São Teotónio e capelão do Estabelecimento Prisional de Odemira, enquanto o padre Jomy John será igualmente pároco in solidum das paróquias de Odemira e São Teotónio, mantendo-secomo primeiro assistente-adjunto diocesano regional do CNE-Escutismo Católico Português.
Ainda neste Arciprestado, o padre Manuel Pato foi nomeado pároco de Cercal do Alentejo, mantendo-se, entre outros cargos, como director do Colégio de Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes.
Finalmente, no Arciprestado de Santiago do Cacém o padre Diogo Perpétuo foi nomeado pároco de Alvalade-Sado, Ermidas, São Domingos e Vale de Água, enquanto o padre Francisco de Sales Teixeira será o novo vigário paroquial de Santiago do Cacém, Abela e São Bartolomeu da Serra. Ao diácono Francisco Molho caberá, após ordenação presbiteral, as paróquias de Melides e Carvalhal e os cargos de vigário paroquial de Grândola, Azinheira de Barros, Santa Margarida da Serra e assistente diocesano do CNE-Escutismo Católico Português, além de capelão do Estabelecimento Prisional do Pinheiro da Cruz.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 30/11/2020
Caso de Covid-19 na
EB 2,3/ S de Ourique
Um funcionário da Escola Básica (EB) 2,3/Secundária de Ourique testou positivo ao novo coronavírus da Covid-19, revelou neste sábado, 28 de Novembro, a Câmara Municipal local.
07h00 - segunda, 30/11/2020
Dia das Cidades
Educadoras em Odemira
Partilhar as aprendizagens geradas ao longo destes 30 anos "de experiência e colaboração no território odemirense" é o desafio lançado pela Câmara de Odemira no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, que se assinala nesta segunda-feira, 30 de Novembro.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Saúde: PS Baixo Alentejo alerta Governo para carências na região
O presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS considera que a região "continua a sofrer de uma carência ao nível dos serviços de saúde", tendo transmitido isso mesmo aos secretários de Estado da Defesa e da Saúde, Jorge Seguro Sanches e António Lacerda Sales, respectivamente, durante a visita que os dois governantes realizaram esta sexta-feira, 27, a Beja.
07h00 - sábado, 28/11/2020
Câmara de Castro Verde
com empréstimo aprovado
A Assembleia Municipal de Castro Verde aprovou nesta sexta-feira, 27, por maioria, a contratação por parte da Câmara Municipal de um empréstimo bancário, no valor de 600 mil euros, para fazer obras no concelho.
19h15 - sexta, 27/11/2020
Governo vai reforçar
verbas a transferir para
os bombeiros em 2021
O ministro da Administração Interna assinalou esta sexta-feira, 27, em Ourique, que as corporações de bombeiros vão ter em 2021 um reforço das transferências na ordem dos 3,6 milhões de euros, apesar de o próximo ano ser "particularmente difícil no quadro orçamental".

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial